terça-feira, 18 de janeiro de 2022

"A Bela Adormecida" com coreografia e dramaturgia: Fábio Lopez, segundo Marius Petipa | Casa das Artes de Famalicão.










 


A Bela Adormecida

Espetáculo organizado no âmbito da Temporada Portugal- França 2022. Espetáculo inserido no programa Saison Croisée, com o apoio do Ministério da Cultura Francês e o Ministério da Cultura Português.

Produção: Cie. Illicite – Bayone

Coprodução: Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal da Guarda, Cia INTRANZYT, CNN Malandin Ballet Biarritz

Dança

4 e 5 de Fevereiro | sexta-feira sábado| 21h30 | Grande Auditório.

Entrada: 6 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 3 Euros

M/6

Duração: 65 m

Peça coreográfica para 13 bailarinos, livremente inspirada no "Gulistan" de Saâdi.

Durante o sono, a protagonista Aurora/"Rose" é forçada a interiorizar a sua autoimagem, consciente ou inconscientemente, até que seja despertada do seu isolamento forçado. Na maioria dos contos, se a maldição inicial sobre "Rosa" tivesse prevalecido, ela teria morrido. Em vez disso, ela permanece viva, numa espécie de estado de coma e de vigília.

Em ambas as versões, de Grimm ou Perrault, o sono suspende a princesa entre dois mundos diferentes, ou seja, transmuta- a em morto-vivo. Além disso, o sono é uma forma protetora de preservar a beleza da sua juventude. Aprisionando a heroína, reduzindo-a a um paradigma patriarcal perfeito, da mulher ideal, o sono também interrompe a sua adolescência, privando-a de alegrias e experiências juvenis. Este estado de coma induzido e inação através do sono, isola-a da sociedade e impede-a de aprender a lidar com as provações e tribulações do mundo real.

As forças sociais e as expectativas do papel de gênero moldam tudo o que ela faz, desde sua maldição, durante o seu sono em coma, até ao encontro com um príncipe.

Estes contos de fadas partem da premissa de que a responsabilidade da feminilidade é um desafio que muitas mulheres desejam evitar.

A perspetiva tradicional dos autores influencia fortemente a identidade de gênero da protagonista e a maneira como ela interage com a sociedade e o gênero. Felicidade individual “definida” e felicidade “para sempre” não são prometidas a ninguém, especialmente a uma Bela Adormecida.

 Ficha Artística

 Musica: Piort Ilitch Tchaïkvski & Maurice Ravel

Coreografia e dramaturgia: Fábio Lopez, segundo Marius Petipa

Consultor artístico: Françoise Dubuc

Cenografia: Fábio Lopez & Christian Grossard

Desenho de Luz: Christian Grossard

Figurinos: Dorothée Laurent

Direcção de régie: Aïtz Amilibia

 Bailarinos

Princesa Aurora: Alessandra De Maria

Príncipe Florimond: Adrian Roman Ventura

Carabosse: Alvaro Rodriguez Piñera (bailarino convidado do Ballet da Ópera Nacional de Bordeaux ) ou Fábio Lopez

Fada solista - Coline Grillat (dia 4) / Alexia Barré (dia 5)

A Mãe – Inês Barros

Ensamble – Alexia Barré, Ayano Tatekawa, Coline Grillant, Inês Barros, Océane Giner, David Serrano Castillo, David Claisse, Kauêh Costa, Louis Lamoureux Rodrigo Pereira

 Bailarinos da companhia INTRANZYT Cia.®:

Ayano Tatekawa, Inês Barros, Kauêh Costa, Rodrigo Pereira

Bailarinos da companhia Cie. ILLICITE - BAYONNE:

Alessandra De Maria, Adrian Roman Ventura, Alexia Barré, Coline Grillant, Océane Giner, David Serrano Castillo, David Claisse, Louis Lamoureux

 Projeto apoiado por:

República Francesa, República Portuguesa, Instituto Camões, Instituto Francês, GEPAC, Câmara Municipal de Famalicão, Câmara Municipal da Guarda, Ville de Bayonne, Ville Anglet, Ville de Biarritz, OLDEAK – Cité des Arts, Département Pyrénées Atlantiques, Préfet de la Région Novelle Aquitaine, Communauté Pays Basque / Euskal, Opéra National de Bourbeux, Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris, Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon, Repetto.

 

Choreography piece for thirteen dancers, freely inspired by Saâdi's "Gulistan".

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