sexta-feira, 9 de novembro de 2018

"Capdeville XXI"- Estreia na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão


"Capdeville XXI" Estreia

Teatro-música experimental

uma coprodução da Casa das Artes de Vila Noca de Famalicão com INET-md/Universidade de Aveiro.

4 de dezembro | quarta \ 21h30 | pequeno auditório

Entrada: 2 euros. Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 1 Euros

M/6

Duração:  60 min (15 in intervalo)

CAPDEVILLE XXI

Em linha com correntes estéticas contemporâneas da segunda metade do séc. XX, com foco na inovação artística e performance multidisciplinar, Constança Capdeville deixou um importante legado de obras de teatro musicado. As suas partituras, roteiros, notas, críticas e textos de apoio às obras permitem um olhar mais abrangente sobre as mesmas – os processos de criação e diálogo com as linguagens do teatro e da dança, as referências literárias, as influências estéticas.

A perecibilidade dos suportes de gravação e a fugacidade da possibilidade de testemunho dos participantes levam a que a preservação e consequente continuidade performativa deste tipo de obras já se encontre comprometida; nem “recentes”, nem “antigas”, as obras contemporâneas têm parca presença nos circuitos musicais nacionais.

É neste sentido que surge o projeto “Capdeville XXI”, com o propósito de resgatar do esquecimento uma figura e obras centrais do experimentalismo português, fazendo incidir sobre elas a luz do protagonismo que lhes é devido.

O ponto de partida deste projeto são duas obras paradigmáticas de Capdeville: Double (1982) e Don’t, Juan (1985), ambas performadas apenas duas vezes, agora recriadas por perfomers do Performa Ensemble e do Xperimus Ensemble.



Ficha técnica

Performers: Performa Ensemble (Helena Marinho, Jaroslav Mikus) e Xperimus Ensemble (Patrícia Costa, Alfonso Benetti, Luís Bittencourt, João André Mendes), José Meireles.

Direção artística: Mónica Chambel

Desenho de som: Dinis Silva

Desenho de luz: Emanuel Pereira

Produção: Daniela Santos, Mónica Chambel

Produção institucional e apoios: Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Universidade de Aveiro, projeto “Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries”

Sem comentários: