quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CLOSE-UP - Observatório de Cinema 2.º episódio, de 14 a 21 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão | Noite de enceramento - REINALDO FERREIRA – Três curtas-metragens -Filme-concerto pelos DEAD COMBO (uma encomenda do CLOSE-UP)


 noite de ENCERRAMENTO
(21h30, GA) - REINALDO FERREIRA – Três curtas-metragens (70 min, M/12)
Filme-concerto pelos DEAD COMBO (uma encomenda do CLOSE-UP)
Reinaldo Ferreira Imaginou entrevistas com Mata-Hari e Conan Doyle, enviou reportagens da “Rússia dos sovietes” sem nunca lá ter posto os pés, criou um dos primeiros detectives de gabinete da literatura policial, deu forma a uma galeria interminável de heróis de folhetim, fundou jornais, realizou filmes, previu, ao jeito de Júlio Verne, como seriam Lisboa e o Porto no ano 2000. Reinaldo Ferreira. R de realidade e F de ficção. Os 38 anos da sua breve passagem pelo mundo foram vividos à beira do delírio, com a morfina a ajudar. Um tipógrafo distraído inventou a alcunha que o iria consagrar: Repórter X.

(1) Rita ou Rio (1927, 41min); (2) Vigário Sport Club (1927, 9min); (3) Hipnotismo ao Domicílio (1927, 18min)

A música dos Dead Combo é indissociável dos espaços (físicos, mitológicos) que a geraram. Sem letras nem palavras, o duo de Tó Trips e Pedro Gonçalves canta com uma clareza desarmante o Tejo e Lisboa, Portugal e o Mediterrâneo, uma África idealizada e a vastidão da América, imaginada em Itália nos westerns de Morricone, majestosamente filmada por Wim Wenders e tocada por Ry Cooder. Para cantarem estes retratos, repita-se, não precisam de uma voz. Precisam apenas de uma guitarra e um contrabaixo que, informados por uma certa vivência do rock'n'roll, conjuram anos e anos de música e atravessam continentes, reunindo o fado e os blues na mesma canção. Neste filme-concerto serão acompanhados por músicos convidados.

Bilheteira Filme-concerto
Geral: 6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros

Sem comentários: