segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT de R.W. Fassbinder

Teatro
28 de Janeiro| Sábado | 21h30| Grande Auditório
Entrada: 12 euros
M/12
Duração: 80 m
No ano em que se assinalam os 40 anos da sua estreia em Darmstadt, a escolha desta peça acontece pela vontade em retirá-la dos anos setenta, onde foi fixada pelo cinema, e revê-la, quarenta anos depois, numa sociedade talvez igual ou talvez diferente. É essa a primeira motivação, testar, ainda sem uma certeza final, as mudanças, e sobretudo testar a profundidade dessas mesmas mudanças. Para o encenador/ realizador António Ferreira, (autor dos premiados filmes Esquece Tudo o que te Disse e Respirar Debaixo d’ Água), As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant é “uma história de amor, de masoquismo, de relações claustrofóbicas, de desespero, sempre no feminino. A história de uma mulher que está a aprender a amar…”.
O espectáculo constitui a primeira incursão de António Ferreira no território da encenação de teatro sendo nuclear o estímulo que o enorme potencial cinematográfico do texto lhe propõe. De destacar ainda a presença na equipa artística de José António Tenente, como o figurinista a quem cabe a recriação do sofisticado e complexo universo da criação de moda que envolve Petra Von Kant.
Com um elenco de excepção, este projecto reforça a colaboração de Custódia Gallego, sua protagonista e actriz de uma versatilidade rara, com o Teatro do Bolhão depois de Vulcão, de Abel Neves, e Ronda Nocturna, de Lars Norén.
Encenação António Ferreira
Figurinos José António Tenente
Cenografia Luisa Bebiano
Desenho de Luz José Carlos Gomes
Sonoplastia Baltazar Gallego
Elenco Custódia Gallego, Diana Costa e Silva, Inês Castel-Branco, Isabel Ruth, Ana Padrão e Cláudia Carvalho.
produção Alice Prata

Co-produção: Teatro Nacional D. Maria II + ACE/ Teatro do Bolhão



Sem comentários: