terça-feira, 17 de novembro de 2020

PRóSPERO _ a partir de A Tempestade de William Shakespeare | Estreia na Casa das Artes de Famalicão

PRóSPERO  _ estreia
a partir de A Tempestade de William Shakespeare

Criação Ensemble - Sociedade de Actores, Coprodução Ensemble/Casa das Artes de Famalicão

26, 27 e 28 de Novembro | 5.ª feira, 6.ª feira 20h45 e Sábado, às 11h00 da manhã | Grande Auditório

Teatro

Entrada: 6 euros. Estudante, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 3 Euros

M/12

Duração: 60 min

 A partir de A TEMPESTADE de Shakespeare, Pedro Galiza e Jorge Pinto criam um solo. Antes de mais, a ideia de um solo. Não de um monólogo, mas sim de um solo. A ideia de um só actor que se enfrenta a um público recorrendo, quase exclusivamente, a si próprio, ao seu corpo e à sua voz, ferramentas primeiras no exercício de significação teatral que é posto em movimento, ferramentas que, para lá do texto, operam continuamente sobre o espectador. Taumaturgo, a este único actor está reservado um poder imenso: a sua perspectiva é a única pela qual se medeia a comunicação com o público, fazendo dele o solitário senhor do espaço, do tempo e da acção, barro que molda conforme as suas necessidades performáticas. A Tempestade encerra, nas entrelinhas dos seus versos, uma despedida simbólica, uma última vénia e, deslaçando o texto, deixa que se desenhe a figura de Próspero como reflexo do próprio autor, personagem feita homem feita metáfora, um vulto que se solta na página e no palco em processo, talvez, de extrospecção, coroando-se em cena, por meio de uma biografia ficcionada, uma vida que se avalia digna de celebração. Minimalismo como tendência e a metáfora como arma cénica de eleição, recusando-se ilustrações de toda a ordem.

Uma estrutura cenográfica com uma monumental presença, inspirada num dos “Jardins de Acrílico” do pintor e escultor José Rodrigues, um espaço que confina, que desenha um território claro, uma interpretação algo claustrofóbica da ilha perdida de Próspero, mas, ainda assim, um espaço que, ao encarcerar a personagem, liberta o actor.

Com estreia marcada para Novembro na Casa das Artes de Famalicão, nosso coprodutor, o espectáculo seguirá para Bragança onde fechará 2020 no seu Teatro Municipal.

Em 2021, será apresentado no Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Viriato e Teatro Sá de Miranda.

 

Texto: a partir de A Tempestade de William Shakespeare
Tradução, dramaturgia e encenação – Pedro Galiza
Interpretação – Jorge Pinto
Desenho de luz - José Álvaro Correia
Música - Ricardo Pinto
Figurinos - Cátia Barros
Criação Ensemble - Sociedade de Actores
Coprodução Ensemble/Casa das Artes de Famalicão

Shakespeare’s Prospero by Ensemble - Sociedade de Actores

Sem comentários: