sexta-feira, 7 de outubro de 2005

Para os mais novos...


Musical
A FLAUTA (QUASE) MÁGICA
Companhia de Música Teatral
Música e Direcção Artística: Paulo Maria Rodrigues
Encenação: José Geraldo
Multimédia Interactiva: Luís Girão
Animação Visual: João Raposo
Espaço Cénico e Figurinos: Pedro Andrade
Som: Nuno Oliveira
Desenho de Luz: Manuel Alão
Intérpretes: Ana Paula Almeida, Isabel Nogueira, Jorge Leal, Nuno Dias e Paulo Neto
14 Outubro sexta 21.30
15 Outubro sábado 16.00
16 Outubro domingo 11.00
Grande auditório
Entrada: 5 euros (preço único)
www.musicateatral.com

Criado a pensar nas crianças, estreia na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, no dia 14 de Outubro, o musical “A Flauta (Quase) Mágica”, uma reinterpretação de “A Flauta Mágica” de Mozart, pela Companhia de Música Teatral.

Partindo da ideia e do material musical original, pretende-se fazer uma reescrita da peça, mantendo algum referencial de partida, mas usando sobretudo ideias originais, musicais e dramáticas. No centro está a figura de DJ Moz, um músico verdadeiramente transdisciplinar e actual que se socorre dos vários talentos de uma equipa criativa, e também do público, para criar algo que está algures entre uma peça de música, de teatro e de arte digital.

Pensado para todas as idades, o humor e a caricatura são elementos chave, bem como a conjugação de várias linguagens musicais, artísticas e uma forte componente tecnológica. No primeiro dia, sexta-feira, o espectáculo tem início às 21h30; no segundo dia, 15 de Outubro, sábado, às 16h00; e no último dia, 16 de Outubro, domingo, às 11h00.

A Companhia de Música Teatral (CMT), autora do espectáculo, procura dinamizar a produção de iniciativas de carácter interdisciplinar, privilegiando a música como ponto de partida para a interacção entre várias técnicas e possibilidades de comunicação artística. Desde a sua fundação, a CMT tem criado e apresentado espectáculos em Portugal e Espanha. As suas criações incluem os espectáculos As Cidades e a Serra, Uma Prenda para Eugénio de Andrade (em co-produção com o Coro de Câmara de Lisboa), O Gato das Notas, BebéBabá, Andakibébé, Nós e Vozes e as instalações interactivas BébéCúcú e Tribunal da Ralação (em co-produção com a Artshare).

A CMT tem desenvolvido um trabalho pioneiro de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação para o público de ideias recentes sobre a importância da experiência musical nas idades mais precoces. Prosseguindo fins educativos e de divulgação, a CMT tem promovido a difusão das obras apresentadas a público através da edição em vários suportes, tendo editado já o vídeo O Gato das Notas e, em parceria com a editora Campo das Letras, as obras Andakibebé (livro e CD) e BebéBabá - da musicalidade dos afectos à musica com bebés (livro e vídeo; publicado também nos EUA).

1 comentário:

Anónimo disse...

É de lamentar que, para além de raras estas iniciativas sejam tão pouco e tardiamente divulgadas. Espero que num proximo espectáculo consiga ter conhecimento atempada para pode assistir. Continuem por favor.