quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Aldara Bizarro: Somos Nós _ Estreia | Casa das Artes de Famalicão 20 anos.


Aldara Bizarro: Somos Nós _ Estreia

Projeto de experimentação e criação artística na área de dança em cruzamento com vídeo em contexto escolar para alunos do 10º ano

Dança

5 de Novembro | Sexta-feira| 21h30| Grande Auditório

Entrada: Entrada livre à lotação da Sala. É necessário ingresso de controlo dos lugares do Auditorio.

M/6

Duração: 50 min

 Sinopse

Somos Nós, é uma ação de criação artística de Aldara Bizarro que se insere no projeto Há Cultura | Cultura para Todos, promovido pelo Município de vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).

Somos Nós, é um projeto que se desenvolve com alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I e com um grupo de profissionais de dança contemporânea, de vídeo e de música, que tem como objetivo apresentar a diversidade cultural que existe na escola, no sentido de alargar o conhecimento e de poder fruir da riqueza do que cada um traz de diferente.

A partir da prática e da transformação de danças tradicionais e da aplicação de ferramentas e técnicas utilizadas na criação de dança contemporânea, desenvolve-se um espetáculo em cocriação com os alunos, em que estes são simultaneamente bailarinos e criadores, que procura promover a harmonia e encantamento pela diversidade cultural.

Ficha Artística
Aldara Bizarro: Direção Artística e Coreografia
Filipe Moreira e Sofia Portugal: Dança
João Pinto: Vídeo
Pedro Salvador: Música

Biografia | Aldara Bizarro

Nasceu em Moçambique, em Maputo, em 1965. Estudou dança em Luanda, Lisboa, Nova Iorque e Berlim. Gosta de evidenciar os períodos em que estudou no Merce Cunningham Studio e no Movement Research (NYC), no Tanzfabrik (B), como sendo das fases mais ricas da sua formação. Como intérprete trabalhou com Paula Massano, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Francisco Camacho e Madalena Victorino.  Começou a coreografar em 1990 com a peça Me Myself and Influências, premiada no IV Workshop Coreográfico da Companhia de Dança de Lisboa.  Faz parte do grupo da Nova Dança Portuguesa representado na Europália 91 e desde então, assina as suas peças, que têm sido apresentadas nas principais salas do País destacando nas suas obras a trilogia Love Series, Uma Bailarina, Projeto Respira, A Nova Bailarina, distinguida pelo jornal Publico como uma das melhores peças de 2011, e o Baile.  Como formadora trabalhou com o Forum Dança, Escola Superior de Dança, Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural Vila Flor, Artemrede e outros espaços culturais.  Foi diretora artística de Jangada de Pedra, estrutura de dança financiada pela DGArtes, durante 16 anos e foi nesse contexto que dirigiu e realizou, no LUX, em Lisboa, o Festival W.A.Y.  Atualmente desenvolve projetos para jovens e para a comunidade, cruzando a dança com outras artes, com enfoque na componente artística, social e pedagógica.   

“Somos Nós” it’s a project that is developed with the school community and a group of contemporary dance professionals

Sem comentários: