segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Daniel Rodrigues na Casa das Artes de V. N. Famalicão

 Exposição de fotografia de Daniel Rodrigues
Titulo: Awá Guajá - A lutar pelas origens
De 3 Dezembro a 28 de Fevereiro, Foyer |Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Daniel Rodrigues, fotógrafo, natural de Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, venceu recentemente, em 2013, o primeiro prémio da categoria “Daily Life” (vida quotidiana) do World Press Photo.


A tribo indígena Awá Guajá vive na Floresta Amazónica, no estado brasileiro do Maranhão, dividida em quatro aldeias: Awá, Tiracambú, Juriti e Guajá. Um total de 400 pessoas a viver o mais perto possível da pureza das suas origens. Os dias de caça são longos, mas não poupam ninguém: hoje, crianças e mulheres encabeçam também as expedições pela densa floresta. Aqui não há idades certas (a última destas famílias foi descoberta à menos de dez anos), apenas o dia-a-dia da sobrevivência.

A ajuda das instituições responsáveis pela sua preservação leva até à comunidade poucas palavras em português, roupas de uma sociedade urbana e raros utensílios para uma vida diária facilitada. Mas o objetivo é ser mais um braço na luta contra a invasão crescente de madeireiros em busca do bem mais precioso da floresta amazónica, das árvores que lhe dão o sobrenome: Pulmão da Terra.

Sem comentários: