quarta-feira, 27 de maio de 2009

Por imperativos da programação do Festival Teatro Construção, os espectáculos de teatro”Anónimos” e “Diz-me” pelo Grupo Teatro Novo, foram CANCELADOS.

Em substituição apresentamos:

- “ A Ceia dos cardeais” de Júlio Dantas
15 e 16 de Junho, segunda e terça-feira, 15h00, Grande Auditório.
Entrada: livre

Dramaturgia e Encenação: Gil Filipe
Iluminação: César Gonçalves
Interpretação: Hélder Melo, Romeu Pereira e Simão Barros

“A Ceia dos Cardeais” deve ser a peça de teatro portuguesa mais editada e representada internacionalmente.
E percebe-se porquê!
Porque humaniza com muita graça três cardeais que estamos habituados a ver muito acima das palpitações de amor e outras tentações plebeias. São três cardeais que cometem quase todos os pecados, sendo a gula o principal.
Era uma vez, um francês, um espanhol e um português. O espanhol é um fanfarrão, o francês é um peneirento e o português… bom, o português é O Português. O espanhol e o francês querem discutir, o português quer comer e beber. Comem e bebem. Começam em confidências, falam de paixão. Quem foi que amou mais? Quem Foi? Quem foi que ganhou? Quem foi? Para ver nesta “Ceia de Cardeais”
PS. Acrescentamos a esta ceia de Júlio Dantas umas “coisas” do Manifesta anti-dantas de Almada Negreiros. Não foi por nada… foi só para… Vão ver.
Gil Filipe

- “Se eu fosse eu…”
pela Cia Simples de Teatro, Companhia Brasileira, a partir do livro de Clarice Lispector
Interpretação: Daniela Duarte; Flavia Melman; Luciana Paes de Barros; Otávio Dantas.

21 de Junho, Domingo, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: Geral 5 euros, Estudantes 4 euros
M/3
Sinopse A peça expõe a iniciação de uma mulher (Lóri), na busca de si mesma. Enfrentando-se e questionando a sua própria natureza, ela descobre que a experiência maior de sua vida será o encontro com o outro (Ulisses), descobrindo o amor. Seguindo o mapa da aprendizagem sugerida por Clarice, a companhia mergulhou em sua própria trajectória desaguando assim, num espectáculo que contém, como a vida, um fluxo nãolinear.
São narrativas fragmentadas. Ora os “actores / personagens” são inconscientes, ora despertam para a consciência de sua própria existência. “Se eu fosse eu...” é estruturada por cenas previamente ensaiadas e células improvisacionais. Assim, um novo espectáculo é formado a cada apresentação. A peça não se fecha numa única linha narrativa pois entendemos que o espectador completa a trama com sua própria história. Parafraseando Clarice, “nosso porto de chegada são os outros”.

Direcção - Cia Simples de Teatro
Orientação- Antônio Januzelli
Preparação corporal - Clarissa Leme Rezende
Design gráfico - Fernanda Resende
Iluminação - Cristiane Paoli Quito
Fotos - Melina Borba e Fabriketta Filmes
Produção - Cia Simples de Teatrom

1 comentário:

famalicense disse...

A quem se destina o espetáculo "A ceia dos cardeais"? Não há possibilidade de criar uma sessão ao final do dia! Ou haverá público que compense a abertura do grande auditório dois dias seguidos às 15h00... Obrigada ;)