quarta-feira, 17 de julho de 2013

SANDY KILPATRICK no PARQUE DA DEVESA de VILA NOVA DE FAMALICÃO

SANDY KILPATRICK | PARQUE DA DEVESA | 2 AGOSTO 2013
Entrada Livre
Sandy Kilpatrick é um cantautor Escocês de alma-cheia atualmente radicado em Vila Nova de Famalicão - Portugal.
Mais recente álbum, “Redemption Road”, recebeu muitos elogios a nível internacional, destaque para os locutores da BBC Radio, Mark Radcliffe e Guy Garvey, e a nível nacional, nas palavras de Vítor Belanciano, jornalista do Público:

“…capaz de enlevar sem medo de transcendência... Redemption Road é um álbum com um brilho singular.”
No último concerto em Famalicão, na Casa das Artes, Sandy Kilpatrick tocou para uma casa cheia, dando depois início a uma tournée de concertos a solo.

Passou por Inglaterra, Letónia (na belíssima Catedral da capital Riga) e Escócia. Em Portugal, passou pelos sítios mais emblemáticos do país, como o CCVF em Guimarães, Hard Club, Plano B e Passos Manuel, no Porto, Salão Brazil em Coimbra, Mosteiro de Tibães e GNRation em Braga.

“Descobri nas minhas viagens durante o ano passado que o sentido de família, amizade e casa é muito importante. Sinto-me um privilegiado por vários sítios fazerem já parte do meu coração e serem a minha casa, e Famalicão é um deles. Sinto uma grande honra por ter a oportunidade de tocar em Famalicão no belíssimo Parque da Devesa.” Sandy Kilpatrick

E assim, tudo acaba como começou. Numa união de pureza entre o autor e a natureza, Redemption Road, celebra o final desta estrada no Parque da Devesa, um espaço que colide na perfeição com os valores musicais de Sandy Kilpatrick.

O GRANDE CORTEJO Teatro no Parque da Devesa - ESTREIA ABSOLUTA

O GRANDE CORTEJO
Jangada teatro
26 e 27 de Julho | 22:00 horas ESTREIA ABSOLUTA
Anfiteatro ao ar livre do Parque da Devesa (V.N. Famalicão)
Duração. aprox. 90 min
Classificação. M/12
Entrada livre  
Existe na realidade Portuguesa um importante número de Festas e Romarias, tradições de forte cariz popular, que sempre foram uma inspiração para a conceção da obra teatral. Leiam-se os autos do maior dramaturgo português de todos os tempos, Gil Vicente, ou por exemplo, o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, obra maior da dramaturgia brasileira. A festa que nos interessa é uma das maiores e imponentes festas do concelho de Lousada, é a Festa de Nossa Senhora Aparecida.
Durante décadas existiu nessa festa um acontecimento que tinha algo de profano, (mas respeitado por toda a gente como se fosse sagrado) era chamado O Cortejo dos Amortalhados - popularmente conhecido pela Procissão dos Caixões.
A Procissão dos Caixões, genericamente, consistia no pagamento de promessas. Por ter sido salvo de uma maleita ou passado num exame, por exemplo, e por interceção da Senhora Aparecida, o crente cumpria a promessa ou designava alguém para ir em seu lugar. Assim, o penitente era transportado dentro de um caixão mais de 400 metros, em procissão, num confronto litigioso entre o sagrado e o profano. Eram carregados por familiares homens, mulheres e até crianças, de rosto tapado por um pano de linho. E no fim do cortejo a vida acabava sempre por dominar o simulacro da morte.
A estrutura do espectáculo assenta na revisitação deste acontecimento que durante
anos existiu com o beneplácito da Igreja, a mesma Igreja que nos anos 90 o erradicou.
A viagem que pretendemos fazer passa pela teatralização deste evento, mas sem juízo de valor. Isto é, não cabe aos autores uma tomada de posição, dizer o que é certo ou errado, mas sim proporcionar ao espectador que o faça livremente.
O espectáculo procurará reinventar um pouco a viagem à tradição e às raízes da romaria de cultura popular. O texto e a encenação darão a devida dignidade que a cerimónia merece. Será um espectáculo popular sem ser popularucho, uma combinação de riso e choro, pondo em evidência a celebração da vida e a nossa eterna angústia da morte.

Luís Ângelo Fernandes

Fernando Moreira



FICHA TÉCNICA

Texto
Luís Ângelo Fernandes
Fernando Moreira

Encenação
Fernando Moreira

Cenografia e Figurinos
Sandra Neves

Composição Musical
Ricardo Fráguas

Direção Musical
Ricardo Fráguas
Rui Reis

Músicos
Bando das Gaitas

Desenho de Luz
Nuno Tomás

Atores do elenco fixo da Jangada teatro
Cláudia Berkeley
Luiz Oliveira
Patrícia Ferreira
Vítor Fernandes
Xico Alves

Atores convidados

António Leite
Carla Campos
Magda Magalhães
Paulo Jorge
Susana Morais

Alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo de Felgueiras
Alunos da USALOU – Universidade Sénior de Lousada
Atores do grupo de Teatro Amador EmCena 
Rancho Folclórico Senhora Aparecida