quarta-feira, 30 de junho de 2021

CINEMA PARAÍSO 2021_ Projecto Itinerante de Cinema Ao Ar Livre _ 22.ª edição | Casa das Artes de Famalicão.


CINEMA PARAÍSO 2021_
Projecto Itinerante de Cinema Ao Ar Livre _ 22.ª edição

É Verão, tempo de virar o projetor para o exterior, de direcionar as luzes do Cinema para a cidade, para as praças, para dentro das urbanizações. Nas edições anteriores, afirmamos uma das principais ideias do projeto, a sua itinerância, que permitiu ao Cinema Paraíso estacionar em mais de trinta locais, no percurso que já chegou a mais de metade das freguesias do extenso território de Vila Nova de Famalicão e que conhece nesta edição um incremento através do programa Há Cultura / Cultura para Todos, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE), o que permitirá ao Cinema Paraíso projetar-se pela primeira vez em cinco freguesias: Arnoso Santa Eulália, Carreira, Fradelos, Mogege e Vale S. Cosme.

Para a 22.ª edição, vamos continuar a levar o cinema às populações, em condições de segurança através da adopção das normas validadas pela Direcção Geral de Saúde, fazê-lo com escolhas criteriosas, com propostas que cheguem ao grande público, que ambicionam surpreender o espectador, cinema popular de várias proveniências, do presente e em diálogo com a História e as histórias do Cinema. Este Verão, o Cinema Paraíso terá cinco projeções no Parque da Devesa, o seu local de eleição desde 2013, e deambulará pelas cinco freguesias referidas.

Venham, tragam um agasalho, uma manta ou uma cadeira de praia: o Cinema Paraíso projeta luz e histórias a partir das 22h00. A entrada é livre.

I) Parque da Devesa (Quartas-feiras – Julho, Agosto)

7 de JulhoKnives Out: Todos São Suspeitos de Rian Johnson

Título original: Knives Out (EUA, 2020, 125 min)
Realização: Rian Johnson
Interpretação: Daniel Craig,Chris Evans, Jamie Lee Curtis, Michael
Shannon, Toni Collette e Christopher Plummer.
Classificação: M/12

Harlan Thrombey é um escritor de renome que resolve organizar
uma grande festa para celebrar o seu 85.º aniversário. Tudo isto não passaria de uma vulgar reunião familiar não fosse o facto de, no dia seguinte, o velho senhor aparecer morto. Para investigar o caso é enviado Benoit Blanc, um detective conhecido pela sua extraordinária agudeza de espírito. Qual não é o seu espanto quando o investigador percebe que todos os presentes, sem excepção, têm um motivo real para assassinar o patriarca. Com realização de Rian Johnson ("Os Irmãos Bloom", "Looper - Reflexo Assassino", "Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi"), uma comédia negra que é também uma homenagem a Agatha Christie, uma das suas escritoras preferidas, e ao mestre do suspense Alfred Hitchcock. 

Knives Out is a American mystery film that follows a master detective investigating the death of the patriarch of a wealthy, dysfunctional family

14 de JulhoA Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca de Will Becher, Richard Phelan

Título original: A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon
(Grã-Bretanha/EUA/França, 2019, 85 min)
Realização: Will Becher, Richard Phelan
Interpretação (vozes):Andy Nyman, Justin Fletcher, Joe Sugg,John Sparkes
Classificação: M/6

É o segundo filme da ovelha mais famosa do mundo, uma produção dos estúdios Aardman. Quando uma impetuosa e adorável extraterrestre, com poderes espantosos, cai por acidente perto da quinta Mossy Bottom, Choné percebe rapidamente que é uma oportunidade para diversão e aventura com poderes alienígenas, e embarca numa missão para acompanhar a visitante intergaláctica de volta a casa, antes que uma organização sinistra a capture... Será que Choné e o rebanho conseguem impedir um Farmageddon na quinta Mossy Bottom, antes que seja tarde demais? Em ‘A Ovelha Choné: A Quinta-Contra-Ataca’, a mais amada ovelha de todos os tempos é levada para sítios longínquos, num salto gigantesco para o Espaço, onde viverá uma experiência épica digna de ficção científica.

A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon is a 2019 British stop-motion animated film produced by Aardman Animations.

4 de AgostoNomadland - Sobreviver na América de Chloé Zhao

Titulo original: Nomadland (EUA, 2020, 105 min)
Realização: Chloé Zhao
Interpretação: Frances McDormand, David Strathairn, Linda May,
Angela Reyes, Patricia Grier
Classificação: M/12

Depois de décadas a trabalhar numa empresa de materiais de

construção, Fern, de 60 anos, é despedida. Sem nada que a prenda à pequena cidade do Nevada onde sempre viveu com o seu falecido marido, resolve vender todas as suas posses e fazer-se à estrada. Ao longo do caminho, vai-se cruzando com nómadas como ela, que lhe ensinam várias técnicas de sobrevivência e cuja amizade e generosidade vai alterar a sua forma de olhar o mundo. Com Frances McDormand como protagonista, um filme dramático que tem por base “Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century” (2017), um livro autobiográfico onde Jessica Bruder conta a sua história. McDormand contracena com o actor David Strathair e também com Linda May, Swankie e Bob Wells, três nómadas na vida real que se representam a si mesmos. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, o filme venceu o Oscar de Melhor Filme, Realizador e Actriz Principal.

Nomadland is a American drama film directed by Chloé Zhao. It stars Frances McDormand as a woman who leaves her hometown of Empire, Nevada after her husband dies and the sole industry closes down to be "houseless" and travel around the United States

11 de AgostoMARY E A FLOR DA FEITICEIRA de Hiromasa 

Título original: Meari to Majo no Hana (Japão, 2018, 95 min)
Realização: Hiromasa Yonebayashi
Interpretação (vozes): Renata Belo, Raquel Ferreira, Sofia Espírito Santo,
Mila Belo, Bruno Ferreira, João Gouveia
Classificação: M/6

Mary, de 11 anos, é uma menina inteligente e cheia de vida que
está a passar as férias de Verão em casa da sua tia-avó. Aborrecida e sem nada para fazer, espera ansiosamente pelo início das aulas. Um dia, ao seguir o percurso de dois gatinhos, é guiada até um bosque onde encontra uma velha vassoura e uma flor que tem a particularidade de só desabrochar a cada sete anos. Ao tocar-lhes, um estranho feitiço é activado e a menina é levada numa maravilhosa aventura. Durante essa noite mágica, adquire poderes extraordinários que lhe vão permitir conhecer um mundo nunca visto. Produzido pelo estúdio de animação Studio Ponoc, um filme de animação com assinatura do japonês Hiromasa Yonebayashi (nomeado para o Óscar com "Memórias de Marnie") que se inspira na obra "The Little Broomstick", da escritora britânica Mary Stewart. 

Mary and the Witch's Flower  is a Japanese animated film, based on the 1971 book The Little Broomstick by Mary Stewart, and is Studio Ponoc's first feature film

18 de AgostoA ESTRADA de Federico Fellini

Titulo original: La Strada (Itália, 1954, 105 min)
Realização: Federico Fellini
Interpretação: Giulietta Masina, Anthony Quinn, Richard Basehart
Classificação: M/12

Nunca houve um rosto como o de Giulietta Masina. O seu marido, Fellini,

dirige-a no papel de Gelsomina em A Estrada, o filme que estabeleceu o

seu carisma internacional. Figura frágil e ingénua num mundo sem amor, Gelsomina é vendida pela mãe a Zampanò (Anthony Quinn), um saltimbanco forte e bruto que a leva para trabalhar com ele na sua vida de estrada, dando-lhe um número burlesco.

Quando este encontra um velho rival, o artista que dá pela alcunha de “O Louco” (Richard Basehart), a fúria do homem musculado é provocada até ao ponto de rutura. Uma parábola com notas musicais de um Charlot trágico. Aqui Fellini trocou qualquer familiaridade com o neorrealismo pela fábula poética, inspirando uma das suas mais populares personagens, Gelsomina, nascida de uma caricatura de palhaço feita pelo realizador no seu bloco de notas. A Estrada venceu o Óscar de Melhor de Filme Estrangeiro.

La strada is a 1954 film directed by Federico Fellini. The film tells the story of Gelsomina, a simple-minded young woman bought from her mother by Zampanò, a brutish strongman who takes her with him on the road.

II) itinerância pelas freguesias (Julho)

4 de Julho (Domingo) -  CARREIRA –  Parque de Jogos, junto ao Grupo Desportivo da Carreira

BENZINHO de Gustavo Pizz

Título original: Benzinho (Brasil, 2018, 95 min
Realização: Gustavo Pizzi
Interpretação: Karine Teles, Otávio Müller, Adriana Esteves
Classificação: M/12

Irene é casada com Klaus, com quem tem quatro filhos. Apesar das dificuldades financeiras com que lutam todos os dias, são felizes. Mas quando Fernando, o filho de 16 anos, é convidado para jogar numa equipa profissional de andebol na Alemanha, Irene sente-se desmoronar. Despreparada para enfrentar a ausência dele em apenas um mês, deixa-se levar numa espiral de sentimentos que, inevitavelmente, vai desestabilizar o equilíbrio de toda a família.  

Loveling is a 2018 Brazilian film directed by Gustavo Pizzi, about the day life of a family. The film had its world premiere on Sundance Film Festival.

11 de Julho (Domingo)  ARNOSO S.TA EULÁLIA – Parque de Jogos (ADC)

TEMPOS MODERNOS (cópia restaurada) de Charlie Chaplin

Título original: Modern Times (EUA, 1936, 85 min.)
Realização: Charlie Chaplin
Interpretação: Charles Chaplin, Henry Bergman, Paulette Goddard, Tiny Sandford
Classificação: M/6

Na época da Revolução Industrial, Chaplin trabalha na linha de montagem de uma fábrica com a função repetitiva de apertar parafusos. Isso provoca-lhe uma crise nervosa e é despedido. Depois de um longo período num sanatório, sai em busca de trabalho, mas acaba por ser preso ao ser confundido com um agitador comunista. Devido à falta de emprego, tudo faz para permanecer na prisão. Até que conhece uma jovem órfã que rouba comida para alimentar as irmãs. As irmãs são levadas pela Segurança Social, mas ela consegue escapar vivendo de expedientes. Juntamente com Charlot, vão sobreviver e encontrar emprego em tempos muito conturbados.

 Modern Times is a American comedy directed by Charlie Chaplin in which his iconic Little Tramp character struggles to survive in the modern, industrialized world.

 18 de Julho (Domingo)  VALE S. COSME – CIIES (Antiga DIDAXIS - junto ao Parque de Jogos)

MIRAI de Mamoru Hosoda

 Título original: Mirai (Japão, 2018, 95 min.)

Realização: Mamoru Hosoda
Interpretação: Moka Kamishiraishi, Haru Kuroki, Gen Hoshino
Classificação: M/6

O filme segue um menino de quatro anos que luta para lidar com
 a chegada de uma irmã mais nova. Um jardim misterioso no quintal da casa do menino torna-se um portal que lhe permite viajar no tempo até à altura em que a sua própria mãe era pequena e o avô um jovem. Essas aventuras repletas de fantasia permitem que a criança mude a sua forma de ver e ajudam-no a preencher o papel de irmão mais velho. Nomeado para o Óscar e Globo de Ouro na categoria de animação, uma história sobre ciúme e aceitação, com assinatura do japonês Mamoru Hosoda ("O Rapaz e o Monstro").

 Mirai is a Japanese animated film written and directed by Mamoru Hosoda and produced by Studio Chizu, in a family program.

 21 de Julho (Quarta-feira)  FRADELOS – Adro da Igreja

PARASITAS de Bong Joon Ho

 

Título original: Gisaengchung (Coreia do Sul, 2019, 125 min)
Realização: Bong Joon Ho
Interpretação: Song Kang-ho, Lee Sun-kyun, Cho Yeo-jeong, Choi Woo-shik
Classificação: M/12

Ki-taek tem uma família unida, mas estão todos desempregados e as suas perspectivas futuras são negras. O filho Ki-woo é recomendado por um amigo – que frequenta uma prestigiosa universidade – para dar explicações bem pagas, o que vem desencadear a esperança de um rendimento regular na família. Portador das expectativas familiares, Ki-woo dirige-se à casa dos Park para uma entrevista de trabalho. Chegado à casa do Sr Park – dono de uma empresa global de tecnologia informática – Ki-woo conhece Yeon-kyo, a bela e jovem dona da casa. Este primeiro encontro entre as duas famílias vai provocar uma imparável cadeia de incidentes. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.

 

Parasite is a South Korean comedy thriller film directed by Bong Joon-ho that received widespread critical acclaim, won the Palme d'Or at the 2019 Cannes Film Festival and won the Oscar of best picture.

 

 

 

25 de Julho (Domingo)  MOGEGE – Campo de Jogos (ADERM), junto ao cemitério

ORDEM MORAL de Mário Barroso

 

Título original: Ordem Moral (Portugal, 2020, 100 min.)
Realização: Mário Barroso
Interpretação: Maria de Medeiros, Albano Jerónimo, Julia Palha,
João Arrais, Isabel Ruth, Ana Bustorff
Classificação: M/12

Em 1918, Maria Adelaide Coelho da Cunha, proprietária do “Diário de Notícias” e filha do fundador do jornal, foge com o antigo motorista, mais de duas décadas mais novo do que ela, e deixa toda a gente à sua procura, numa busca altamente mediática. Três semanas depois, é encontrada, internada no hospício Conde de Ferreira e declarada louca e incapaz por Júlio de Matos, Egas Moniz e Sobral Cid, o que permite ao marido vender o jornal e entregá-lo ao serviço dos poderes que irão instituir a ditadura poucos anos depois. Esta história verídica é agora alvo de um filme de Mário Barroso, com Maria de Medeiros no papel de Maria Adelaide e com argumento de Carlos Saboga.

In 1918, Maria Adelaide Coelho da Cunha, heiress and owner of the Diário de Notícias, leaves the social, cultural and family luxury in which she lives to escape with a petty chauffeur, 26 years younger.

 

co-produção Cineclube de Joane, Casa das Artes de Famalicão e Município de Vila Nova de Famalicão

Sessões às 22h00, entrada livre.

APOIOS INSTITUCIONAIS (Parceiros)

Instituto do Cinema e do Audiovisual; Norte 2020 / Fundo Social Europeu

 

APOIOS LOGÍSTICA
Parque da Devesa (Famalicão), União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures, União das Freguesias de Vale (São Cosme), Telhado e Portela, Junta de Freguesia de Mogege, União das Freguesias de Carreira e Bente, Junta de Freguesia de Fradelos

Sem comentários: