quinta-feira, 11 de outubro de 2012

“SENTI UM VAZIO…” de Lucy Kirkwood - Por motivos alheios à nossa vontade, este espectáculo foi cancelado. Pedimos desculpa por algum incómodo causado.

SENTI UM VAZIO… de Lucy Kirkwood
CASA DA ESQUINA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Teatro
15 e 16 de Novembro| Quinta 14h30 | Sexta 10h00| Grande Auditório
Entrada: livre à lotação da sala
M/16
Duração: 70 m
www.casadaesquina.pt
Sinopse
A história de Dijana é só mais uma entre as muitas que se repetem todos os dias por todo o mundo. Esta é a vida de uma rapariga vítima de tráfico humano numa viagem de um triste conto de fadas desde o seu apartamento – o seu quarto de trabalho – para a sua cela na prisão. Dijana é uma bonita jovem de Leste que vem para Portugal à procura de uma vida melhor e é imediatamente vendida pelo seu primo Goran ao sinistro Vlad, o qual se torna seu namorado e logo depois o seu chulo. “Eu sei exactamente quanto é que eu valho”, diz Dijana, “Eu valho mil euros que foi o que o Vlad pagou por mim. Mais ou menos dois I-Phones e meio”. Enquanto isso, faz as contas e espera poder um dia saldar a sua dívida e reaver o seu passaporte
 
NOTA SOBRE O ESPETÁCULO
Em 2012, retomamos o espetáculo Senti um Vazio de Lucy Kirkwood, que tinha sido apresentado anteriormente no espaço da Casa da Esquina (Coimbra). Esta digressão tem o apoio do OTSH (Observatório Tráfico Seres Humanos) e visa sensibilizar o público para o fenómeno do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, de forma a combater o alheamento da sociedade a esta temática.
O espetáculo surge da necessidade de debater quer a sociedade contemporânea quer as transações económicas, de escala local e global, que condicionam e sacrificam os valores humanos em prol do lucro selvagem.
Desta feita, é certo que este debate vai muito além da pura exploração do ser humano pelo seu semelhante, é também um debate de ideias sobre que tipo de sociedade queremos para o futuro. É um debate sobre como a crise nos serve de justificação para a falta de política cultural, educativa e para a exploração económica.  A estratégia da Casa da Esquina,  enquanto estrutura cultural num país em crise de valores sociais e culturais, foi e ainda é de sobrevivência, tal como Dijana, personagem principal da peça Senti um Vazio, resistindo a tudo para continuar a existir, apoiando-se nos seus sonhos para não desistir. É de sonhos que falamos nesta criação, os sonhados e os destruídos. Da esperança num futuro melhor que nunca chega. Das pessoas que todos os dias caem e se levantam. É um alerta e uma luta contra o estado a que isto chegou.

FICHA ARTÍSTICA (Digressão)
Texto: Lucy Kirkwood
Tradução: Jorge Louraço
Encenação e dramaturgia: Ricardo Correia
Espaço Cénico: Filipa Alves e Ricardo Coreia
Interpretação: Adiana  Silva e  Cláudia Carvalho
Direção técnica, Desenho de Luz e Vídeo: Alexandre Mestre
Desenho de som: Ricardo Correia
Responsável de Produção e Fotografia: Filipa Alves
Produção: Casa da Esquina
Apoio: OTSH

Sem comentários: