terça-feira, 14 de abril de 2009

ON THE TREK - I MOSTRA INTERNACIONAL DO FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA VILA NOVA DE FAMALICÃO 2009


De 6 a 10 de Maio de 2009
Exposição de Pintura e Escultura (Associação de Escultura e Arte Contemporânea)
Titulo - on the trek
6 a 30 de Maio no Foyer da Casa das Artes

Exposição de fotografia (Agência Espacial Europeia), sobre a obra de J.G. Ballard.
Titulo on the trek
6 a 30 de Maio no Café concerto da Casa das Artes

A On The Trek – Iª Mostra Internacional de Cinema de Ficção Científica afigura-se como o único evento, na península ibérica, dedicado exclusivamente à Ficção Científica. Na sua primeira edição, a On The Trek pretende inaugurar um tipo de evento com uma estética própria dando a conhecer ao público uma perspectiva abrangente do que é realmente a Ficção Científica: Historicamente (com por exemplo o Le Voyage dans la Lune de Georges Méliès), o cinema de autor (com por exemplo Jean-Luc Godard ou Abel Ferrara), os filmes de culto (com por exemplo Star Trek – O Caminho das Estrelas), o cinema de entretenimento (com por exemplo O Astronauta), o cinema de animação (com por exemplo AKIRA), ou filmes que representam evoluções significativas na história do cinema (com por exemplo Final Fantasy: the Spirits Within). Por outro lado, a On The Trek quer-se dinâmica e interventiva no meio sociocultural que a rodeia através de manifestações tais como a exposição de arte (Pintura e Escultura) alusiva à temática que estará patente no Foyer da Casa das Artes, os diferentes workshops (de Curtas Metragens prefigurando, numa próxima edição, uma nova dimensão criativa no evento; de escrita criativa e cozinha molecular), parcerias como por exemplo com o Ano Internacional da Astronomia (com sessões de observação de estrelas e palestras) e uma aproximação ao meio escolar com pequenos dossiers pedagógicos para turmas aderentes.
Da On The Trek, destacam-se dois eventos: a antestreia de STAR TREK o último filme de J.J. Abrams (Alias, Lost, MI 3, Transformers, Operation Cloverfield), a prequela daquela que é uma série de culto e uma referência no universo da Ficção Científica e que já vem rotulado de blockbuster da primavera e o programa J.G. Ballard, considerado um dos maiores vultos da literatura Ficção Científica, com as presenças de Solveig Nordlund, realizadora sueca e Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta e aficionado da obra de Ballard para descodificar este autor para o grande público.
O evento é de frequência gratuita excepto a antestreia de Star Trek (por convite), o Programa Ballard (5ª Feira à noite) e os workshops.

Programador - Vítor Ribeiro
Produtor Executivo - Marco Marlier
Co-produção - Associação de Escultura e Arte contemporânea / CASA das ARTES V.N. Famalicão / Câmara Municipal de Famalicão
Apoio - Cineclube de Joane / Lusomundo / Ano Internacional da Astronomia

Para informações complementares consultar o site oficial em http://www.onthetrek.net/

2 comentários:

Unknown disse...

Onde posso consultar o programa das sessões ? O Site oficial não funciona.

Gaspar Garção disse...

Excelente programa, do meu género favorito. O Aparelho Voador... é um belissímo filme, que em nada envergonha a história original.
Pena é que a morte desse grande escritor venha ensombrar um bocado a retrospectiva, mas nada melhor do que uma homenagem a um grande contador de histórias e alguém que nunca se envergonhou de dizer que escrevia Ficção Cientifíca.

A maior das sortes e continuação de excelente programação, a fazer-nos "corar" aqui em Portalegre...