quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão Episódio 4.2 – 7 e 11 de Março | Casa das Artes de Famalicão.


Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão

Episódio 4.2 – 7 e 11 de Março

Na segunda réplica deste quarto episódio, que arrancou em Outubro passado (ver www.closeup.pt), sob o mote do Tempo que Passa e do Tempo do Cinema, apresentamos quatro sessões, numa programação para o público geral e para o público escolar:

(1) uma tarde de sábado, dividida entre o medo e o terror na América, com NÓS, o sucessor de Foge de Jordan Peele, e o regresso de Francis Ford Coppola ao coração das trevas do Vietname, com a versão final cut de APOCALYPSE NOW;

(2) para o público escolar, uma das destemidas protagonistas do cinema de animação japonês, MARY E A FLOR DA FEITICEIRA, uma produção dos Studio Ponoc para alunos dos 1.º e 2.º ciclos; para recordar ou apresentar Laurel e Hardy, BUCHA E ESTICA, para alunos do 3.º ciclo e do secundário.

 7.Mar – 14h45 (PA) – NÓS de Jordan Peele

Para escapar à agitação do dia-a-dia, Adelaide e Gabe Wilson levam os dois filhos para uns dias tranquilos numa casa de praia em Santa Cruz, Califórnia. Tudo corre como o previsto até, numa noite, receberem a visita de quatro pessoas que, para seu espanto e horror, são a cópia exacta de cada um deles. Esses duplos são idênticos a si na aparência, mas também na forma de pensar. E o mais terrível de tudo isso é que estão ali com um único propósito: acabar com as suas vidas. Um "thriller" psicológico produzido, escrito e realizado por Jordan Peele, depois do enorme sucesso do oscarizado "Foge" (2017).

Título original: Us (EUA, 2019, 120 min)
Realização: Jordan Peele
Interpretação: Lupita Nyong'o, Winston Duke, Elisabeth Moss, Anna Diop
Classificação: M/16

Us is a 2019 American horror film written and directed by Jordan Peele, starring Lupita Nyong'o, Winston Duke and Elisabeth Moss. The film follows Adelaide Wilson and her family, who are attacked by a group of menacing doppelgängers.

 7.Mar – 17h00 (PA) – APOCALYPSE NOW – final cut  de Francis Ford Coppola (com introdução de Rui Catalão)

Apocalypse Now - Final Cut é a terceira e derradeira versão de um dos grandes marcos da história do cinema, e que este ano comemora 40 anos sobre a sua estreia no Festival de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro. Francis Ford Coppola considera naturalmente esta versão como a melhor e a definitiva para o seu filme, cujo restauro em 4K acompanhou de perto, nomeadamente ao nível do som. Durante a Guerra do Vietname, um jovem capitão americano recebe como missão procurar e assassinar um coronel americano desertor que se escondeu na selva e passou a comandar guerrilheiros no Camboja, onde é adorado como um semi-deus. Uma adaptação de Coração das Trevas, de Joseph Conrad

Título original: Apocalypse Now Final Cut (EUA, 1979/2019, 182 min)
Realização: Francis Ford Coppola
Interpretação: Martin Sheen, Marlon Brando, Robert Duvall, Frederic Forrest, Sam Bottoms, Larry Fishburne, Dennis Hopper, Harrison Ford
Classificação: M/16

Apocalypse Now is a 1979 American film about the Vietnam War, directed by Francis Ford Coppola. It stars Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen and Dennis Hopper. The screenplay, co-written by Coppola and John Milius and was loosely based on the 1899 novella Heart of Darkness by Joseph Conrad

 11.Mar – 10h00 (GA) – BUCHA E ESTICA de Jon S. Baird - sessão para escolas (3.º ciclo e secundário)

Oliver Hardy e Laurel (aqui interpretados pelos actores John C. Reilly e Steve Coogan), em Portugal mais conhecidos como Bucha e Estica, formaram uma das mais carismáticas duplas de comédia de todos os tempos. Em 1953, numa tentativa de reavivar a popularidade de outrora, resolvem fazer uma digressão de "music hall" pelas várias salas de espectáculos da Grã-Bretanha, ainda a recuperar dos efeitos da Segunda Grande Guerra. Se, a princípio, o público se revela um pouco relutante em assistir aos seus espectáculos, depressa se rende aos seus irresistíveis "gags". Mas essa longa jornada terá um propósito ainda mais importante: sarar feridas antigas e ressentimentos acumulados durante várias décadas de amizade. Uma comédia biográfica com argumento de Jeff Pope e realização de Jon S. Baird (“Lixo”) que se baseia nos últimos anos da dupla composta pelo norte-americano Oliver Hardy (1892-1957) e pelo inglês Stan Laurel (1890-1965), famosa no mundo inteiro desde os tempos do cinema mudo até à época de Ouro de Hollywood.

Título original: Stan and Ollie (EUA, 2018, 95 min)
Realização: Jon S. Baird
Interpretação: John C. Reilly, Steve Coogan, Shirley Henderson
Classificação: M/12

Cinema screenings for schools - Stan & Ollie is a 2018 biographical film directed by Jon S. Baird. Based on the later years of the lives of the comedy double act Laurel and Hardy, the film stars Steve Coogan and John C. Reilly as Stan Laurel and Oliver Hardy.

 11.Mar – 14h30 (GA) – MARY E A FLOR DA FEITICEIRA de Hiromasa Yonebayashi (versão portuguesa) - sessão para escolas (1.º e 2.º ciclo)

Mary, de 11 anos, é uma menina inteligente e cheia de vida que está a passar as férias de Verão em casa da sua tia-avó. Aborrecida e sem nada para fazer, espera ansiosamente pelo início das aulas. Um dia, ao seguir o percurso de dois gatinhos, é guiada até um bosque onde encontra uma velha vassoura e uma flor que tem a particularidade de só desabrochar a cada sete anos. Ao tocar-lhes, um estranho feitiço é activado e a menina é levada numa maravilhosa aventura. Durante essa noite mágica, adquire poderes extraordinários que lhe vão permitir conhecer um mundo nunca visto. Produzido pelo estúdio de animação Studio Ponoc, um filme de animação com assinatura do japonês Hiromasa Yonebayashi (nomeado para o Óscar com "Memórias de Marnie") que se inspira na obra "The Little Broomstick", da escritora britânica Mary Stewart.

Título original: Meari to Majo no Hana (Japão, 2018, 95 min)
Realização: Hiromasa Yonebayashi
Interpretação (vozes): Renata Belo, Raquel Ferreira, Sofia Espírito Santo, Mila Belo, Bruno
Classificação: M/6

Cinema screenings for schools - Mary and the Witch's Flower is a 2017 Japanese animated film directed by Hiromasa Yonebayashi. Based on The Little Broomstick by Mary Stewart, this is Studio Ponoc's first feature film.

Bilheteira Sessões

Geral: 2 euros

Cartão quadrilátero: 1 euro

Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Sem comentários: