sexta-feira, 18 de junho de 2021

Cinema | Casa das Artes de Famalicão - 20 anos.

 Cinema no Pequeno Auditório _ Cineclube da Joane _ sessões às 19h00

 3 Pinóquio de Matteo Garrone

Gepetto, um velho marceneiro sem filhos, esculpe um boneco de madeira a que dá o nome de Pinóquio. O boneco, que subitamente ganha vida, tem uma personalidade doce mas muito marota, que o faz estar constantemente em fuga e metido em sarilhos. Para seu desgosto e azar, sempre que mente, o nariz de Pinóquio cresce, o que, naturalmente, lhe traz grandes transtornos e algumas humilhações. Apesar da orientação da Fada Madrinha, que lhe tenta incutir algum discernimento, e do amor incondicional de Gepetto, o espírito curioso do bonequinho fá-lo embarcar nas perigosas aventuras que serão aqui contadas. O italiano Matteo Garrone ("Dogman", "Gomorra") realiza esta adaptação ao cinema do famoso conto de Carlo Collodi (1826-1890), desta vez em acção real, sobre um pequeno boneco de madeira que ganha vida e sonha tornar-se um menino de verdade.

Título original: Pinocchio (Itália, 2019, 125 min.)
Realização: Matteo Garrone
Interpretação: Federico Ielapi, Roberto Benigni, Rocco Papaleo, Massimo Ceccherini
Classificação: M/12

Pinocchio is a 2019 Italian film, directed by Matteo Garrone, and based on the 1883 book The Adventures of Pinocchio by Italian author Carlo Collodi] The film stars child actor Federico Ielapi as the title character and Roberto Benigni as Mister Geppetto,

 

10 A VOZ DA LUA de Federico Fellini (Já Não Há Cinéfilos?! – Fellini, os lugares da Memória)

Inspirado em "O Poema do Lunático", de Ermano Cavazzoni, que também é co-autor do guião, este é o derradeiro filme de Federico Fellini, que viria a morrer em 1993. Com o actor cómico Roberto Benigni no papel principal, centra-se num homem acabado de sair de um manicómio e na forma deslumbrada como vê o mundo, fixando-se numa mulher cuja beleza equipara à Lua. Pelo caminho, vai encontrando várias personagens estranhas. Os média, em especial a televisão, o populismo e uma visão surrealista da sociedade italiana da altura que ainda hoje encontra ecos, são alguns dos focos deste filme.

 

Título original: La Voce della Luna (Itália, 1990, 120 min.)
Realização: Federico Fellini
Interpretação: Roberto Benigni, Paolo Villaggio, Nadia Ottaviani
Classificação: M/12

The Voice of the Moon is a 1990 Italian film directed by Federico Fellini and starring Roberto Benigni. Based on the novel Il poema dei lunatici by Ermano Cavazzoni, and revisiting themes Fellini first explored in La strada (1954).

 

17 O Ano da Morte de Ricardo Reis de João Botelho

Depois de 16 anos a viver no Brasil, Ricardo Reis chega a Lisboa, debaixo de chuvas torrenciais, no dia 29 de Dezembro de 1935. Instalado no Hotel Bragança, na Rua do Alecrim, assiste ao desenrolar de um tempo particularmente sombrio na Europa, marcado pelos horrores do fascismo de Mussolini, pelos ideais nazis de Hitler, pela terrível Guerra Civil espanhola e, em Portugal, pelo autoritarismo salazarista do Estado Novo. Depois de uma visita à sepultura de Fernando Pessoa (Reis é, na realidade, uma personagem surgida da heteronímia de Pessoa), o fantasma do poeta faz uma série de aparições no quarto de Reis onde, durante meses, ambos se perdem em reflexões sobre a vida, o país e o mundo. Escrito em 1984, por José Saramago, prémio Nobel da literatura em 1998, “O Ano da Morte de Ricardo Reis” é agora adaptado ao cinema por João Botelho ("A Corte do Norte", "Filme do Desassossego", "Os Maias" ou “Peregrinação”). Com o brasileiro Chico Díaz a encarnar Ricardo Reis e Luís Lima Barreto a assumir o papel de Fernando Pessoa, o elenco conta também com a participação de Catarina Wallenstein, Rui Morisson, Victoria Guerra, Marcello Urgeghe e Hugo Mestre Amaro.

Título original: O Ano da Morte de Ricardo Reis (Portugal, 2020, 125 min)
Realização: João Botelho
Interpretação: Victoria Guerra, Catarina Wallenstein, Luís Lucas, Marcello Urgeghe, Luísa Cruz
Classificação: M/14

An adaptation of Jose Saramago novel, O Ano da Morte de Ricardo Reis, in a portuguese film directed by João Botelho.

 

24 Da Eternidade de Roy Andersson (sessão Traz Outro Amigo Também)

Neste filme, todos os acontecimentos têm a mesma gravidade, sejam pequenos episódios da vida de pessoas comuns, sejam grandes eventos que marcam a História. Em "Da Eternidade", um casal observa uma cidade devastada pela guerra; um pai pára para apertar os atacadores dos sapatos da filha a caminho de uma festa; adolescentes dançam à porta de um café; um exército derrotado marcha para um campo de prisioneiros de guerra; e um sacerdote questiona a sua fé. Tudo é reflexo da fragilidade humana. Tudo é, simultaneamente, trivial e grandioso.  Em competição no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o Leão de Prata para Melhor Realizador, um filme melancólico sobre a vida, o amor e a morte, com assinatura do aclamado cineasta sueco Roy Andersson (que, em 2014, arrecadou o Leão de Ouro pelo filme "Um Pombo Pousou Num Ramo a Reflectir na Existência").

Título original: Om det oändliga (Noruega/Alemanha/Suécia/França, 2019, 78 min.)
Realização: Roy Andersson

Sem comentários: