quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CLOSE-UP - Observatório de Cinema 2.º episódio, de 14 a 21 de Outubro na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão


CLOSE-UP - Observatório de Cinema
2.º episódio, de 14 a 21 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão
A Viagem

No documentário preparatório do filme Nostalgia, o poeta Tonino Guerra conta a Andrei Tarkovsky a história de um professor de artes que pedia aos seus alunos que desenhassem uma circunferência tendo na outra mão uma esfera de ferro. A esfera que Tonino Guerra põe numa das mãos de Tarkovsky em Tempo de Viagem tem o peso do mundo. Com as suas texturas, variações e ritmos circadianos. Onde começa a Viagem começa também o Cinema. Tarkovsky enfatiza a importância dessa continuidade entre a vivência do autor e a criação cinematográfica. Entre o interior e o exterior. A Viagem é nesta segunda edição do Observatório o mote organizativo transversal às diferentes secções temáticas. A Viagem que nos atravessa através do Cinema. A Viagem que atravessamos através do desconhecido e do espanto. Através dos percursos que traçamos na terra e dos rastos que nos deixam e deixamos.

As noites de abertura e encerramento deste 2.º episódio apresentam filmes-concerto em estreia, viagens a formas primitivas e (falsamente) arcaicas, encomendas do Observatório de Cinema: o manifesto vanguardista de Vertov, O Homem da Câmara de Filmar, pelos aventureiros Sensible Soccers; três curtas de Reinaldo Ferreira, o Repórter X, pela instituição Dead Combo, guitarra de Tó Trips e o contrabaixo de Pedro Gonçalves, uma paisagem cinema.

O itinerário para as Histórias do Cinema cruza caminhos da Europa-América: a subida aos céus e a excursão ao gelo soviético de Larisa Shepitko (com o parceiro Klimov); a adaptação cinematográfica pela dupla WendersHandke, uma das mais notáveis colaborações entre escritor e cineasta; com o Cinema de Lynch a apossar-se por estes dias da televisão, um documentário vida-arte e a reposição de estradas perdidas, o prólogo para Twin Peaks e a circular com vista para a terra da luz e das sombras. A secção Fantasia Lusitana, panorama de produção portuguesa, apresenta-se no feminino: Anabela Moreira, Karen Akerman, Luciana Fina, Rita Azevedo Gomes, Salomé Lamas; filmes realizados por lusitanas (ou que nos escolheram), coevas, mas com modos de olhar distintos e singulares, que usam a linguagem cinematográfica como veículo de (re)criação artística, de onde destacamos uma encomenda do Observatório de Cinema: Armindo e a Câmara Escura de Tânia Dinis, uma experiência do tempo que passou e do tempo que não passa.

Com produção contemporânea em diálogo com obras importantes da história do Cinema, releva-se o espaço para o registo e recriação ficcional da Infância e Juventude, campo de representação e interpretação, de encantamento, reflexão e estranhamento do mundo. Na prossecução do trabalho com a comunidade escolar, haverá Cinema para Escolas: Chaplin, Erice, Paulo Rocha, animação e masterclasses, para todos os graus de ensino e para professores, em articulação com os Agrupamentos de Escolas e o Plano Nacional de Cinema e com a participação do projecto CinEd, coordenado pelos Filhos dos Lumière. No diálogo com a comunidade haverá Sessões para Famílias, com filmes e workshops, espaço para juntar gerações e cruzar disciplinas e linguagens.

A cartografia do Cinema expande-se para fora da sala: uma viagem de três meses pelas fronteiras portuguesas, fora das cidades, nos campos, nas florestas, em pequenos circos, com lunáticos e acrobatas, numa exposição de fotografia de André Príncipe: O Perfume do Boi, no foyer de 14 de Outubro a 30 de Novembro; no café-concerto, no fim da noite, as paisagens sonoras dos Stooges e dos Talking Heads, pelas lentes de Jim Jarmusch e de Jonathan Demme.

Fazer, ver filmes, é ser viajante frequente: na Casa das Artes, oito dias de Cinema, com 40 sessões, incluindo ante-estreias e projecções especiais, comentadas por realizadores, jornalistas, investigadores e programadores.

Venha, o espectador curioso é passageiro privilegiado no Observatório de Famalicão. 
Programa:

dia 1, 14 de Outubro

(15h00, foyer) – Inauguração de O PERFUME DO BOI, Exposição de Fotografia de André Principe

(16h00, PA) A MULHER CANHOTA de Peter Handke [2] _ comentado por Orlando Grosseguesse

(18h00, PA) LONGE de José Oliveira + VOLTA À TERRA de João Pedro Plácido _ [1] _ comentado por José Oliveira e João Pedro Plácido

(21h30, GA) - O HOMEM DA cÂMARA DE FILMAR de Dziga Vertov

Filme-concerto pelos SENSIBLE SOCCERS (uma encomenda do CLOSE-UP)

Título original: Chelovek s kino-apparatom (Documentário/Experimental, URSS, 1929, 65 min.) M/12

(23h00, GA) O ESPECTADOR ESPANTADO (3D) de Edgar Pêra _ ante-estreia  [1] _ comentado por Edgar Pêra

(23h55, Café-concerto) Grand Fathers House com Adolfo Luxúria Canibal 

dia 2, 15 de Outubro

(15h00, PA) NOSTALGIA de Andrey Tarkovsky _  [1] _ comentado por João Catalão



(15h30, GA) KUBO E AS DUAS CORDAS de  Travis Knight_ [6] _ Com Workshop em Origami pela Casa ao Lado

(17h30, GA) AS ASAS DO DESEJO de Wim Wenders _ [2] _ comentado por Luís Miguel Oliveira

(18h00, PA) O DIA DO MEU CASAMENTO de Anabela Moreira + TERCEIRO ANDAR de Luciana Fina _ [3] _ comentado por Anabela Moreira e Luciana Fina

(21h30, GA) CALIFORNIA de Marina Person _ [4] _ comentado por Luís Miguel Oliveira

(21h45, PA) TRACES OF A DIARY de André Principe e Marco Martins _ [1]  _ comentado por André Principe e Luis Mendonça

 Dia 3, 16 de Outubro

(10h00, PA _Escolas do 3.º ciclo e secundário / 15h00, PA_ professores)

O Espírito da Colmeia de Victor Erice _ [5] _ comentado pela equipa de Os Filhos dos Lumière, inserido no projecto CinEd (inclui oficina “O Cinema por dentro”)

(18h30, PA) David Lynch: The Art Life de Jon Nguyen, Olivia Neergaard-Holm, Rick Barnes _ [2] _ comentado por Sandra Andrade

(21h45, GA) Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer de David Lynch _ [2]
Dia 4, 17 de Outubro

TEMPOS MODERNOS de Charlie Chaplin _ [5]

(10h00, GA _Escolas do 1.º ciclo _ comentado por Carlos Natálio)

(15h00, GA_ Escolas do 2.º e 3.º ciclos _ comentado por Luísa Veloso

(18h30, PA) ELDORADO XXI de Salomé Lamas  [3] _ comentado por Salomé Lamas e Tânia Leão

(21h45, GA) PARIS, TEXAS de Wim Wenders _  [1] _ comentado por José Marmeleira 

(22h00, PA) A TRIBO de Myroslav Slaboshpytskyi _ [4] _ comentado por Carlos Alberto Carrilho



Dia 5, 18 de Outubro

A MINHA VIDA DE COURGETTE de Claude Barras _ [5]

(10h00, GA _Escolas do 1.º e 2. ciclos _ comentado por Joana Nogueira)

(15h00, GA_ Escolas do 1.º e 2.º ciclos _ comentado por Vanessa Ventura)

(18h30, PA) ASAS de Larisa Shepitko _ [2] _ comentado por Hugo Romão

(21h45, GA) AMERICAN HONEY de Andrea Arnold _ [4] _ comentado por Samuel Silva

(22h00, PA) A VINGANÇA DE UMA MULHER de Rita Azevedo Gomes _ [3] 

Dia 6, 19 de Outubro

(15h00, GA) Pronto,  Era Assim de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues _ Com masterclasse das realizadoras _ Escolas do 1.º e 2. ciclos  _ [5]

(18h30, PA) TU E EU de Larisa Shepitko _ [2] _ comentado por Ana Catarina Pereira

(21h45, GA) Alice nas Cidades de Wim Wenders + PENÚMBRIA de Eduardo Brito _ [1] _ comentado por Eduardo Brito 

(22h00, PA) Talvez Deserto, Talvez Universo de Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes _ [3] _ comentado por Luisa Homem

Dia 7, 20 de Outubro

(10h00, GA) O RIO DO OURO de Paulo Rocha _ [5]

(Escolas do 3.º ciclo, secundário e audiovisual _ comentado por Isabel Ruth)

(15h00, PA) O Preço da Fama de Xavier Beauvois _ [5]  (Escolas do 3.º ciclo, secundário e francês)

(18h30, PA) AS ACACIAS de Pablo Giorgelli_ 20 de Outubro (18h30, PA) _ ante-estreia _ [1]  _comentado por Vasco Câmara 

(21h45, GA) Mulholland Drive de David Lynch _ [2] _ comentado por Vasco Câmara

(22h00, PA) CAMA DE GATO de Filipa Reis e João Miller Guerra + UM FIM DO MUNDO de Pedro Pinho _ [4] _ comentado por Ricardo Vieira Lisboa e pelos realizadores

(23h55, café-concerto) GIMME DANGER de Jim Jarmusch _ [1]


Dia 8, 21 de Outubro

(15h30, PA) Sessão Tânia Dinis _ [3] _ comentado por Tânia Dinis e Catarina Laranjeiro

em estreia ARMINDO E A CÂMARA ESCURA (uma encomenda do CLOSE-UP)

Alinhamento: Femmes (2012, 3min); Teresa (2017, 4 min); Não são favas, são feijocas (2013, 10 min); Arco da Velha (2015, 4 min); Ilha das Bananeiras (2015, 4 min); Carta para a minha amiga (2013, 3 min); Laura (2017, 10 min); Armindo e a Câmara Escura (2017, 20 min)

(16h00, GA) O MENINO E O MUNDO de Alê Abreu _ [6] _ Com Workshop O Filme que Eu Danço por Pedro Carvalho

(17h45, GA) O Amigo Americano de Wim Wenders _ [1] _ comentado por Francisco Noronha

(18h00, GA) Eis o Admirável Mundo em Rede de Werner Herzog _ [1] _ comentado por Nelson Zagalo 

(21h30, GA) - REINALDO FERREIRA – Três curtas-metragens (70 min, M/12)

Filme-concerto pelos DEAD COMBO (uma encomenda do CLOSE-UP)

(23h15, café-concerto) stop making sense de Jonathan Demme & Talking Heds_ [1] 

Secções Temáticas

[1] Tempo de Viagem

[2] Histórias do Cinema

[3] Fantasia Lusitana

[4] Infância e Juventude

[5] Cinema para Escolas


[6] Sessões para Famílias

Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Bilheteira Filmes-concerto (Sensible Soccers / Dead Combo)
Geral: 6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros

Bilheteira Workshops Famílias
Adulto + Criança: 5 euros

Sem comentários: