quinta-feira, 27 de maio de 2021

Concerto Piano e Orquestra (Luís Miguel Magalhães - Piano, Fernando Marinho - Maestro, ORQUESTRA DO NORTE) | CAsa das Artes de Famalicão - 20 anos.



concerto Piano e orquestra 

Luís Miguel Magalhães | Piano

 Fernando Marinho | Maestro 

ORQUESTRA DO NORTE

Programa


- A Consagração da Casa, Op. 124 - L. van Beethoven 
(Abertura)
- Concerto para Piano (No. 6) em Ré Maior, Op. 61a - L. van Beethoven I - Allegro ma non troppo II - Larghetto III - Rondo: Allegro

4 de junho | sexta | 20h30| Grande Auditório

Entrada: 5 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 2,5 Euros

M/3

Duração: 60 m

Luís Magalhães - Piano

Desenvolveu uma carreira internacional como pianista, a solo, ou como músico de câmara, em recitais em diversos países da Europa, América Latina, China, Japão e em numerosas ocasiões nos EUA e em África do Sul. Luís Magalhães foi aluno do maestro Vladimir Viardo na Universidade do Texas. Desde então, ele tem ensinado alunos que conquistaram importantes prémios e participações em competições nacionais e internacionais. Obteve o Doutorado em Música (Piano) pela Universidade da Cidade do Cabo em 2011, e continuou o seu percurso universitário associado ao percurso artístico, com a nomeação para o cargo de Professor Associado na Universidade de Stellenbosch. Também ministrou extensas masterclass, incluindo aulas na lendária Juilliard School de Nova York e em várias universidades na Europa, Ásia e Estados Unidos. Como pianista e educador experiente, também fez parte do júri de muitos concursos, incluindo o prestigioso Concurso Internacional de Piano para Jovens Músicos Tchaikovsky

Fernando Marinho – Maestro

Dirigiu a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Câmara de Sintra, Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, Portuguese Brass, Banda Sinfónica Portuguesa, Remix Ensemble, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Banda de Música de Pontevedra, Artística de Merza, Municipal de Silleda e Orquestra de Câmara Ibérica (Espanha) e Muzikkorps der Bundeswehr (Alemanha).

Desde outubro de 2018 é Diretor Artístico da Orquestra do Norte.

Orquestra do Norte

A Orquestra do Norte (ON) concretiza, desde 1992, o projecto de descentralização da cultura musical, apresentado pela Associação Norte Cultural, vencedora do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado Português nesse mesmo ano. Os espectáculos da ON incluem concertos sinfónicos, didáctico-pedagógicos, ópera, música de bailado e de câmara. Para além da música erudita, tem abarcado outros géneros musicais, como é o caso do Jazz e música ligeira.

A programação da Orquestra do Norte abriu-se a um repertório mais amplo e variado no qual, juntamente com as partituras básicas do repertório sinfónico ocidental, abundam primeiras audições, tanto de música de recente criação, como partituras recuperadas do passado histórico-musical.

A concert for piano and orchestra, with Beethoven's works, by pianist Luis Magalhaes and the Orquestra do Norte

Sem comentários: