terça-feira, 20 de março de 2007

Missa Requiem em ré m KV626 de W.A. Mozart - A simplicidade da perfeição


Concerto de Páscoa – Celebração da Semana Santa
Música coral sinfónica
4 de Abril, quarta-feira, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 7 euros
M/3
Duração 90 m

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu a 27 de Janeiro de 1756 em Salzburg, na Áustria. Desde muito novo demonstrou uma aptidão especial para a música, que se revelou em toda a sua plenitude aos 11 anos, quando compôs o seu primeiro concerto.

Do seu espólio constam, entre outras, 41 sinfonias, 27 concertos para piano, concertos para violino, trompas, flauta, oboé, clarinete e fagote, uma sinfonia concertante para violino, viola e orquestra e outra para quatro instrumentos de sopro e orquestra, 17 divertimentos, 13 serenatas, mais de cem minuetos, marchas e outras peças para dança.

Da música vocal composta fazem parte 19 missas (incluindo o Requiem), cantatas, vésperas e uma dezena de obras corais e orquestrais menores, 24 óperas e outras obras para o palco, 12 árias de concerto, a cantata Exultante, Jubilate e várias peças menores para voz solista e orquestra. Até à data da sua morte em 1791, Mozart nunca parou de compor.
O Requiem de Mozart é a mais célebre missa fúnebre de todos os tempos.Impressionante pela sua nobreza, beleza dos temas e densidade. Foi a última criação de Mozart que encarnou esta encomenda como uma premonição da sua própria morte. A verdade é que este faleceu mesmo antes de terminar a obra e o Requiem, finalizado pelo seu discípulo Franz Xavier Süssmayer, acabou por ser a sua missa fúnebre

6 comentários:

Anónimo disse...

Programa muito interessante, para não faltar...
Eduardo Santos Carneiro

Anónimo disse...

a inha mae e' tao linda . =)

amo-te

Anónimo disse...

A Minha é mais bonita!

Nídia Nobre disse...

Belo espectáculo! Que venham mais.

Anónimo disse...

Seria interessante saber quem sao os interpretes....

Anónimo disse...

Intérpretes:

Marina Pacheco - Soprano
Ana Calheiros - Mezzo Soprano
Vitor Sousa - Tenor
Bruno Pereira - Baixo

Coro Polifónico da Lapa
Orquestra Sine Nomine

Maestro - Filipe Veríssimo