terça-feira, 29 de setembro de 2020

O Céu Por Cima de Cá - Estreia | Uma Coprodução da Companhia de Musica Teatral e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

O Céu Por Cima de Cá  - Estreia

Uma Coprodução da Companhia de Musica Teatral e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

1 -Espetáculo

19 de Setembro | Sábado | 17h00 |Grande Auditório

20 de Setembro | Domingo | 11h00 |Grande Auditório


Entrada: 4 euros. Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 2 Euros

Duração aproximada: 50 min

Toda a família.   

Conceção: Companhia de Música Teatral

Direção artística: Paulo Maria Rodrigues

Performers: Gustavo Paixão, Inês Silva, Jorge Graça, Mariana Miguel, Mariana Vences

Espaço cénico: Miguel Ferraz e Paulo Maria Rodrigues

Produção executiva: Céu Santos

Gestão de projeto: Helena Rodrigues

Co-produção: Casa das Artes e Companhia de Música Teatral

 

 

O Céu Por Cima de Cá é uma proposta artística da Companhia de Música Teatral (CMT) concebida para o Município de Vila Nova de Famalicão e pensada de forma a criar uma articulação com a iniciativa Cidade Orizuro, recentemente lançada pelo município. Uma cidade imaginária onde todos têm voz e podem expressar os seus desejos. Onde todos estão ligados, mesmo na distância. Onde os pássaros crescem na ponta dos dedos.

Um primeiro vislumbre decorre em Julho: em cinco espaços públicos da cidade será possível avistar alguns dos pássaros imaginários com que se estabelece um primeiro diálogo com o espaço, o quotidiano, as pessoas, os sonhos e desejos. E esses "primeiros pássaros" congregarão outros à sua volta. Todos os que a imaginação e as mãos fizerem voar.

Como nascem, como voam, como cantam, como pintam o céu, como deixam o embalo das mãos para encher os corações, atravessando os territórios da poesia, da música, da imagem e do movimento sem parar nas fronteiras? Esse é o mistério que se desvendará no palco da Casa das Artes ou em casa, uma vez que a performance, interativa, ocorrerá também através da plataforma Zoom. Em setembro.

 

 

2 – Oficina

Para estudantes e professores do Ensino Secundário, conforme as condições indicadas abaixo.

Bastidores da criação “O Céu por cima de Cá” - Laboratório Zoom
Destinatários: Para estudantes e professores do Ensino Secundário 
Lotação: 20 participantes
Quando: Dias 14, 15, 16, 17, 18 de Setembro; Horário: 17h30-19h30. 
Como: Via Plataforma Zoom
Inscrições: Inscrições até 10 de Setembro para o endereço de e-mail: casadasartes@famalicao.pt

 

Descrição:  Os participantes são convidados a conhecer os bastidores da criação “O Céu por cima de Cá”, a estrear na Casa das Artes. Esta obra segue a natureza artística do trabalho da CMT  - explorando múltiplas linguagens artísticas a partir de uma forte raiz musical - e a constatação da necessidade de reinventar a utilização da plataforma Zoom, uma das plataformas mais utilizadas nos últimos meses, com tudo o que isso significa de positivo e negativo. Efetivamente, este é um recurso acessível, amplamente divulgado, funcional, mas que rapidamente "tomou conta da vida" das pessoas e as "saturou". A razão para estes aspetos negativos tem, sobretudo, a ver com facto de se ter convergido para um uso padronizado da plataforma, onde há́ pouco espaço para a partilha e criatividade. Neste laboratório, os artistas-educadores da CMT guiam a exploração de formas de "reaproximar" as pessoas, baseando o seu trabalho em experiencias feitas ao longo dos últimos meses que demonstram que isso é possível mas requer experimentação e partilha. Este Laboratório promove o pensamento criativo e a aquisição de ferramentas relacionadas com o uso da plataforma zoom, mostrando “por dentro” que a imaginação não tem limites.

Objetivos: 
- Vivenciar experiências de aprendizagem artística multidisciplinar alicerçada na música.
- Explorar novas formas de potenciar a comunicação entre pessoas, através de videoconferência, tendo como base a criação coletiva.
- Ter acesso a experiências de aprendizagem centradas em processos de partilha, interação e criatividade, usando a plataforma Zoom. 
- Conhecer “por dentro" aspetos relacionados com a criação e a montagem de um espetáculo.
- Observar performances por um conjunto de artistas da CMT, adquirindo novos vocabulários expressivos.

 

 

Céu Por Cima de Cá, an artistic proposal by the Companhia de Música Teatral designed to create an articulation with the Cidade Orizuro.

Sem comentários: