sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Atelier de teatro BAÚ DOS SEGREDOS


Assim se designa o Atelier de Teatro, para jovens dos 10 aos 16 anos de idade (inclusive), que terá lugar na Casa das Artes de V. N. de Famalicão, de Novembro de 2007 a Julho de 2008, duas vezes por semana (Segundas e Quintas), em horário pós-escolar, ou seja, das 18:30h às 20:00h.
Esta iniciativa nasceu no sentido de proporcionar, aos jovens de Famalicão, de diferentes estabelecimentos escolares do concelho, a oportunidade de participarem num projecto comum, na área do teatro.
O encenador João Regueiras e a Casa das Artes de V N de Famalicão são os responsáveis pelo projecto, em estreita colaboração.
Como é do senso comum, um projecto desta natureza, acarreta algumas despesas. Por esse facto, cada participante pagará 20 € (vinte euros) mensais.
As inscrições estarão abertas de 1 a 31 de Outubro de 2007, na bilheteira da Casa das Artes de V. N. de Famalicão e, serão limitadas ao número de 30 participantes.
O objectivo deste Atelier não é a formação de actores. Essa tarefa é da competência das escolas que, felizmente, já começam a proliferar na manta de retalhos do nosso sistema educativo.
Mas é do conhecimento de todos, que os jovens possuem a capacidade da teatralidade como um potencial e como uma prática vivida nos jogos de faz-de-conta.
O teatro, nestas idades, proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado dos jovens sob vários aspectos:
No plano individual, o desenvolvimento das suas capacidades expressivas, críticas e artísticas.
No plano colectivo, por ser uma actividade de grupo, o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição da sua autonomia, como resultado do poder agir e pensar sem coerção.
Esta é a razão que levou à realização deste projecto.
Nele, os participantes irão evoluir, adquirindo alguns conceitos básicos num programa próprio e desenvolvendo outros que já possuam, sem pressas, ao seu ritmo e, sobretudo, aproveitando ao máximo as capacidades de cada um.

CASA das ARTES de V.N. Famalicão / João Regueiras

1 comentário:

Anónimo disse...

DEIXAR PASSAR ESTE TEATRO NAO E PARA TODOS .......... E CLARO NAO IRIA FALAR SEM PARTICIPAR NESTE TEATRO..............................................
ASSINADO: BRUNA E MARTA