sábado, 4 de março de 2006

Ainda hoje:


Teatro/Will Eno
THOM PAIN (BASEADO EM NADA)
LADY GREY (A UMA LUZ CADA VEZ MAIS BAIXA)

3 E 4 MARÇO sexta e sábado 21.30 grande auditório
Entrada: 5 euros
Tradução Jacinto Lucas Pires (“Thom Pain”) e Marcos Barbosa (“Lady Grey”)
Direcção e Encenação Marcos Barbosa
Dramaturgia Jacinto Lucas Pires
Com Catarina Requeijo e Marcos Barbosa
Cenografia, Figurinos e Grafismo Sara Amado
Desenho de Luz José Álvaro Correia
Co-produção .lilástico/Culturgest/Casa das Artes (Famalicão)

“Thom Pain” (“Baseado em Nada”) – é a construção – múltipla, rigorosíssima – de uma hesitação monumental. Absoluta quase, dir-se-ia. Um texto sobre o discurso e a exposição física, o medo e a narração, sobre os artifícios e os limites do teatro, e no fim da linha – por um certo inesperado avesso – sobre a própria alegria de estar vivo. Vivo em palco e vivo no público. Vivo ao vivo. Um texto que, na sua aparente leveza, fala dos mais sérios absurdos humanos, não se furtando a quase nada.

“Lady Grey” (“A Uma Luz Cada Vez Mais Baixa”) – o outro monólogo do espectáculo – é, também, o texto de um texto, digamos assim, palavras que se sabem palavras. Nele uma actriz tenta preencher o silêncio para, finalmente, eventualmente, conseguir agir. Num certo sentido, não se trata de uma história mas de uma pré-história. Quais as frases de chegar ao princípio? Will Eno, de quem já se disse ser descendente de Beckett e Albee, é dono de uma voz original e poderosa que faz das contradições forças e da banalidade iluminações.


Rock/MMP
FRANCY & FRIENDS (P)
4 MARÇO sábado 23.30 café-concerto
Entrada: 5 euros
Voz e Guitarra Francy
Guitarras Alex
Voz e Baixo Marco
Bateria e Percussão Tiago
Harmónicas Rui Puto
Em 1988, quando o belga Francy Grosjean conheceu os jovens músicos de Famalicão, não fazia ideia que passados 18 anos, desde a primeira reunião de amigos, estes continuariam a exercer com ele uma prática artística e musical, sempre com o mesmo espírito puro daquilo que se denomina por Rock’n Roll… e amizade. Apuradas as criações e recriações de músicas eternas do género, nas reuniões em sítios do underground famalicense, eles estão de volta para uma Portugal and Spain Tour. De frisar o desinteressado estado de espírito, nada comercial, com o qual os elementos se envolvem nas suas “performances”. Podemos afirmar mesmo como sendo ensaios ao vivo… Como destaca Francy, “o que interessa é a comunicação entre nós, assim como com o público… a sinergia acontece devido à forma como nos envolvemos sem preconceitos. Quando nos juntamos, nós e o público, a música surge em forma de puro estado de amor…”.
www.francyandfriends.blogspot.com

Sem comentários: