sexta-feira, 13 de setembro de 2019

O Filho Pródigo – Filme Concerto de Luísa Pinto e Carlos Coelho A partir do texto de João Maria André e Helder wasterlain Música de Eduardo Silva e Ruca Lacerda | Estrei na Casa das artes de Famalicão

Estreia - 9 de Outubro | Quarta-feira |21h30 | Grande Auditório
O Filho Pródigo – filme-concerto
Cinema 
M/12
Duração: 50 min
Produção da Narrativensaio-AC em Coprodução com a Casa das Artes de V. N. Famalicão
Entrada: 4 euros. Estudante e Cartão Quadrilátero Cultural: 2 Euros


O Filho Pródigo – Filme Concerto de Luísa Pinto e Carlos Coelho
A partir do texto de João Maria André e Helder wasterlain
Música de Eduardo Silva e Ruca Lacerda

O Filho Pródigo-Filme-Concerto de Luísa Pinto e Carlos Coelho Costa é um filme com objetivos artísticos e sociais, cujo elenco é constituído por  reclusos e reclusas  dos dois estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo e,  atores profissionais. Trata-se de um filme mudo, legendado e tocado ao vivo, com interpretação musical e composição original de Eduardo Silva e Ruca Lacerda.

"Arte inclusiva? Quem inclui quem? Quem são os atores sociais presentes nos projetos? Qual o seu real impacto artístico e social?

O Filho Pródigo - Filme Concerto  resulta de  tais inquietações. É uma proposta sobre a arte como possibilidade de reinserção social de reclusos e parte de uma ideia da encenadora Luisa Pinto, que depois de ter levado à cena em 2017  a peça de teatro O Filho Pródigo de João Maria André e Helder Wasterlain,  fora dos muros prisão, decidiu adaptar o projeto para cinema, em formato de Filme-Concerto.

Esta nova criação da Narrativensaio-AC que junta  na Tela o mesmo elenco da peça, pretende agitar consciências e incentivar a reflexão para se consagrarem possibilidades conjuntas, sobre objetivos emancipatórios para as práticas artísticas participativas inclusivas. Objetivando-se que no futuro se evite a guetização destes e de outros grupos que sofrem de exclusão  social.

O argumento de O Filho Pródigo fala de um filho que foi embora, um pai que o quer esquecer, uma mãe que não deixa de o relembrar e um irmão condenado a preencher o vazio que o outro deixou para trás. É dessa gente que se faz uma estória de dolorosos desencontros. E de perdão.

Outras entidades parceiras:

Direção‑Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo

Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo

Centro de Estudos Arnaldo Araújo-ESAP

Santa Casa da Misericórdia do Porto

SP-Escola de Teatro ( S. Paulo, Brasil)

Megalito Media



Realização - Luísa Pinto e Carlos Coelho Costa

Direção artística – Luísa Pinto

Direção de fotografia - Carlos Coelho Costa

Assistente Imagem - Ricardo Macedo

Edição e Montagem - Carlos Coelho Costa, Daniel Pedrosa

Correção de Cor - Francisco Videira

Composição Musical e Interpretação - Ruca Lacerda e Eduardo Silva

Voz e Letra - Adriana Maurício

Voz off texto – António Durães, Juan Luís Toboso, João Melo, Fernando Soares, Fernanda Lapa



Interpretação - Fernanda Lapa, João Melo, João Castro, Adriana Maurício, Fernando Soares, Ricardo Correia, Joana Guilherme Pinto, Paula Gonçalves, Mário Moutinho, Ana Catarina , Sergey Gonnochenko, Pedro Camilo, Isabel Coelho



Figuração Especial - Roberto Merino, Tiago Oliveira, Pedro Viçoso, Teresa Vieira, Manuel Vieira, Ana Paula Santos, Mário Loureiro, Raquel Ferreira, Andreia Silveira


Prodigal Son it’s a film concert by Luisa Pinto, about the importance of art in inclusion processes.

Sem comentários: