quinta-feira, 18 de julho de 2024

VI EDIÇÃO JOF - JOVEM ORQUESTRA DE FAMALICÃO | Casa das Artes de Famalicão


 


VI Edição JOF - Jovem Orquestra de Famalicão

Residência artistica | CONCERTOS - 9 a 14 de setembtro de 2024

Maestro e Diretor Artístico: José Eduardo Gomes

13 de Setembro | Sexta-feira| 21h30| Grande Auditório
14 de Setembro | Sábado| 18h00| Grande Auditório
Entrada: 2 euros / Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 1 Euros

M/6
Duração: 90 min

Programa


Béla Bartók - Concerto para viola e orquestra

Solista: Máté Szücs (viola) numa coprodução: Casa das Artes de Famalicão, FAMART/ Cidnay Festival

I. Moderato

II. Adagio

III. Allegro Vivace

 

Dmitri Shostakovitch - Sinfonia n°5 em ré menor, Op. 47,

I. Moderato

II. Allegretto

III. Largo

IV. Allegro non troppo

 

A VI edição do estágio JOF - Jovem Orquestra de Famalicão decorre de 9 a 14 de setembro de 2024, na Casa das Artes de Famalicão. Trata-se de um estágio de orquestra sinfónica de curta duração dirigido a 87 jovens instrumentistas, com formação pré-universitária ou residentes, em Vila Nova de Famalicão e organizado pela Casa das Artes/Município de Famalicão.

O Estágio JOF procura responder a características únicas do território de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente a existência de um forte e dinâmico ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música, composto pelas seguintes entidades: CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

Sabendo que muitos destes alunos do concelho de Famalicão têm prosseguido estudos e carreiras profissionais por outras instituições em Portugal e por toda a Europa, o Estágio JOF procura valorizar estes jovens músicos, em formação e em atividade profissional em Portugal e no Estrangeiro, promovendo o diálogo intercultural entre Famalicão e a sua Diáspora, estabelecendo pontes entre o ensino artístico proporcionado na região e o ensino superior. Simultaneamente, procura sensibilizar a comunidade Famalicense para a música clássica, em particular para o repertório orquestral, e promover o binómio artes-educação.

Sem comentários: