quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Festival Soul de Inverno - 22 e 23 de Novembro | Casa das Artes de Famalicão

 


Tangentes - Borealis Ensemble | Teatro Narciso Ferreira

 
Tangentes

Borealis Ensemble

 30 outubro, quarta-feira . 10:30

sessão para escolas

música

M/6 . duração 50'- Mediação: Entrada livre sujeita à inscrição prévia

 Ficha Artística

Borealis Ensemble:

António Carrilho, flautas de bisel

Helena Marinho, pianoforte

Hugo Vasco Reis, guitarra portuguesa

Apoio: Direção Geral das Artes, Inet-MD e Universidade de Aveiro

 Que resultaria de um diálogo entre instrumentos musicais que nunca se encontraram? O Borealis Ensemble (António Carrilho, Helena Marinho e Hugo Vasco Reis) sugere precisamente a exploração de três instrumentos – a flauta de bisel, o pianoforte e a guitarra portuguesa – que, tendo pertencido a contextos geográficos e históricos totalmente distintos, não desenvolveram repertórios ou práticas em comum. Através da apresentação comentada de obras para estes instrumentos e dos seus contextos específicos, os músicos do Borealis Ensemble orientarão uma sessão em que serão descritas de forma lúdica as características destes instrumentos e novas possibilidades de os combinar em concerto, com o apoio da interpretação de arranjos de obras de António Silva Leite e Carlos Seixas, assim como pela estreia de uma obra para os três instrumentos, composta especialmente por Hugo Vasco Reis para este projeto.

 

O Borealis Ensemble foi fundado pelo flautista António Carrilho e pela pianista Helena Marinho em 2015, e tem dedicado a sua atividade à divulgação de música para instrumentos musicais históricos e modernos, com enfoque particular na criação contemporânea e na encomenda de obras a compositores portugueses. Sendo um grupo de câmara de formação variável, o repertório que tem apresentado abrange diversas combinações instrumentais e inclui obras desde o período barroco até aos nossos dias. Para além de ter realizado apresentações em salas e festivais de renome, o Borealis Ensemble também já gravou dois CDs, incluindo obras em estreia que lhe foram dedicadas. Vários dos seus projetos foram distinguidos em concursos da Direção-Geral das Artes e GEPAC. Neste projeto, que conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, Universidade de Aveiro e Inet-MD, junta-se ao ensemble o compositor e intérprete de guitarra portuguesa Hugo Vasco Reis.

PAUS | Teatro Narciso Ferreira

 


Paus

 26 outubro, sábado . 21:30

público em geral

música rock

M/6 . duração 60' - Público Geral: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 Euros.

 Ficha Artística

Quim Albergaria: Voz e Bateria

Hélio Morais: Voz e Bateria

Makoto Yagyu: Voz e Baixo

Fábio Jevelim: Voz e Sintetizadores

Ângelo Lourenço: Técnico de som

Controlo é uma ilusão. O quarteto da “bateria siamesa, do teclado que te faz sentir cenas e do baixo maior que a tua mãe” tem um som tão complicado como desnecessário de classificar, a constante que se mantém ao longo do caminho é a vontade de procura. Em 2023 Hélio Morais, Fábio Jevelim, Makoto Yagyu e Quim Albergaria não são os mesmos PAUS, mas mantêm prazer na pergunta e no que há de mais volátil nas respostas que a música lhes devolve. “Bora ser mais, ser outra coisa. Um som que não dê para circunscrever nem controlar. Bora a sítios onde nunca estivemos.” A música que fizeram vibra em frequência onde os PAUS não tinham chegado ainda, há uma liberdade que só podia vir da decisão de abrir mão de controlo e deixar os limites estabelecidos caírem. O mais recente disco da banda chama-se “PAUS e o CAOS” e será apresentado em formato quarteto no dia 26 de outubro no Teatro Narciso Ferreira.

Teatro Narciso Ferreira - OUTUBRO 2024