sexta-feira, 28 de junho de 2013

CINEMA PARAÍSO: CINEMA NO PARQUE DA DEVESA

Cinema Paraíso: Cinema no Parque da Devesa**
Quartas | 21h30

007 Skyfall _ 3 de Julho
Daniel Craig veste de novo a pele de James Bond na 23.ª aventura do maior franchise cinematográfico de todos os tempos. Em "Skyfall", a lealdade de Bond a M. é testada quando esta é assombrada pelo passado. Quando o MI6 é atacado, Bond tem de encontrar forma de descobrir e destruir a ameaça, a qualquer custo.
Produzido pelos estúdios MGM, Columbia Pictures e Sony Pictures Entertainment, tem realização de Sam Mendes e argumento de John Logan, Neal Purvis e Robert Wade.
A estreia internacional, a 23 de Outubro, coincide com o 50.º aniversário da série, que teve início em 1962, com "007 - Agente Secreto", de Terence Young. O elenco conta ainda com Judi Dench, Ralph Fiennes, Javier Bardem, Albert Finney e Helen McCrory.
Título original: Skyfall (EUA/Grã-Bretanha, 2012, 143 min.)
Realização: Sam Mendes
Interpretação: Daniel Craig, Helen McCrory, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Judi Dench
Classificação: M/12

Argo _ 10 de Julho
Irão, 4 de Novembro de 1979. Militares iranianos invadem a Embaixada dos EUA em Teerão, em retaliação ao apoio ao recém-deposto Xá. Antes dos militantes entrarem no edifício, o pessoal tenta destruir documentos comprometedores. Nesse dia, 52 pessoas são tomadas como reféns. Porém, no meio do caos que se instala, seis conseguem escapar, escondendo-se em casa de Ken Taylor (Victor Garber), o embaixador canadiano. Apesar da situação ser mantida em segredo pelo Governo americano - e cientes de que é apenas uma questão de tempo até todos serem capturados e mortos -, Tony Mendez (Ben Afleck), um especialista da CIA, desenvolve um plano surpreendente para os salvar: entrar no Irão como uma equipa de filmagens e retirar os diplomatas sãos e salvos.
Com argumento de Chris Terrio e realização de Ben Affleck ("Vista Pela Última Vez...", "A Cidade"), é baseado em factos verídicos, revelados no artigo "How the CIA Used a Fake Sci-Fi Flick to Rescue Americans from Tehran", publicado na revista Wire e escrito pelo jornalista Joshuah Bearman.
Título original: Argo (EUA, 2012, 120 min)
Realização: Ben Affleck
Interpretação: Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman
Classificação: M/12


Lincoln _ 17 de Julho
Abraham Lincoln nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, na cidade de Washington. Liderando uma nação instável durante o difícil período da Guerra Civil Americana, era um homem determinado e com ideias precisas sobre governação, algo que foi demonstrando desde a sua eleição, em 1860, até ao seu assassinato, em Abril de 1865.
Com realização de Steven Spielberg e com Daniel Day-Lewis como protagonista, esta é a adaptação cinematográfica da obra "Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln" escrita, em 2005, por Doris Kearns Goodwin. Contudo, em vez de retratar toda a vida de Abraham Lincoln, centra-se apenas nos últimos quatro meses da sua vida, com especial enfoque nos seus esforços para a aprovação, pela Câmara dos Representantes, da 13.ª Emenda à Constituição americana, que resultou numa das mais importantes transformações sociais dos EUA: a abolição da escravatura.
Com 12 nomeações, entre elas a de melhor filme, realizador, actor principal e secundário (Daniel Day-Lewis e Tommy Lee Jones, respectivamente), "Lincoln" é o favorito à corrida aos Óscares, cuja cerimónia decorrerá no próximo dia 24 de Fevereiro.
Título original: Lincoln (EUA/Índia, 2012, 150 min)
Realização: Steven Spielberg
Interpretação: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Tommy Lee Jones
Classificação: M/12
Mata-os Suavemente _ 24 de Julho
Jackie Cogan é um detective contratado pela máfia para investigar um assalto de milhões a um jogo de póquer que causou o colapso da economia criminal da cidade. Mas entre bandidos hesitantes, assassinos a soldo e aqueles que instigaram o golpe, vai ser difícil manter o controlo sobre a situação. Agora, ele terá de conhecer todos os ardis e, numa corrida contra o tempo, solucionar o mistério e, talvez, salvar a sua própria pele.
Inspirado na novela de George Vincent Higgins, com realização e argumento do neozelandês Andrew Dominik ("O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford"), um "thriller" de acção que conta com um elenco de luxo: Brad Pitt, James Gandolfini, Ray Liotta, Sam Shepard, Richard Jenkins, Ben Mendelsohn, entre outros.
Título original: Killing Them Softly (EUA, 2012, 97 min)
Realização: Andrew Dominik
Interpretação: Brad Pitt, Ray Liotta, Richard Jenkins, Sam Shepard
Classificação: M/12

Para Roma com Amor _ 31 de Julho
Roma, Itália. Quatro histórias distintas que nunca se chegam a cruzar. Numa delas, John (Alec Baldwin), um arquitecto americano de férias na Europa, conhece o jovem Jack (Jesse Eisenberg), um estudante de arquitectura que se vê envolvido num triângulo amoroso com a namorada (Greta Gerwig) e a melhor amiga desta (Ellen Page). Numa outra, um fracassado produtor de óperas (Woody Allen) viaja com a mulher para o casamento da filha (Alison Pill). Aí chegado, conhece Giancarlo (interpretado pelo famoso tenor Fabio Armiliato), o pai do noivo (Fabio Armiliato) e, ao ouvi-lo cantar no banho, fica estarrecido com a sua espantosa voz. Outra conta a situação caricata de um perfeito desconhecido (Roberto Benigni) que repentinamente e sem qualquer razão aparente, se torna numa celebridade nacional. E, por último, a história de um casal de província (Alessandro Tiberi e Alessandra Mastronardi) que chega à capital e se vê envolvido com uma bela prostituta (Penélope Cruz) e um conhecido actor de cinema.
Depois de Londres (com "Match Point"), Barcelona (Vicky Cristina Barcelona) e Paris ("Meia-Noite em Paris"), Woody Allen regressa com mais um olhar sobre a Europa, desta vez com Roma como pano de fundo.
Título original: To Rome with Love (EUA/Espanha/Itália, 2012, 112 min)
Realização: Woody Allen
Interpretação: Woody Allen, Penélope Cruz, Jesse Eisenberg, Roberto Benigni, Judy Davis, Ornella Muti, Alec Baldwin
Classificação: M/12

OZ: O GRANDE E PODEROSO _ 7 de Agosto
Oscar Diggs (James Franco) é um mágico fanfarrão e ambicioso que não olha a meios para atingir o seu maior objectivo: transformar-se numa personalidade no mundo da Magia. Certo dia, é misteriosamente transportado para a Terra de Oz. Convencido de que arranjou a fórmula perfeita para se tornar famoso, conhece Theodora, Evanora e Glinda ( Mila Kunis, Rachel Weisz e Michelle Williams), três bruxas que lhe contam como, durante séculos, as criaturas de Oz esperaram a chegada de um grande feiticeiro que os libertaria de uma terrível maldição. E é assim que, empurrado para uma situação inesperada, o mágico acaba por se tornar não apenas no Grande Feiticeiro de Oz que todos esperavam, mas também numa pessoa melhor.
Inspirado pela obra "Feiticeiro de Oz" de Lyman Frank Baum (1856-1919), hoje uma das mais famosas histórias da literatura mundial, um filme realizado por Sam Raimi ("Aberto até de Madrugada" ou a trilogia Homem-Aranha
Título original: Oz: The Great and Powerful (EUA, 2013, Cores, 130 min.)
Realização: Sam Raimi
Interpretação: James Franco, Michelle Williams, Rachel Weisz, Mila Kunis
Classificação: M/12
Contágio _ 14 de Agosto
De regresso de uma viagem de negócios a Hong Kong, Beth Emhoff morre subitamente do que parece ser uma gripe comum, deixando Mitch, o seu marido, completamente arrasado. Poucos dias depois, outros casos com os mesmos sintomas chegam aos hospitais do país, incluindo o seu filho pequeno, que acaba também por morrer. É o início de uma pandemia fatal. E, apesar de a comunidade científica estar focada em encontrar uma maneira de travar aquele vírus, o pânico instala-se. À medida que a população se debate com um vírus mortal sem precedentes, torna-se imperativo, não apenas encontrar a cura, como travar o medo, que se demonstra ainda mais perigoso do que a própria doença....
Um thriller de acção realizado por Steven Soderbergh, que se debruça sobre as hipotéticas consequências de uma epidemia a nível mundial na sociedade contemporânea, onde a mobilidade é praticamente total. O elenco conta com a presença de Laurence Fishburne, Marion Cotillard, Matt Damon, John Hawkes, Jude Law, Gwyneth Paltrow ou Kate Winslet, entre outros.
Título original: Contagion (EUA, 2011, 107 min)
Realização: Steven Soderbergh
Interpretação: Marion Cotillard, Matt Damon, Laurence Fishburne, Jude Law, Kate Winslet
Classificação: M/12
 Moonrise Kingdom _ 21 de Agosto
Tudo se passa no Verão de 1965, numa pequena ilha da costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward), ambos de 12 anos, sentem-se deslocados na comunidade onde vivem. Quando se conhecem, durante uma peça de teatro na qual Suzy actuava, apaixonam-se e passam a trocar arrebatadas cartas de amor. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir para um lugar desconhecido. O que não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) os perseguissem até ao fim do mundo.
Uma comédia dramática escrita e realizada por Wes Anderson ( "Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial ", "The Darjeeling Limited", "O Fantástico Senhor Raposo").
Título original: Moonrise Kingdom (EUA, 2012, Cores, 94 min)
Realização: Wes Anderson
Interpretação: Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis,Tilda Swinton, Bill Murray
Classificação: M/12
Sombras da Escuridão _ 28 de Agosto
Nos finais do séc. XVIII, Barnabas Collings era um jovem aristocrata rico e atraente que julgava ter o mundo aos seus pés. Sem respeito nem compaixão pelos sentimentos alheios, habituou-se a ter todas as mulheres que desejava. Até conhecer Angelique e desprezar o seu amor. É então que os poderes ocultos da rapariga se revelarão fatais. Ela, que não é mais do que uma poderosa feiticeira negra, transforma-o num vampiro e enterra-o vivo. Duzentos anos volvidos, ele é inesperadamente libertado do seu túmulo, acordando na decrépita mansão familiar, no espantoso mundo do séc. XX. Agora, vai conhecer a sua excêntrica linhagem e reaprender a lidar com o génio de Angelique que, ao regressar com ele, fez ressuscitar o seu amor obsessivo.
Realizado por Tim Burton e abrilhantado por Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Christopher Lee e Chloë Grace Moretz, o filme é uma adaptação da série homónima que, entre 1966 a 1971, foi transmitida pelo canal americano ABC e que contava as aventuras da família Collins.
Título original: Dark Shadows (EUA, 2012, 113 min)
Realização: Tim Burton
Interpretação: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Helena Bonham Carter, Christopher Lee
Classificação: M/12



**Coprodução Casa das Artes de V.N. Famalicãp e Cineclube de Joane 

1 comentário:

Fanzine Episódio Cultural disse...

Meu nome é Carlos Roberto de Souza, poeta e editor do Fanzine Episódio Cultural. Convido você a participar do meu novo (Grupo Academia Machadense de Letras). Publique gratuitamente seus poemas, contos, crônicas, música, saúde, livros, sugestões de filmes, Artes, Shows, teatro, cinema, dança, artesanato... Acesse o link abaixo:
https://www.facebook.com/groups/149884331847903/