Bailado Clássico
5 e 6 de Outubro, sexta-feira e Sábado, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 5 euros
M/6
Duração 95 m
O bailado A Bela Adormecida estreou em S. Petersburgo a 3 de Janeiro de 1890 e nunca deixou de estar presente em repertórios de companhias de dança, tendo como base a coreografia original de Marius Petipa, embora com versões diferenciadas. Originalmente, foi criado a partir de uma intensa relação entre a coreografia de Petipa e a música de Piotr Illitch Tchaikovsky, composta a partir de minuciosas indicações do coreógrafo. Baseado num conto de Perrault, ao estilo francês do séc. XVIII, foi construído para grande espectáculo, exigindo um numeroso elenco, composto de corpo de baile e solistas. Cada uma das quatro partes (um prólogo e três actos), oferece sequências de transformações mágicas e várias danças que contam a história do conto de Perrault. O principal tema do bailado, a luta entre o Bem e o Mal (personificada através da presença da Fada Lilás e da Fada Carabosse), são a linha básica da estrutura musical, na qual Petipa teve uma intervenção inovadora na colaboração com o compositor.
COMPANHIA Ginasiano
INTÉRPRETES: Andrey Martinov e Elena Martinova; Isabel Ariel e Pedro Lamares; e cerca de 20 outros bailarinos.
FICHA ARTÍSTICA:
DIRECÇÃO ARTÍSTICA: Marcelo Ferreira
CENOGRAFIA: Gladstone Menezes
DESENHO DE FIGURINO: Helena Medeiros
PRODUÇÃO DE FIGURINO: Sara Moreira
DESENHO DE LUZ: Rui Damas
Entrada: 5 euros
M/6
Duração 95 m
O bailado A Bela Adormecida estreou em S. Petersburgo a 3 de Janeiro de 1890 e nunca deixou de estar presente em repertórios de companhias de dança, tendo como base a coreografia original de Marius Petipa, embora com versões diferenciadas. Originalmente, foi criado a partir de uma intensa relação entre a coreografia de Petipa e a música de Piotr Illitch Tchaikovsky, composta a partir de minuciosas indicações do coreógrafo. Baseado num conto de Perrault, ao estilo francês do séc. XVIII, foi construído para grande espectáculo, exigindo um numeroso elenco, composto de corpo de baile e solistas. Cada uma das quatro partes (um prólogo e três actos), oferece sequências de transformações mágicas e várias danças que contam a história do conto de Perrault. O principal tema do bailado, a luta entre o Bem e o Mal (personificada através da presença da Fada Lilás e da Fada Carabosse), são a linha básica da estrutura musical, na qual Petipa teve uma intervenção inovadora na colaboração com o compositor.
COMPANHIA Ginasiano
INTÉRPRETES: Andrey Martinov e Elena Martinova; Isabel Ariel e Pedro Lamares; e cerca de 20 outros bailarinos.
FICHA ARTÍSTICA:
DIRECÇÃO ARTÍSTICA: Marcelo Ferreira
CENOGRAFIA: Gladstone Menezes
DESENHO DE FIGURINO: Helena Medeiros
PRODUÇÃO DE FIGURINO: Sara Moreira
DESENHO DE LUZ: Rui Damas
Sem comentários:
Enviar um comentário