terça-feira, 14 de abril de 2015

A cantora Careca


A CANTORA CARECA
Exercício de interpretação a partir da peça homónima de Eugène Ionesco.
Bau dos segredos
13 e 14 de Maio| Quarta e Quinta | 21h30 | Grande Auditório
Entrada: 4 EUROS/ Estudante e Cartão Quadrilátero Cultural: 2 Euros
M/6
Duração: 70 m
SINOPSE:
A Cantora Careca é considerada a primeira das obras da corrente estéctica teatral, surgida após a Segunda Grande Guerra, baptizada Teatro do Absurdo. Escrita em 1949 foi o também o primeiro texto do dramaturgo Eugène Ionesco (1909 – 1994). Considerada pelo autor como uma “anticomédia”, a peça lança mão da palavra enquanto objecto, tornando palpável algo que é, ao mesmo tempo é abstrato, pois é a principal característica do texto o surrealismo verbal.

De forma interessante, A Cantora Careca foi criada a partir de um livro-texto para o ensino da língua inglesa, onde mostra um casal a conversar com diálogos absurdos informando-se mutuamente que são ingleses, que têm três filhos, que vivem em Londres, que têm uma empregada chamada Mary, inglesa como eles, que o teto fica em cima e o chão embaixo, que a semana tem sete dias, e que se chamam Smith.

Ionesco manteve o casal Smith na peça assim como sua empregada e acrescentou outros três personagens: o casal Martin e o Capitão dos Bombeiros.

Altamente irônico, o texto conservou também o absurdo nos diálogos, marcados por clichês e futilidades. Os absurdos nas conversas levam os seis personagens, à completa incomunicabilidade, através de um diálogo ininteligível.

O foco central da peça é a linguagem, fazendo uma referência a um tenebroso futuro para as relações humanas, e consequentemente da comunicação: a impossibilidade de diálogo entre as pessoas.

ENCENAÇÃO        Tiago Regueiras & Ana J. Regueiras
DRAMATURGIA E ADAPTAÇÃO       Tiago Regueiras & Ana J. Regueiras
ELENCO Alunos da Classe B do Baú dos Segredos
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO         João Regueiras
FIGURINOS & CARACTERIZAÇÃO    Cármen Regueiras & Emília Silva
DESIGN DE LUZ    Tiago Regueiras & Ana J. Regueiras
LUZ & SOM          Equipa Técnica da Casa das Artes de Famalicão
PRODUÇÃO          João Regueiras /Casa das Artes

Sem comentários: