terça-feira, 20 de março de 2007

Ciclo de Música Erudita por Jovens Famalicenses


L.V. Beethoven - Concerto nº3 de em Dó Menor
Piano: Nuno Marques
Orquestra do Norte

1 de Abril, Domingo, 18h00, Grande Auditório.
Entrada: 2 EUROS
Produção: Casa das Artes V.N. Famalicão
Apoio: Câmara Municipal de V.N. Famalicão/ e Fundação Cupertino de Miranda
M/3
Duração 70 m


Nuno Miguel da Silva Marques nasceu em 1981 e iniciou aos 5 anos os seus estudos de piano. No Centro de Cultura Musical estudou, entre outros, com o professor José Alexandre Reis, com quem concluiu o curso de piano com a classificação máxima permitindo-lhe, como aluno premiado, tocar com a solo com a Orquestra Artave (Chopin n1).
Em 2000, após terminar o Conservatório foi aceite na Guildhall School of Music and Drama- Londres onde estudou piano com Artur Pizarro e Caroline Palmer. Completou a licenciatura (Bmus Honours) em 2004, ano em que ingressou no Royal College of Music.Terminou recentemente o Mestrado em Performance com Niel Immelman.
Participou em cursos e masterclasses com Irina Zaritzkaya (Gijon), Joel Bello Soares (95-00), Tsiala Kvernadze (Oviedo, 96-02), Vitaly Margoulis e Lazar Berman (Weimar). Apresentou-se a solo em várias cidades de Portugal, Espanha, Alemanha e Inglaterra.
É membro fundador do Trio Vianna da Motta, formado em 2001, tendo gravado em 2002 o seu 1º CD com obras de Schumann, Haydn, El-Turk e Piazzolla. Estudou música de câmara com Stefan Popov, Vellinger e Takaks Quartet, Florestan Piano Trio, Bernard Greenhouse (Beaux Arts Piano Trio) e Alexander Rudin. O Trio Vianna da Motta apresentou-se em público em várias cidades de Portugal, onde actuaram para o Presidente da República e o Primeiro-Ministro e também em Inglaterra onde se apresentaram em St-Martin-in-the-Fields. O Trio foi obteve uma Menção Honrosa no Prémio Jovens Músicos, edição 2003.
Os seus estudos foram apoiados pela Fundação Gulbenkian e pelos Amigos da Música- Centro Cultural S. Lourenço

3 comentários:

Anónimo disse...

um exemplo para a juventude...um musico incansável e apaixonado pela sua arte...:)

Anónimo disse...

fantastico..um pianista genial... a não perder!

Anónimo disse...

um orgulho para a sua cidade e pais!!

=)