terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A lenda Richie Havens na CASA das ARTES de Famalicão

Casa das Artes volta a fazer História
Nini-ciclo WOODSTOCK

Filme “Taking woodstock” de ANG LEE
4 de Fevereiro, Quinta-feira, 21h30, Pequeno Auditório
Uma Parceria com o Cineclube de Joane
Richie Havens Cancelado
5 de Fevereiro, Sexta-feira, 21h30, Grande Auditório
Entrada: 12 Euros
M /3
Duração: 90 m
http://www.richiehavens.com/
www.myspace.com/richiehavens

Richie Havens é um dos mais peculiares músicos, compositores e interpretes Americanos. A sua aparição no mundo artístico, aconteceu no conturbado bairro de Greenwich Village, em Nova Iorque, nos inícios da década de 60, numa fase de renascimento e afirmação da folk como um estilo musical agora urbano.
Em 1969, a América afundada na descrença provocada pelas mortes no Vietname, pelo assassinato de Martin Luther King e pelo descrédito de Nixon, não muito longe de NY, como se tratasse de uma lufada de oxigénio, assistia aos preparativos daquele que viria a tornar-se no “Pai” dos festivais – A pradaria de Woodstock foi demasiado pequena para acolher tantos e tantos forasteiros que a vestiram durante mais de 3 dias com mensagens e apelos de paz, amor e música.
Woodstock será recordado para todo o sempre. 40 anos depois, as manifestações de nostalgia ecoam pelos 4 cantos do Mundo.
16 de Agosto de 1969, Woodstock estava definitivamente inaugurado quando Richie Havens subiu ao palco, acompanhado pela sua guitarra e começou a tocar os primeiros acordes de “freedom” – O tema que foi adoptado como o hino do festival e de uma geração.
Havens nunca parou de compor e gravar.
Em 2003 a “The National Music Council” decidiu premiá-lo com “American Eagle Award” pela sua carreira musical e papel social.
Em 2004, produz e lança o álbum “Grace of the Sun” – Um hino à composição e à mestria de tocar guitarra. Um registo que viria a tornar-se numa referência para os músicos da actualidade.
Em 2006, é o convidado especial de Cannes, onde actua para o curador da edição e amigo pessoal, Sean Penn.
Depois de mais de 4 décadas a cantar pelos direitos das liberdades interiores do individuo, 40 anos depois de Woodstock, o lendário Richie Havens ao vivo Portugal. Um momento imperdível.

Sem comentários: