sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Semente + Tchakare Kanyembe

Dança Africana/Afro beat
27 Janeiro, sábado, 21h30, Grande Auditório.
Duração 90 m
M/10
semente_producao@yahoo.com.br
www.myspace.com/tchakare

Com experiências diversificadas na área da música, dança, capoeira, teatro, vídeo, entre outras áreas, o grupo Semente surgiu no ano de 2001, reside na área do Porto e tem raízes artísticas de inspiração étnica.
Actuaram em diversos eventos nos quais destaco em 2005 a Inauguração da Casa da Música do Porto, nas Fnacs do Gaia e Norte Shoping, no Festival Braille no Teatro Rivoli e o Festival Andanças, em 2004 no Festival Etnias no Contagiarte no Porto e no Portáfricas2002.

Portugal tem ligações históricas e culturais com vários países africanos, orientais e hispanos desde há vários séculos. Os seus costumes e rituais de música e dança estão a cativar cada vez mais a nossa cultura e a influenciar a nossa expressão artística, à semelhança do que tem vindo a acontecer um pouco por todo o mundo ocidental.
O projecto do grupo Semente, sem deixar de assumir as suas raízes, funde elementos tradicionais e étnicos destes países com referências contemporâneas, tendo como objectivos, através da divulgação da sua música e dança, divertir, envolver, comunicar e sensibilizar o público para os laços ancestrais que ligam o Homem à Terra.

Bailarinas: Dora Borges , Eva Azevedo, Mónica Silva e Teresa Fabião
Músicos: Luís Alves, Nuno Fonseca, Paulo das Cavernas, Pedro Flores, Paulo Vieira e Tito Silva

Os Tchakare Kanyembe (Tchakare e Kanyembe são nomes de dois instrumentos tradicionais africanos) são um projecto afrobeat do Porto que na sua curta existência já tocaram no Rivoli, Casa da Música, Hard Club, Galeria Zé dos bois, Clube Mercado, Maus Hábitos, Contagiarte, Festival Andanças entre outros, acompanhando nomes como Lenine e Antibalas Afrobeat Orchestra. Como influencias musicais, numa primeira abordagem é desde logo perceptível uma jornada sónica pelo afrobeat, jazz, funk e rock. Ao escutarmos em detalhe, apercebemo-nos que existe algo mais para além do óbvio em que se mescla reggae, latin e tudo o mais que possa brotar e ser expresso sob a forma dos mais variados estilos musicais.
Após a gravação de uma maquete com 4 temas em Setembro de 2005 e uma série de actuações no Porto e Lisboa, os Tchakare Kanyembe preparam-se para dar a conhecer ao resto de Portugal numa unidade cujo objectivo é a libertação através da dança. "A nossa e a de todos os que estejam connosco quando tocamos!".


Tchakare Kanyembe são: Simonal Bié- Voz/ Instrumentos tradicionais, Mota – Guitarra eléctrica, Kiko – Baixo, Paulo – Percussão, Sergio - Bateria/Marimba

1 comentário:

Ana Maria disse...

VISITEM O BLOG
«LINHA DO MINHO»
UM OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO. ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES SOBRE O MUNICÍPIO, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA.
Deixem os vossos comentários e opiniões! Obrigado!