quarta-feira, 1 de março de 2023

Cinema - CLOSE-UP – Episódio 7.2 | Casa das Artes de Famalicão

 CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão

Episódio 7.2 – 4,  8 e 14 de Março

Na segunda réplica do sétimo episódio (mais em www.closeup.pt), voltarmos a juntar a Cidade Cinema, com propostas para escolas e para o público geral:

(1) As animações Coração de Fogo e A Canção do Mar, e a ascensão e queda escrita nas redes sociais no Arthur Rambo de Laurent Cantet, são as propostas para o público escolar;

(2) Voltamos às Histórias do Cinema deste episódio, ao moderno Antonioni e ao profano Pasolini, para uma tarde de sábado com dois filmes de 1964, com comentários de Elisabete Marques, poeta e investigadora.

 

4.Mar – 15h00 (PA) – O DESERTO VERMELHO de Michelangelo Antonioni

Psicologicamente abatida e insatisfeita, Giuliana envolve-se com Corrado, colega do seu marido, que dirige uma fábrica. Mas não consegue apaziguar a sua inquietação. O primeiro filme a cores de Antonioni marca também a sua passagem dos dramas sociais subjectivos para a representação do mundo através dos olhos da protagonista, interpretada por Monica Vitti. “É muito simplista, como alguns o fizeram, dizer que acuso este mundo industrializado, inumano, onde os indivíduos são esmagados até à nevrose. Pelo contrário, a minha intenção foi traduzir a beleza deste mundo onde mesmo as fábricas podem ser muito belas.” (Michelangelo Antonioni)

Título original: Il Deserto Roso (Itália, 1964, 115 min.)
Realização: Michelangelo Antonioni
Interpretação: Monica Vitti, Richard Harris, Rita Renoir
Classificação: M/16

Red Desert is a 1964 film directed by Michelangelo Antonioni and starring Monica Vitti. The story follows a troubled woman (Vitti) living in an industrial region of Northern Italy following a recent automobile accident.

 

4.Mar – 17h30 (PA) – O EVANGELHO SEGUNDO S. MATEUS de Pier Paolo Pasolini

Drama bíblico inovadoramente naturalista e despojado, com a vida de Cristo recontada a partir do Evangelho segundo Mateus. As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência. Assim Jesus conseguiu uma legião de seguidores e inimigos, segundo o Evangelho de São Mateus. Nesta obra maior, o realizador italiano Pier Paolo Pasolini apresenta-nos um Cristo completamente distinto do estilo ‘épico’ com que o cinema o vinha caracterizando; um Cristo solar que se faz acompanhar da música de Bach, enquanto a Virgem é interpretada pela mãe do próprio autor.

Título original: Il Vangelo secondo Matteo (Itália, 1964, 130 min.)
Realização: Pier Paolo Pasolini
Interpretação: Enrique Irazoqui, Susanna Pasolini, Ferruccio Nuzzo
Classificação: M/12

The Gospel According to St. Matthew is a 1964 Italian film in the neorealist style, written and directed by Pier Paolo Pasolini.

 

8.Mar – (10h00, GA) – CORAÇÃO DE FOGO de Laurent Zeitoun, Theodore Anthony Lee Ty (para escolas, 1.º e 2.º ciclo)


Desde criança, Georgia Nolan tem apenas um sonho: tornar-se bombeiro, tal como o pai. Infelizmente, a atividade está vedada às mulheres na Nova Iorque de 1930. Mas, quando os bombeiros da cidade começam a desaparecer numa série de incêndios misteriosos nos teatros da Broadway, Georgia vê uma oportunidade de ouro. Disfarça-se de "Joe", e junta-se à equipa de bombeiros improvisados encarregados de deter o incendiário.

Título original: Fireheart (Canadá, 2022, 90 min)
Realização: Laurent Zeitoun, Theodore Anthony Lee Ty
Interpretação: Olivia Cooke, William Shatner, Laurie Holden, Kenneth Branagh
Classificação: M/6

Cinema screenings for schools: Fireheart is a 2022 animated film. The plot follows a 16-year-old who dreams to become the world's first female firefighter.

 

8.Mar – (14h30, GA) – ARTHUR RAMBO de Laurent Cantet (para escolas, 3.º ciclo e secundário)


A vida parece sorrir a Karim D (Rabah Nait Oufella), um jovem escritor tornado celebridade depois do êxito da sua última obra. Isto até alguém descobrir que, algum tempo antes, e sob o pseudónimo de Arthur Rambo, partilhara no Twitter uma série de conteúdos de teor anti-semita e homofóbico. De um momento para o outro, Karim vê-se ostracizado pelos seus amigos e odiado pela opinião pública, que o converte numa espécie de bode expiatório de todas as desgraças do mundo. Inspirado numa história verídica, um filme dramático sobre a efemeridade da fama e os perigos das redes sociais, com assinatura de Laurent Cantet (“Recursos Humanos”, “A Turma”)

Título original: Arthur Rambo (França, 2021, 85 min.)
Realização: Laurent Cantet
Interpretação: Rabah Nait Oufella, Sofian Khammes, Antoine Reinartz, Anaël Snoek
Classificação: M/12

Cinema screenings for schools: Arthur Rambo is a French a film freely inspired by the story of Mehdi Meklat.

 

 

14.Mar – (10h00, Teatro Narciso Ferreira) – A CANÇÃO DO MAR de Tomm Moore (para escolas, 1.º e 2.º ciclo)


Ben e Searsha vivem com o pai na parte superior de um farol numa pequena ilha. Para os proteger dos perigos do mar, a avó leva-os para a cidade. Ben descobre que a sua irmã mais nova é uma Selkie, uma fada do mar, cuja canção pode libertar seres mágicos do destino a que os condenou uma bruxa. Inspirado em vários mitos do folclore irlandês, "A Canção do Mar" conta com a realização de Tomm Moore que, com este filme, se viu nomeado pela segunda vez para o Óscar de Melhor Filme de Animação, depois de o ter sido com "The Secret of Kells" (2009), a sua estreia em cinema.

Título original: Song of the Sea (DIN/BEL/IRL/LUX/FRA, 2014, 90 min.)
Realização: Tomm Moore
Interpretação (vozes): Rui Mendes, Luisa Cruz, Custódia Gallego
Classificação: M/6

Cinema screenings for schools: Song of the Sea, an animated film, follows the story of a 10-year-old Irish boy named Ben who discovers that his mute sister Saoirse is a selkie who has to free faerie creatures from the Celtic goddess Macha.

 

Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Sem comentários: