sexta-feira, 8 de maio de 2015

Exposição de Escultura Francisco Goiana da Silva na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Exposição de Escultura Francisco Goiana da Silva
Inauguração dia 6 de junho às 19h00
6 a 30 de junho  , Foyer |Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Título Colecção: SÍSIFO
Sub-título Colecção:“De nenhum fruto queiras só metade”
Referência conceptual:
Coimbra, 27 de Dezembro de 1977
Sísifo
Recomeça...
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
 E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.
Miguel Torga
Nota introdutória:
Sísifo dá o mote à mais recente colecção de escultura do médico-escultor Francisco Goina-da-Silva. Recorrendo a técnicas e materiais diversos, o autor constrói um série de composições ricas, desconcertantes e que desacomódam o mais íntimo de cada um. O artista “desmonta” as caracteristicas várias do ser humano “Sísifo”,  remetendo o visitante á mitologia antiga e á obra literária do consagrado poeta transmontano Miguel Torga.
Biografia do artista
Silva nasce em Santo Tirso (1989), estuda no Instituto Nun’Alvres (Colégio Jesuíta), e conclui estudos em Medicina em Junho de 2013 na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Começa a experimentar técnicas de escultura aos 10 anos de idade, venecendo por 3 vezes a competição “Construções na Areia – Jornal de Notícias”. Aos 13 anos experimenta técnicas de pintura de arte sacra, contactando pela primeira vez com tecnicas de acabamento com Betume Judaico. Aos 15 anos faz as primeiras experiências de escultura por molde perdido de forma autodidacta, e inicia trabalhos com resinas e mármores, desenvolvendo a técnica de petrificação de biomateriais, igualmente por instrução própria.

Expõe trabalhos de pintura (exposição individual) no espaço EFE-ERRE-Á, e escultura (exposição individual) no Hotel Cidnay (Santo Tirso), Museu Nacional da História Natural (Lisboa), Palácio das Açafatas da Rainha (Lisboa). Tem obras em exibição permanente no Edifício do Municipio de Gross Umstadt (Alemanha), no Hotel Cidnay e nos jardins do Hospital de Santa Maria (Lisboa).

Sem comentários: