quarta-feira, 23 de maio de 2012

Josh T Pearson na CASA das ARTES de V.N. Famalicão

Josh T Pearson
Last of the Country Gentlemen
Música
23 de Junho| Sábado | 21h30 | Grande auditório
Entrada: 10 euros/ Cartão Quadrilátero Cultural: 5 Euros
M/4
Duração: 70 m
Josh canta as palavras com a nostalgia de um velho e perdido cowboy algures numa estrada empoeirada duma América profunda.
Antes da aventura a solo, Liderou a banda (ou bando) Lift the Experience. Um único álbum bastou para que Josh e companhia se imortalizassem. “The Texas-Jerusalem Crossroads” de 2001, foi mundialmente aclamado.
Já solitário, lançou em 2006, um disco gravado ao  vivo - “To Hull and Back” – Uma espécie de petição anti-pop que passou ao lado da atenção da crítica especializada.
Deixou entretanto, o Texas e viajou até Paris de malas feitas, onde se fixou durante uns tempos. De Paris, para Berlim. Gravou com Bat For Lashes e numa espécie de reunião de vida curta dos Lift The Experience, actuou na primeira parte dos My Bloody Valentine.
2011 foi um ano memorável para o homem da barba grande. Depois de alguns meses fechado em cativeiro, Josh lançou o seu primeiro álbum solo de estúdio com o selo da Mute Records – “Last of the Country Gentlemen” – Um registo Folk nada convencional, algo cinzento com nuances do Rock de Seattle do início dos 90. A crítica mundial elegeu-o como um dos grandes discos do ano passado e a loja inglesa da Rough Trade votou-o como o melhor do ano.
“Last of the Country Gentlemen” é um conjunto de canções simples e tristes, repletas de espaços em branco. Musicas que nos levam ao imaginário depressivo de Nick Drake ou à angústia de Mark Lanegan com um código genético muito próprio.
Um álbum para se ouvir devagar, sem a pressa da vida da Cidade. Uma banda sonora para uma noite introspectiva.

Sem comentários: