CLOSE-UP: Memórias do Futuro
9.º episódio do
Observatório de Cinema: 12 a 19 de
Outubro na Casa das Artes de Famalicão
O mote da nona edição do Observatório de Cinema aponta ao futuro, não tanto a cenários futuristas, mas antes ao que indivíduos e gerações percecionaram como o seu futuro, ou como se recordavam de olhar para o futuro em vidas passadas, na tomada de percursos, de narrativas singulares, em que o diálogo com as imagens se define como um eterno retorno.
O programa
será pontuado, como em edições anteriores, pelo encontro das imagens com as
outras linguagens: na abertura, Surma juntará ao recente alla a
apresentação em estreia do cine-concerto O Cão Andaluz de Luis Buñuel; em modo
Concerto Promenade, a Orquestra da Costa Atlântica musicará duas curtas
de Charlie Chaplin; no Teatro Narciso Ferreira, Joana Gama & Luís
Fernandes reencontrar-se-ão mediados pelas imagens de Eduardo Brito; o
encerramento será privilegiado, com a música dos Micro Audio Waves e a
coreografia de Rui Horta em Glimmer.
As
Paisagens Temáticas serão preenchidas com imagens de Memórias do Futuro,
provenientes de várias latitudes e fluxos temporais: a atualização do mito de
Medeia em Saint Omer; um realizador que na Argélia encontra o devir do
pai, em Marinheiro das Montanhas; A Sala de Professoras, que nos
proporciona um embate com a escola, uma das arenas de onde olhamos para o
futuro; algumas gerações depois dos anos 60 de Pasolini, um coletivo de
cineastas voltou a entrevistar jovens italianos, para encontrar as suas esperanças,
sonhos e medo para o futuro, em Futura, ou o que está por vir; David
Cronenberg a explicitar que não há futuro sem a relação com as imagens, sem
intensificar a nossa consciência, em Videodrome; nos anos 1950, no
Japão, em Bom Dia, a televisão a proporcionar o olhar das crianças sobre
as convenções dos adultos; dois adultos nascidos na Coreia do Sul reencontram
as Vidas Passadas nas ruas de Nova Iorque.
As
Histórias do Cinema homenagearão William Friedkin, desaparecido há cerca
de um ano, com a exibição de quatro obras maiores do cineasta e do cinema
norte-americano da década de 1970. Em diálogo com esta programação, será
inaugurada a exposição Imagens da Nova Hollywood, numa parceria
reiterada com o Museu de Cinema de Melgaço e o espólio deixado por Jean-Loup
Passek. A Fantasia Lusitana ficará entregue à dupla João Pedro Rodrigues
& João Rui Guerra da Mata, num programa em torno do lugar de Os Verdes
Anos, que incluirá uma masterclasse e uma carta branca aos cineastas.
A relação
com a comunidade escolar ocupa um lugar de destaque no programa, em
sessões divididas pelos auditórios do Teatro Municipal e por visitas às
escolas. Em diálogo com o restante programa, haverá ficção, animação,
documentário e oficinas, com propostas para todos os escalões de ensino, do
primeiro ciclo ao ensino superior de cinema. Atribuindo o protagonismo a Quentin
Dupieux, continuaremos a explorar a questão Isto Não É Um Filme? O Café Kiarostami será o lugar de livros e de música na órbita
do cinema, e de uma mesa sobre a circulação do arquivo, organizada em parceria
com a Cinemateca Portuguesa. Para além do cine-concerto com Charlie Chaplin, o
programa para Famílias assinala o regresso à mente de Riley pela Pixar em Divertida-mente 2 e uma oficina de Tânia
Dinis.
Um
programa vasto, de mais de 30 sessões em oito dias. Um panorama intenso, mas
que concede tempo ao diálogo entre filmes, propiciado por sessões comentadas,
assentes em múltiplas leituras e abordagens que decorrem da seleção de filmes e
do encontro com o público, numa festa do cinema que ambiciona juntar a
comunidade, com olhos postos no futuro.
DESTAQUES
CINE-CONCERTO e
sessões especiais
Nas sessões de abertura e fecho, na passagem pelo Teatro
Narciso Ferreira e numa sessão para famílias, o Close-up mostra propostas de
cruzamento entre imagens em movimento, a música e a dança: Surma &
Luís Buñuel, Rui Horta & Micro Audio Waves, Joana Gama
& Luís Fernandes + Eduardo Brito.
Como Desenhar Uma Filha Nua de Jorge Palinhos _ estreia
Direção
e texto de Jorge Palinhos
Coprodução
- Visões Úteis, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Teatro Municipal de
Bragança
Teatro
10 e 11 de Outubro | Quinta e Sexta-feira |
21h30| Pequeno Auditório
Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero
Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 2 Euros
M/16
Duração: 90 m
Como
desenhar uma filha nua é um projeto performativo que procura explorar as
possibilidades da palavra escrita, da leitura em voz alta e do design gráfico
como ferramentas de expressividade performativa. A leitura em voz alta, em
grupo, foi uma prática cultural muito comum no Ocidente durante milénios, pelo
menos desde a Antiga Grécia até ao século XIX, altura em que a leitura se
transformou numa atividade íntima e privada. Este projeto, inspirado nos clubes
de leitura, no ato profissional de ler relatórios em grupo, procura recuperar
essa prática e compreender o seu potencial para a palavra escrita poder mover
um grupo de pessoas. Palavra escrita no seu contexto gráfico, em que a página
se torna o palco da ação, em articulação com o palco do encontro em que decorre
a leitura. Deste modo, o projeto apresenta-se como uma leitura comum, dirigida
por uma intérprete, que vai conduzindo o grupo de espectadores/leitores na
leitura de uma obra gráfica e ficcional criada para o efeito, de forma a que as
dinâmicas de grupo e de leitura interajam para gerar a cumplicidade e a
comoção. Este objeto livro centrar-se-á na exploração da biografia de uma
pessoa, de um artista, de forma a explorar uma visão linear da vida humana que
possa desvendar a sua complexidade multidimensional. Abordando deste modo a
questão delicada entre a arte e a vida, e a forma ambígua, controversa, como os
dados biográficos de um artista podem inspirar, complexificar ou macular a sua
obra artística.
Direção
e texto: Jorge Palinhos
Cocriação
e interpretação: Ana Vitorino
Espaço
cénico e fólico: Inês de Carvalho
Design
e ilustração gráfica: Sara Allen
Desenho
de Luz: Pedro Correia
Banda
sonora: Vasco Zentzua
Coordenação
de produção: Cláudia Alfaiate
Contabilidade:
Helena Madeira
Apoio
à criação em residência: teatromosca/MUSCARIUM
Produção
- Visões Úteis, em coprodução com Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e
Teatro Municipal de Bragança
Joana Gama & Luís Fernandes - Strata – cine-concerto – 16 de Outubro (21h15, Teatro Narciso Ferreira)
Joana Gama, piano
Luís Fernandes, electrónica
Eduardo Brito, vídeo
Frederico Rompante, desenho de luz
Suse Ribeiro, desenho de som
Luís Costa, Assistente de imagem
Olhar de Ulisses, Apoio à Produção (vídeo)
Classificação: M/6
Duração: 55 min
Rui Horta e Micro Audio Waves – Glimmer – 19 de Outubro (21h45, GA)
Futuro.
Ideia
perante a qual nos iremos dividir. Em tempos de dúvida, numa escolha quase
absurda entre distopia e utopia, perguntamos como fizemos tantos progressos
tecnológicos e retrocedemos nas relações humanas. Glimmer propõe o encontro
entre ideias, emoções e a construção de futuro, sob um pano de fundo ecológico
e fusional, transportado por criadores que nunca abdicaram de pensar nesse
mesmo futuro. Um futuro onde cabem todos, sem exceção de cor, identidade e
género.
Uma viagem para o que desconhecemos e nos transcende, mas que imaginamos bem
melhor do que o agora. Na verdade, no hipertexto da google, a palavra amor
aparece citada 10 vezes mais do que a palavra ódio e, por isso, nesta breve
encenação do mundo, ser otimista é também ser realista - music will save the
world e a dança também.
Glimmer
é sobre uma tecnologia tão humanizada que se confunde com a nossa alma, é sobre
um computador que caiu de uma bicicleta e continua a funcionar. É sobre os
corpos que se irão inexoravelmente fusionar entre si e com a natureza, num
abraço universal à velocidade da luz. Glimmer tem tecnologia, muita tecnologia,
mas tem muito mais música, dança e sobretudo poética.
Classificação: M/6
Duração: 90 min
Encenação e Coreografia: Rui Horta (em
colaboração com os intérpretes)
Criação musical: Claudia Efe, Carlos
Morgado, Flak e Francisco Rebelo
Intérpretes: Claudia Efe, Gaya de Medeiros,
Carlos Morgado, Flak e Francisco Rebelo
Desenho de luz e Espaço Cénico: Rui
Horta
Conteúdos digitais: Guilherme Martins,
David Ventura e Marco Madruga
Realização vídeo: Stella Horta
Figurinos: Constança Entrudo
Direção de produção: Pedro Santos
Direção técnica: João Chicó
Técnico de Som: Artur David
Sessões para
Famílias
Duas curtas-metragens de Charlie Chaplin musicadas
pela Orquestra Costa Atlântica em modo Concertos Promenade (ver acima),
o regresso à mente de Riley pela Pixar em Divertida-mente 2 e uma oficina
de Tânia Dinis, são propostas do Close-up para famílias.
Imagens Lá de Casa: Oficina para Famílias – 13 de
Outubro (15h30, sala de ensaios)
Nesta
oficina de exploração e de descoberta, iremos articular várias artes, como a
fotografia, media arts e cinema, a partir de imagens de arquivo amadores
e de família, em super 8 mm. Um trabalho sobre a intimidade, a memória e a
liberdade, utilizando os suportes visuais em variantes artísticas,
reorganizados, revisitados e manipulados pela montagem, implementando colagens
e fragmentos sonoros, construindo pequenas narrativas, num exercício de
confrontação da imagem e do som, da exploração da ideia de imagem como uma
experiência da efemeridade do tempo e da memória. No fim da oficina projetaremos
o resultado.
Máximo:
15 participantes
Público-alvo: famílias (crianças e adolescentes acompanhados por familiares)
Duração: 3h
Inscrições:
bilheteira.casadasartes@famalicao.pt
Divertida-Mente 2 de
Kelsey Mann (versão
portuguesa) _ 19.Out (11h00, PA)
Título original: Inside Out 2 (EUA,
animação, 2024, 90 min)
Classificação: M/6
"Divertida-mente 2", da Disney e da Pixar, regressa à
mente de Riley, recém-chegada à adolescência, enquanto o Quartel General é alvo
de uma demolição súbita para dar espaço a algo totalmente inesperado: novas
Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que têm feito, sem
dúvida, uma boa gestão, não sabem como reagir à chegada da Ansiedade. E parece
que ela não veio sozinha.
12 de
Outubro (sábado)
(15h30, foyer) Visita à exposição “Imagens da Nova Hollywood”
(16h00, PA) SAINT OMER de Alice
Diop_ comentado por Alda
Rodrigues (tradutora)
e Alexandre Andrade (escritor e
professor universitário) [2]
(18h30, PA) Daaaaaalí! de Quentin Dupieux [7]
noite de abertura
(21h45, GA) SURMA – alla + cine-concerto O Cão Andaluz
(estreia) [1]
(23h30, café-concerto) Roots & Revolution [6] Café
Kiarostami
13 de
Outubro (domingo)
(11h30, GA) Orquestra da costa atlântica:
Cine-concerto de duas curtas de Charlie Chaplin
[1]
/ [8]
(15h00,
PA) MARINHEIRO
DAS MONTANHAS de Karim Aïnouz_ comentado por João Antunes (crítico e
programador de cinema) [2]
(15h30, Sala de Ensaios) Imagens Lá de Casa: Oficina
para Famílias [8]
(17h15, café-concerto) Patricia Highsmith: Tradução e Adaptação, por Alda Rodrigues e
Alexandre Andrade [6]
(18h30, PA) YANNICK de Quentin Dupieux [7]
(21h30, PA) Os Incorruptíveis
Contra a Droga de William Friedkin_ comentado por Edgar Medina (argumentista e produtor) [3]
14 de
Outubro (segunda-feira)
(10h00, GA) O FARAÓ NEGRO, O SELVAGEM E A
PRINCESA de Michel Ocelot _
sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) _ comentado por Mário Gajo de Carvalho, realizador de animação [5]
(14h30, GA) Ouistreham - Entre Dois Mundos
de Emmanuel Carrère _ sessão para escolas (3.º ciclo e secundário) _ comentado
por Luís Mestre (dramaturgo e
encenador) [5]
(21h30, PA) O Comboio do Medo de William
Friedkin_ comentado por João Palhares (programador de cinema) [3]
15 de
Outubro (terça-feira)
(10h00, TNF) PATOS! de Guylo
Homsy, Benjamin Renner (versão portuguesa)
_ sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) [5]
(18h30, GA) ENTRE AS IMAGENS (parte
III) – oficina de Tânia Dinis _ sessão para escolas (2.º e 3.º ciclos) [5]
(21h30,
PA) A SALA DE
PROFESSORES de Ilker Çatak_ comentado por Rosa Dias Costa (professora
e bibliotecária) [2]
16 de
Outubro (quarta-feira)
(10h00,
AE D. Sancho I) Futura, Ou o Que Está Por Vir de Alice Rohrwacher, Francesco Munzi e
Pietro Marcello_ comentado por Carlos Natálio (crítico e
professor universitário) [5]
(21h15,
TNF) Joana Gama & Luís Fernandes - Strata – cine-concerto [1]
(22h30, TNF) VIDEODROME de David
Cronenberg [2]
17 de
Outubro (quinta-feira)
(10h00, Escola Superior Artística
do Porto) Masterclasse de João
Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata [5] Cinema
para as Escolas / [4]
(18h30, PA) OS VERDES ANOS de Paulo
Rocha_ comentado por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata [4]
(21h45, PA) Onde Fica Esta Rua?
Ou Sem Antes Nem Depois de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da
Mata _ comentado pelos realizadores [4]
18 de
Outubro (sexta-feira)
(10h00, AE de Ribeirão) BOM DIA de
Yasujirô Ozu _ comentado
por Miguel Patrício (crítico e programador de cinema) [5]
(18h30,
PA) DINA E DJANGO
de
Solveig Nordlund_ comentado por João Pedro Rodrigues e João Rui
Guerra da Mata [4]
(21h30,
PA) VIDAS
PASSADAS de Celine Song _ comentado por Susana Bessa (crítica
de cinema) [2]
(23h55,
PA) O EXORCISTA (Director’s Cut) de William Friedkin [3]
19 de
Outubro (sábado)
(11h00, PA) Divertida-Mente 2 de Kelsey Mann (versão
portuguesa) [8]
(14h30,
PA) A CAÇA de William
Friedkin _ comentado por Susana Bessa e Luís Mendonça (críticos de
cinema) [3]
(16h45, café-concerto) Mesa - Circulação do Arquivo da Cinemateca Portuguesa [6]
(18h15, PA) AS RUÍNAS NO INTERIOR de José de Sá Caetano _ comentado por João
Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata [4]
noite de ENCERRAMENTO
(21h45, GA) Rui Horta e Micro Audio Waves – Glimmer [1]
(23h30, café-concerto) Em busca de um futuro perdido [6]
Secções
Temáticas
[1]
Cine-concertos e Sessões Especiais
[2] Paisagens Temáticas: Memórias do Futuro
[3]
Histórias do Cinema: William Friedkin, Nova Hollywood
[4]
Fantasia Lusitana: O Lugar de Os Verdes Anos, com João Pedro Rodrigues e João
Rui Guerra da Mata
[5]
Cinema para Escolas
[6]
Café Kiarostami (café-concerto)
[7]
Isto Não É Um Filme?
[8]
Sessões para Famílias
Bilheteira
Sessões
Geral:
2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores,
associados de cineclubes
Bilheteira
Surma / Rui Horta & Micro Audio Waves
Geral:
6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros
Bilheteira
Orquestra Costa Atlântica
Geral:
4 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 2 euros
Bilheteira
Joana Gama & Luís Fernandes / Teatro Narciso Ferreira
Geral:
2 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euros
Bilheteira
Sessão para Famílias – Divertida-mente 2
Geral:
2 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro
Bilheteira
Workshops Famílias
Adulto
+ Criança: 5 euros
Café
Kiarostami
(café-concerto): entrada livre
Toda a informação em www.closeup.pt e www.casadasartes.org
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