sexta-feira, 11 de maio de 2007

JOEL XAVIER - "BEST GUITAR PLAYER OF THE YEAR 2006"


Apresentação do seu novo projecto “SARAVÁ!”.
JOEL XAVIER, inspirou-se nos ritmos quentes do Brasil (bossa & samba) para compôr o seu novo trabalho SARAVÁ! , que irá ser editado em CD no final do ano e que desde já, Xavier apresenta ao vivo nos seus espectáculos

2 Junho, Sábado, 22h00, Grande Auditório.
Entrada: 10 euros
M/3
Duração 90 m

www.joelxavier.com

Aos 19 anos vence o concurso de guitarra da "NAMM-SHOW" em Los Angeles. Aos 23 anos é considerado um dos melhores guitarristas latinos do Mundo juntamente com Larry Coryell, Bireli Lagrene, Tomatito, Luis Salinas e Rene Toledo para gravar "Palabra de guitarra Latina" para a BMG-Espanha. Recebe o endorsement de uma das mais prestigiadas marcas de guitarra - "GIBSON".
A convite de Chucho Valdés actua no Festival Internacional de Jazz de Habana "Jazz Plaza 2000" ao lado de Herbie Hancock, Nicholas Payton, Roy Hargrove, Chucho Valdés, Dave Valentin, Danilo Perez, Kenny Barron, Ronnie Mathews, Chano Dominguez, Jorge Pardo, Carles Benavent e Jane Bunnet entre outros. Aos 26 anos actua no "Festival de Guitarra de Barcelona" juntamente com Paco de Lucia, Vicente Amigo, Tomatito, John Williams e Ichiro Suzuki. Aos 27 anos grava "Lusitano" com a participação especial de Richard Galliano No início de 2003, Xavier é convidado por Richard Galliano a integrar o seu Trio Acústico juntamente com Jean Phillipe Viret (contrabaixista de Stephane Grappelli) e actua em alguns dos mais importantes festivais de Jazz do Mundo (França, Inglaterra, Brasil…).. Em 2004, é convidado pelo Instituto Camões, a ser o representante de Portugal no "Festival de Jazz da Comunidade Europeia", realizado em Rabat, Marrocos".
Em Agosto de 2004, actua com Didier Lockwood nos claustros do "Palácio de Mafra".
Aos 30 anos, grava a duo com Ron Carter em Nova York - "Joel Xavier & Ron Carter, in New YorK".. Em Agosto de 2005, o cd é apresentado ao vivo nos claustros do "Palácio de Mafra", é gravado pela RTP e é transmitido pela RTP1, RTP2, RTP Internacional, RTP África e pelo canal francês de música – MEZZO.
TOCOU & GRAVOU COM Ron Carter, Toots Thielemans, Larry Coryell, Michel Camilo, Arturo Sandoval, Paquito D`Rivera, Richard Galliano, Bireli Lagrene, Joey DeFrancesco, Tomatito, Didier Lockwood, Luís Salinas, Rene Toledo,…

JOEL XAVIER 'SARAVÁ!
JOEL XAVIER, guitarra, voz
GUSTAVO RORIZ, contrabaixo
MILTON BATERA, bateria, percussão

Sem comentários: