quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Famafest 2010

A FESTA DO CINEMA E DA LITERATURA, Entre 13 e 21 de Março de 2010, a Casa das Artes de Famalicão vai voltar a receber o Famafest, Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, agora na sua 12ª edição e como sempre dedicado ao tema “Cinema e Literatura”.A concurso, o Festival vai contar com cerca de meia centena de obras de ficção e documentarismo, tendo por tema as relações entre o cinema e a literatura, com origem em vários países. Como sempre, na secção “Da Palavra à Imagem”, veremos muito do que de melhor se estreou em salas portuguesas, nos últimos meses, de “Avatar” a “Sherlock Holmes, de “O Laço Branco” a “A Estrada”, de “Tetro” a “Julie e Júlia”, de “Agora” a “Deixa-me Entrar”, de “Estado de Guerra” a “Elegia”, de “Nas Nuvens” a “Nove”.
Várias secções paralelas vão ocupar-se de ciclos dedicados a “Sherlock Holmes no Cinema” (desde as primitivas versões de Basil Rathbone até à mais recente de Robert Downey Jr., passando pelos rostos de Peter Cushing, Jeremy Brent, Robert Stephens, Nicol Williamson, e alguns mais, e ainda “O Vampiro no Cinema”, com uma panorâmica que vai desde as obras-primas mudas de Dreyer e de Murnau até aos recentes “Deixa-me Entrar” e “Lua Nova”, passando pelos Dráculas de Tod Browning, Terence Fisher, Francis Ford Coppola, os vampiros de Abel Ferrara, etc.
Será evocado Albert Camus, no seu centenário, e passamos em revista a obra de Philip Roth no cinema. Haverá ainda muito cinema para jovens e crianças, em nove dias de sessões permanentes que trazem de novo a festa do cinema e da literatura a Famalicão, na Casa das Artes, mas também na Biblioteca Municipal e na Casa de Camilo em Seide.
Haverá cinco grandes nomes da cultura e do espectáculo em língua portuguesa, homenageados, entre os quais Jorge da Silva Melo, Joaquim Benite e José Eduardo Agualuza. Um livro-catálogo de mais de 300 páginas inéditas de textos informativos e críticos, exposições, debates, um Júri Internacional, um Júri da Juventude, convidados e casas cheias de público entusiástico, eis o que o espera em Março, no Famafest 2010, uma organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com direcção de Lauro António.

5 comentários:

Francisco del Mundo disse...

Onde posso encontrar o programa? Procurei nos jornais, na net, no folheto da casa das artes. Gostava de conhecer os horários dos filmes...
Obrigado e abraço

CASA das ARTES V.N. Famalicão disse...

No site da C M Famalicão. Obrigado

Anónimo disse...

Sim! De forma perdida entre uma amálgama de informação.
Contudo visível num sítio http://www.famafest.org que o Google, felizmente, encontra.

Pedro Costa disse...

Parabéns à organização, em que incluo a autarquia sobretudo na qualidade de patrocinadora e produtora do evento, pelo excelente programa de cinema apresentado; e não me refiro em exclusivo aos filmes extra-concurso, filmes que tiveram uma muito maior adesão.
Esta autarquia tem revelado o bom senso de aproveitar as melhores ideias da edilidade anterior que, convém não esquecer, iniciou este festival.
Aproveito para deixar aqui um desafio à Casa das Artes e à Câmara Municipal: a criação de um serviço educativo nesta instituição.
A Casa das Artes tem servido, e bem, para veicular cultura e dar a conhecer muito do que se faz de melhor no país e, por vezes, até no mundo. Mas sente-se esta falta.
Gastou-se uma fortuna a levantar a Casa, gasta-se a mantê-la (suponho) e estou em crer que todos teríamos a ganhar se esse serviço educativo - com múltiplas actividades de música, literatura, artes diversas - destinado sobretudo às crianças e jovens funcionasse.

Pedro Costa disse...

É desagradável saber que somos espiolhados antes de publicados.
Fica sempre a sensação de que só serão publicados conteúdos favoráveis ao proprietário, neste à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.