segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Festival de Teatro “ Fura Portas”



A CASA das ARTES de V.N. Famalicão estabelece com o Teatro Construção uma parceria para realizar duas das peças de Teatro do seu Festival, que são:


NOVECENTOS - O PIANISTA DO OCEANO
Peripécia Teatro
9 de Novembro, sexta-feira, 21h30, Grande Auditório
Entrada: 5 euros
M/12
Duração 90 m

Novecentos é o nome do pianista excepcional que nunca desceu do Virginian – o paquete que recorria nos princípios do século XX as rotas de emigrantes e milionários entre a Europa e a América.
Rezava a lenda que a bordo do Virgínian havia um tipo que com o piano fazia o que queria; que tocava uma música estranha, que do piano fazia sair notas que não eram normais, que só ele era capaz de arrancar; parecia que tinha quatro mãos, tal era a sua técnica; quando lhe apetecia tocava Jazz, e quando não, tocava uma coisa que era como dez “jazzes” juntos! Do seu piano saíam todas as músicas da terra. Era de ficar pasmado.
Em “Novecentos” cabe o humor e a poesia envolvidos pela música ao vivo, onde dois clarinetistas interpretam temas de estilos que vão desde do ragtime ao klezmer, passando pela tradição musical celta, e ainda temas originais.
Cada actor interpreta vários personagens, e ao longo da peça assume a espontaneidade dos contadores de histórias, à mistura com a ironia dos entertainers e o humor inocente dos clowns.
Através de um texto escrito numa linguagem simples mas tocante, são abordadas questões como a amizade, a beleza e o poder da imaginação, reflectindo-se sobre o nosso mundo desde uma perspectiva muito própria e surpreendente.

Ficha artística
Baseado no Texto Novecentos de Alessandro Baricco
Criação, Adaptação e Dramaturgia: Peripécia Teatro e José Carlos Garcia.
Interpretação: Ángel Fragua, Sérgio Agostinho, Luis Filipe Santos e Tiago Abrantes.
Iluminação: Paulo Neto
Figurinos: Noelia Domínguez e Peripécia Teatro.
Desenho Gráfico, Cenografia e Adereços: Zétavares.
Direcção: Noelia Domínguez


Desahucio
Zanguango Teatro (Companhia Espanhola)
10 Sábado, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 5 euros
M/12
Duração 90 m

Duas artistas de revista são expulsas da pensão onde (sobre) vivem por um polícia nada satisfeito com os trabalhos que tem em mãos. Depois de um encontro com um vagabundo, ambas descobrem que a rua pode ser um bom palco para o seu regresso ao mundo da canção. Todos juntos, o polícia incluído, acabam improvisando um cabaret dos anos 20. Uma divertida história que se desenrola ao estilo do cinema mudo e que termina com música ao vivo.

Ficha Artística:Ideia Original: Miguel MuñozInterpretes/Cantantes: Raúl Camino, Estela Cedrún, Begoña Martín y Jorge ArchePianista: Estela CedrúnVestuário: BailongaDirecção Musical: Chema CorboColaboradores: Canto: Helen Chadwick, Begoña Alejo, Coreografías: Cristina QuijeraDirecção: Miguel Muñoz.

Sem comentários: