sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Cinema | Episódio 2.1 / CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão | Janeiro 2018 - Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão 

Entrada: 2 euros / Cartão quadrilátero: 1 euro / Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Episódio 2.1 – 26 e 27 de Janeiro

De 14 a 21 de Outubro, em vários espaços da Casa das Artes, projectou-se o segundo episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão, com 40 sessões de cinema contemporâneo e com trilhos pela história do Cinema, sob o mote da Viagem, incluindo filmes-concerto em estreia, filmes comentados (por realizadores, jornalistas, investigadores e programadores), sessões especiais, filmes e workshops para escolas e para famílias (ver www.closeup.pt).

Nos dias 26 e 27 de Janeiro, apresentamos a primeira réplica do segundo episódio, com o mote da viagem a organizar um conjunto de cinco sessões:

(1) para o público escolar, a viagem animada de um rapaz que procura o pai – O Menino e o Mundo, para alunos do 1.º e 2.º ciclos; Peregrinação, filme de João Botelho recentemente estreado, adapta livremente a obra de Fernão Mendes Pinto, narração incontornável das viagens feitas pelos portugueses ao Oriente durante o século XVI, a exibir para alunos do 3.º ciclo e do secundário;

(2) além da exibição na noite de 6.ª feira de Peregrinação de João Botelho, o público geral poderá assistir a uma sessão dupla na tarde de sábado, com dois filmes retirados da secção Tempo de Viagem: O Sabor da Cereja, reposição em cópia digital de uma das obras máximas de Abbas Kiarostami na passagem do 20.º aniversário da estreia do filme, e Dersu Uzala – A Águia da Estepe, Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em plena Guerra Fria, numa incursão do japonês Akira Kurosawa pela União Soviética, que nos deu um dos mais belos filmes sobre a amizade de dois homens, a sua relação com a natureza e o poder fílmico da paisagem.

O Menino e o Mundo de Alê Abreu - sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos)

26 de Janeiro | 6.ª feira |10h00 | Grande Auditório


Um menino abandona a sua aldeia para procurar o seu pai, descobrindo um mundo dominado por seres estranhos e fantásticos. Uma animação extraordinária, com várias técnicas artísticas (lápis de cor, giz de cera, colagem e aguarela), que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. A realização é do brasileiro Alê Abreu ("Garoto Cósmico") que, com este filme, se viu nomeado para um Óscar da Academia, na categoria de Melhor Filme de Animação.

Título Original: O Menino e o Mundo (Animação, Brasil, 2013, 80 min.)
Realização: Alê Abreu
com (vozes): Vinicius Garcia, Felipe Zilse, Lu Horta, Marco Aurélio Campos
Classificação: M/6



Peregrinação de João Botelho (com a presença do realizador)

26 de Janeiro | 6.ª feira |15h00 | Grande Auditório_ sessão para escolas (3.º ciclo e secundário)

26 de Janeiro | 6.ª feira |21h30 | Grande Auditório



Escrito no século XVI ao longo de nove anos, mas só publicado em meados do século XVII, o livro PEREGRINAÇÃO, de Fernão Mendes Pinto é um romance inigualável, o relato extraordinário de uma das maiores aventuras do Homem. A partir de excertos do livro, de episódios provados e de outros possíveis da vida e da obra do escritor aventureiro – “Quando a lenda se torna um facto, imprima-se a lenda!”, gritava o grande John Ford – este será um filme de aventuras, literário e uma epopeia musical.


Título Original: Peregrinação ( Ficção, Portugal, 2017, 105 min)
Realização: João Botelho
Interpretação: Jani Zhao, Catarina Wallenstein, Rui Morisson, Cláudio da Silva
Classificação: M/12


O Sabor da Cereja de Abbas Kiarostami

27 de Janeiro | Sábado |15h00 | Pequeno Auditório

"O Sabor da Cereja" foi o filme que trouxe ao cineasta iraniano Abbas Kiarostami a Palma de Ouro de Cannes em 1997. "O Sabor da Cereja" é um filme simples e sereno, com algum humor sobre um assunto emocionalmente complexo. A figura central da história é Badii (Homayoun Ershadi), um homem de meia-idade que guia um Range Rover pelas ruas de Teerão em busca de um candidato para um trabalho invulgar. Badii planeia o seu suicídio e procura alguém que o possa ajudar. Um tratamento subtil do suicídio, um tema que por si só divide opiniões totalmente proibido no mundo islâmico.

Título Original: Ta'm e guilass ( Ficção, Irão, 1997, 95 min)
Realização: Abbas Kiarostami
Interpretação: Homayoun Ershadi, Abdolrahman Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari
Classificação: M/12


Dersu Uzala de Akira Kurosawa

27 de Janeiro | Sábado |17h00 | Pequeno Auditório



A história é sobre um explorador russo, Vladimir Arseniev (Yuri Solomin) que, no início do século XX, durante uma expedição à Sibéria, com o objectivo de fazer um levantamento topográfico da região, encontra e torna-se amigo de Dersu Uzala (Maksim Munzuk), uma espécie de homem-gnomo que conhece aquelas florestas como ninguém e que lhe servirá de guia. "Dersu Uzala - A Águia da Estepe" coloca dois homens em harmonia um com o outro e com a natureza (a ecologia é umas das mensagens do filme de Kurosawa). Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em plena Guerra Fria, este filme soviético assinado pelo japonês Akira Kurosawa ("Os Sete Samurais", "Rapsódia em Agosto", "Ainda Não!") é imperdível.



Título Original: Dersu Uzala( Ficção, Federação Russa, 1975, 140 min)
Realização: Akira Kurosawa
Interpretação: Maksim Munzuk, Yuriy Solomin, Mikhail Bychkov
Classificação: M/12



Cinema na Casa das Artes

RODA GIGANTE de Woody Allen

12 de Janeiro |6.ª feira|21h30 | Grande Auditório

Entrada: 2 EUROS/ Estudante e Cartão Quadrilátero Cultural: 1 euro



O filme segue quatro personagens cujas vidas se cruzam no meio da agitação do Parque de Diversões de Coney Island, na década de 1950: Ginny (Kate Winslet), uma emocionalmente volátil ex-atriz que trabalha agora como empregada de mesa numa marisqueira; Humpty (Jim Belushi), o severo marido de Ginny e operador de carrossel; Mickey (Justin Timberlake), um jovem e bonito nadador-salvador que sonha ser dramaturgo; e Carolina (Juno Temple), a filha de Humpty, que se esconde de gangsters no apartamento do pai. Poeticamente fotografado por Vittorio Storaro, RODA GIGANTE é uma poderosa e dramática história de paixão, violência e traição que assinala o regresso de Woody Allen à sua Nova Iorque.

Titulo Original: Wonder Wheel (EUA, 2017, 100 min)
Realização: Woody Allen
Interpretação: Kate Winslet, Juno Temple, Justin Timberlake, Jim Belushi.

Sem comentários: