sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Cineclube da Joane e Casa das Artes de Famalicão ! Cinema dezembro....


Cinema no Pequeno Auditório
Dezembro
6 BlacKkKlansman: O Infiltrado de Spike Lee

Colorado, EUA, final da década de 1970. Ron Stallworth torna-se o primeiro detective negro a entrar na polícia de Colorado Springs, o que não é fácil em termos da forma como é recebido e tratado pelos colegas. Um dia, acaba por se infiltrar na secção local do Ku Klux Klan, falando ao telefone com os líderes, ganhando o respeito deles e mandando ir às reuniões em seu lugar um colega que é branco e judeu. Ao mesmo tempo, vai-se apaixonado por uma líder local dos direitos civis. Baseado no livro de memórias do próprio Stallworth, uma figura da vida real, um filme entre o drama e a comédia em que o passado é comparado directamente com o contexto político dos Estados Unidos de 2018. A realização está a cargo de Spike Lee, enquanto a produção é de Jordan Peele, o realizador e argumentista do oscarizado "Foge".

Título original: BlacKkKlansman (EUA, 2018, 135 min)
Realização: Spike Lee
Interpretação: John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier, Robert John Burke
Classificação: M/14




13 Cold War - Guerra Fria de Pawel Pawlikowski (sessão Traz Outro Amigo Também)

Cold War é uma impetuosa história de amor entre duas pessoas de diferentes origens e temperamentos, que são fatalmente incompatíveis, mas que estão destinadas a estar juntas. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria nos anos 50 na Polónia, Berlim, Jugoslávia e Paris, o filme retrata uma história de amor impossível em tempos impossíveis. Vencedor do prémio para Melhor Realizador na edição de 2018 do Festival de Cannes, o sexto filme do polaco Pawel Pawlikowski é livremente inspirado na relação entre os pais do realizador. Rodado a preto e branco, centra-se em duas pessoas que são oriundas de meios muito diferentes e têm personalidades que não condizem uma com a outra. O romance desenvolve-se em plena Guerra Fria, pela Europa, entre a Polónia, Berlim, a Jugoslávia e Paris.

Em complemento será exibida a curta metragem Como Fernando Pessoa Salvou Portugal de Eugène Green

Título original: Cold War (Polónia / Grã.-Bretanha / França, 2018, 88 min.)
Realização: Pawel Pawlikowski
Interpretação:  Joanna Kulig, Tomasz Kot, Borys Szyc
Classificação: M/14


20 A Aparição de Xavier Giannoli

Famoso pelo rigor e a imparcialidade das suas investigações jornalísticas, Jacques é contactado pelo Vaticano para participar num inquérito canónico, uma investigação pedida pela Igreja para averiguar a autenticidade de uma aparição da Virgem Maria numa pequena aldeia francesa. A notícia desse acontecimento espalhou-se de tal forma que agora milhares de católicos procuram auxílio em Ana, a rapariga a quem a santa supostamente apareceu. Dividido entre as visões contraditórias de alguns membros do clero, Jacques vai ao encontro de Ana, descobrindo algumas das suas motivações pessoais. Durante todo o processo, Jacques vai ver-se a colocar em causa as próprias crenças. Com argumento e realização do francês Xavier Giannoli ("Uma Aventura", "Quand j'Étais Chanteur", "Marguerite"), um filme interpretado por Vincent Lindon.

Título original: L'apparition (França, 2018, 135 min.)
Realização: Xavier Giannoli
Interpretação: Vincent Lindon, Galatéa Bellugi, Patrick d'Assumçao, Elina Löwensohn
Classificação: M/12

Sem comentários: