terça-feira, 17 de setembro de 2024

CLOSE-UP: Memórias do Futuro | 9.º episódio do Observatório de Cinema: 12 a 19 de Outubro | Casa das Artes de Famalicão

 


CLOSE-UP: Memórias do Futuro

9.º episódio do Observatório de Cinema: 12 a 19 de Outubro na Casa das Artes de Famalicão

 O mote da nona edição do Observatório de Cinema aponta ao futuro, não tanto a cenários futuristas, mas antes ao que indivíduos e gerações percecionaram como o seu futuro, ou como se recordavam de olhar para o futuro em vidas passadas, na tomada de percursos, de narrativas singulares, em que o diálogo com as imagens se define como um eterno retorno. 

O programa será pontuado, como em edições anteriores, pelo encontro das imagens com as outras linguagens: na abertura, Surma juntará ao recente alla a apresentação em estreia do cine-concerto O Cão Andaluz de Luis Buñuel; em modo Concerto Promenade, a Orquestra da Costa Atlântica musicará duas curtas de Charlie Chaplin; no Teatro Narciso Ferreira, Joana Gama & Luís Fernandes reencontrar-se-ão mediados pelas imagens de Eduardo Brito; o encerramento será privilegiado, com a música dos Micro Audio Waves e a coreografia de Rui Horta em Glimmer.

As Paisagens Temáticas serão preenchidas com imagens de Memórias do Futuro, provenientes de várias latitudes e fluxos temporais: a atualização do mito de Medeia em Saint Omer; um realizador que na Argélia encontra o devir do pai, em Marinheiro das Montanhas; A Sala de Professoras, que nos proporciona um embate com a escola, uma das arenas de onde olhamos para o futuro; algumas gerações depois dos anos 60 de Pasolini, um coletivo de cineastas voltou a entrevistar jovens italianos, para encontrar as suas esperanças, sonhos e medo para o futuro, em Futura, ou o que está por vir; David Cronenberg a explicitar que não há futuro sem a relação com as imagens, sem intensificar a nossa consciência, em Videodrome; nos anos 1950, no Japão, em Bom Dia, a televisão a proporcionar o olhar das crianças sobre as convenções dos adultos; dois adultos nascidos na Coreia do Sul reencontram as Vidas Passadas nas ruas de Nova Iorque.

As Histórias do Cinema homenagearão William Friedkin, desaparecido há cerca de um ano, com a exibição de quatro obras maiores do cineasta e do cinema norte-americano da década de 1970. Em diálogo com esta programação, será inaugurada a exposição Imagens da Nova Hollywood, numa parceria reiterada com o Museu de Cinema de Melgaço e o espólio deixado por Jean-Loup Passek. A Fantasia Lusitana ficará entregue à dupla João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata, num programa em torno do lugar de Os Verdes Anos, que incluirá uma masterclasse e uma carta branca aos cineastas.

A relação com a comunidade escolar ocupa um lugar de destaque no programa, em sessões divididas pelos auditórios do Teatro Municipal e por visitas às escolas. Em diálogo com o restante programa, haverá ficção, animação, documentário e oficinas, com propostas para todos os escalões de ensino, do primeiro ciclo ao ensino superior de cinema. Atribuindo o protagonismo a Quentin Dupieux, continuaremos a explorar a questão Isto Não É Um Filme? O Café Kiarostami será o lugar de livros e de música na órbita do cinema, e de uma mesa sobre a circulação do arquivo, organizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Para além do cine-concerto com Charlie Chaplin, o programa para Famílias assinala o regresso à mente de Riley pela Pixar em Divertida-mente 2 e uma oficina de Tânia Dinis.

Um programa vasto, de mais de 30 sessões em oito dias. Um panorama intenso, mas que concede tempo ao diálogo entre filmes, propiciado por sessões comentadas, assentes em múltiplas leituras e abordagens que decorrem da seleção de filmes e do encontro com o público, numa festa do cinema que ambiciona juntar a comunidade, com olhos postos no futuro.

  

DESTAQUES

CINE-CONCERTO e sessões especiais

Nas sessões de abertura e fecho, na passagem pelo Teatro Narciso Ferreira e numa sessão para famílias, o Close-up mostra propostas de cruzamento entre imagens em movimento, a música e a dança: Surma & Luís Buñuel, Rui Horta & Micro Audio Waves, Joana Gama & Luís Fernandes + Eduardo Brito.

 Como Desenhar Uma Filha Nua de Jorge Palinhos _ estreia

Direção e texto de Jorge Palinhos

Coprodução - Visões Úteis, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Teatro Municipal de Bragança

Teatro

10 e 11 de Outubro | Quinta e Sexta-feira | 21h30| Pequeno Auditório

Entrada:  4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 2 Euros

M/16

Duração: 90 m

 

Como desenhar uma filha nua é um projeto performativo que procura explorar as possibilidades da palavra escrita, da leitura em voz alta e do design gráfico como ferramentas de expressividade performativa. A leitura em voz alta, em grupo, foi uma prática cultural muito comum no Ocidente durante milénios, pelo menos desde a Antiga Grécia até ao século XIX, altura em que a leitura se transformou numa atividade íntima e privada. Este projeto, inspirado nos clubes de leitura, no ato profissional de ler relatórios em grupo, procura recuperar essa prática e compreender o seu potencial para a palavra escrita poder mover um grupo de pessoas. Palavra escrita no seu contexto gráfico, em que a página se torna o palco da ação, em articulação com o palco do encontro em que decorre a leitura. Deste modo, o projeto apresenta-se como uma leitura comum, dirigida por uma intérprete, que vai conduzindo o grupo de espectadores/leitores na leitura de uma obra gráfica e ficcional criada para o efeito, de forma a que as dinâmicas de grupo e de leitura interajam para gerar a cumplicidade e a comoção. Este objeto livro centrar-se-á na exploração da biografia de uma pessoa, de um artista, de forma a explorar uma visão linear da vida humana que possa desvendar a sua complexidade multidimensional. Abordando deste modo a questão delicada entre a arte e a vida, e a forma ambígua, controversa, como os dados biográficos de um artista podem inspirar, complexificar ou macular a sua obra artística.

 

Direção e texto: Jorge Palinhos

Cocriação e interpretação: Ana Vitorino

Espaço cénico e fólico: Inês de Carvalho

Design e ilustração gráfica: Sara Allen

Desenho de Luz: Pedro Correia

Banda sonora: Vasco Zentzua

Coordenação de produção: Cláudia Alfaiate

Contabilidade: Helena Madeira

Apoio à criação em residência:  teatromosca/MUSCARIUM

Produção - Visões Úteis, em coprodução com Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Teatro Municipal de Bragança

  

Joana Gama & Luís Fernandes - Stratacine-concerto16 de Outubro (21h15, Teatro Narciso Ferreira)

 O duo de piano e electrónica composto por Joana Gama e Luís Fernandes está prestes a celebrar dez anos de actividade. Os cinco álbuns que lançaram abarcam trabalho em duo, em trio, em quinteto e com orquestra e, paralelamente, fizeram igualmente colaborações nas áreas das artes performativas e do cinema. Para Strata, o duo convidou o realizador Eduardo Brito - com quem tinha trabalhado anteriormente em dois filmes - para a criação do imaginário visual deste espectáculo, em colaboração com Frederico Rompante que, desde o início, tem assinado o desenho de luz dos concertos do duo.

 

Joana Gama, piano

Luís Fernandes, electrónica

Eduardo Brito, vídeo

Frederico Rompante, desenho de luz

Suse Ribeiro, desenho de som

Luís Costa, Assistente de imagem

Olhar de Ulisses, Apoio à Produção (vídeo)

 

Classificação: M/6

Duração: 55 min

 

 

Rui Horta e Micro Audio WavesGlimmer19 de Outubro (21h45, GA)

 

Futuro.

Ideia perante a qual nos iremos dividir. Em tempos de dúvida, numa escolha quase absurda entre distopia e utopia, perguntamos como fizemos tantos progressos tecnológicos e retrocedemos nas relações humanas. Glimmer propõe o encontro entre ideias, emoções e a construção de futuro, sob um pano de fundo ecológico e fusional, transportado por criadores que nunca abdicaram de pensar nesse mesmo futuro. Um futuro onde cabem todos, sem exceção de cor, identidade e

género. Uma viagem para o que desconhecemos e nos transcende, mas que imaginamos bem melhor do que o agora. Na verdade, no hipertexto da google, a palavra amor aparece citada 10 vezes mais do que a palavra ódio e, por isso, nesta breve encenação do mundo, ser otimista é também ser realista - music will save the world e a dança também.

Glimmer é sobre uma tecnologia tão humanizada que se confunde com a nossa alma, é sobre um computador que caiu de uma bicicleta e continua a funcionar. É sobre os corpos que se irão inexoravelmente fusionar entre si e com a natureza, num abraço universal à velocidade da luz. Glimmer tem tecnologia, muita tecnologia, mas tem muito mais música, dança e sobretudo poética.

 

Classificação: M/6

Duração: 90 min

 

Encenação e Coreografia: Rui Horta (em colaboração com os intérpretes)

Criação musical: Claudia Efe, Carlos Morgado, Flak e Francisco Rebelo

Intérpretes: Claudia Efe, Gaya de Medeiros, Carlos Morgado, Flak e Francisco Rebelo

Desenho de luz e Espaço Cénico: Rui Horta

Conteúdos digitais: Guilherme Martins, David Ventura e Marco Madruga

Realização vídeo: Stella Horta

Figurinos: Constança Entrudo

Direção de produção: Pedro Santos

Direção técnica: João Chicó

Técnico de Som: Artur David

 

Sessões para Famílias

Duas curtas-metragens de Charlie Chaplin musicadas pela Orquestra Costa Atlântica em modo Concertos Promenade (ver acima), o regresso à mente de Riley pela Pixar em Divertida-mente 2 e uma oficina de Tânia Dinis, são propostas do Close-up para famílias.

 

Imagens Lá de Casa: Oficina para Famílias 13 de Outubro (15h30, sala de ensaios)

 

Nesta oficina de exploração e de descoberta, iremos articular várias artes, como a fotografia, media arts e cinema, a partir de imagens de arquivo amadores e de família, em super 8 mm. Um trabalho sobre a intimidade, a memória e a liberdade, utilizando os suportes visuais em variantes artísticas, reorganizados, revisitados e manipulados pela montagem, implementando colagens e fragmentos sonoros, construindo pequenas narrativas, num exercício de confrontação da imagem e do som, da exploração da ideia de imagem como uma experiência da efemeridade do tempo e da memória. No fim da oficina projetaremos o resultado.

Máximo: 15 participantes
Público-alvo: famílias (crianças e adolescentes acompanhados por familiares)
Duração: 3h

Inscrições: bilheteira.casadasartes@famalicao.pt

 

Divertida-Mente 2  de Kelsey Mann (versão portuguesa) _ 19.Out (11h00, PA)

Título original: Inside Out 2 (EUA, animação, 2024, 90 min)
Classificação: M/6

"Divertida-mente 2", da Disney e da Pixar, regressa à mente de Riley, recém-chegada à adolescência, enquanto o Quartel General é alvo de uma demolição súbita para dar espaço a algo totalmente inesperado: novas Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que têm feito, sem dúvida, uma boa gestão, não sabem como reagir à chegada da Ansiedade. E parece que ela não veio sozinha.

 

12 de Outubro (sábado)

 

(15h30, foyer) Visita à exposição “Imagens da Nova Hollywood”

(16h00, PA) SAINT OMER de Alice Diop_ comentado por Alda Rodrigues (tradutora) e Alexandre Andrade (escritor e professor universitário) [2]

(18h30, PA) Daaaaaalí! de Quentin Dupieux [7]

 

noite de abertura

 

(21h45, GA) SURMAalla + cine-concerto O Cão Andaluz (estreia) [1]

 

(23h30, café-concerto) Roots & Revolution [6] Café Kiarostami

 

 

13 de Outubro (domingo)

(11h30, GA) Orquestra da costa atlântica: Cine-concerto de duas curtas de Charlie Chaplin [1] / [8]

(15h00, PA) MARINHEIRO DAS MONTANHAS de Karim Aïnouz_ comentado por João Antunes (crítico e programador de cinema) [2]

(15h30, Sala de Ensaios) Imagens Lá de Casa: Oficina para Famílias [8]

 

(17h15, café-concerto) Patricia Highsmith: Tradução e Adaptação, por Alda Rodrigues e Alexandre Andrade [6]

 

 

(18h30, PA) YANNICK de Quentin Dupieux [7]

(21h30, PA) Os Incorruptíveis Contra a Droga de William Friedkin_ comentado por Edgar Medina (argumentista e produtor) [3]

 

14 de Outubro (segunda-feira)

(10h00, GA) O FARAÓ NEGRO, O SELVAGEM E A PRINCESA de Michel Ocelot  _ sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) _ comentado por Mário Gajo de Carvalho, realizador de animação [5]

(14h30, GA) Ouistreham - Entre Dois Mundos de Emmanuel Carrère _ sessão para escolas (3.º ciclo e secundário) _ comentado por Luís Mestre (dramaturgo e encenador) [5]

(21h30, PA) O Comboio do Medo de William Friedkin_ comentado por João Palhares (programador de cinema) [3]

 

15 de Outubro (terça-feira)

(10h00, TNF) PATOS! de Guylo Homsy, Benjamin Renner (versão portuguesa) _ sessão para escolas (1.º e 2.º ciclos) [5]

(18h30, GA) ENTRE AS IMAGENS (parte III) – oficina de Tânia Dinis _ sessão para escolas (2.º e 3.º ciclos) [5]

(21h30, PA) A SALA DE PROFESSORES de Ilker Çatak_ comentado por Rosa Dias Costa (professora e bibliotecária) [2]

 

16 de Outubro (quarta-feira)

 

(10h00, AE D. Sancho I) Futura, Ou o Que Está Por Vir de Alice Rohrwacher, Francesco Munzi e Pietro Marcello_ comentado por Carlos Natálio (crítico e professor universitário) [5]

 

(21h15, TNF) Joana Gama & Luís Fernandes - Stratacine-concerto [1]

 

(22h30, TNF) VIDEODROME de David Cronenberg [2]

17 de Outubro (quinta-feira)

(10h00, Escola Superior Artística do Porto) Masterclasse de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata [5] Cinema para as Escolas / [4]

(18h30, PA) OS VERDES ANOS de Paulo Rocha_ comentado por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata [4]

(21h45, PA) Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata _ comentado pelos realizadores [4]

 

18 de Outubro (sexta-feira)

(10h00, AE de Ribeirão) BOM DIA de Yasujirô Ozu _ comentado por Miguel Patrício (crítico e programador de cinema) [5]

(18h30, PA) DINA E DJANGO de Solveig Nordlund_ comentado por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata [4]

(21h30, PA) VIDAS PASSADAS de Celine Song _ comentado por Susana Bessa (crítica de cinema) [2]

(23h55, PA) O EXORCISTA (Director’s Cut) de William Friedkin [3]

 

19 de Outubro (sábado)

(11h00, PA) Divertida-Mente 2  de Kelsey Mann (versão portuguesa) [8]

(14h30, PA) A CAÇA de William Friedkin _ comentado por Susana Bessa e Luís Mendonça (críticos de cinema) [3]

(16h45, café-concerto) Mesa - Circulação do Arquivo da Cinemateca Portuguesa [6]

 

(18h15, PA) AS RUÍNAS NO INTERIOR de José de Sá Caetano _ comentado por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata [4]

 

noite de ENCERRAMENTO

 

(21h45, GA) Rui Horta e Micro Audio WavesGlimmer  [1]

 

(23h30, café-concerto) Em busca de um futuro perdido [6]

 

Secções Temáticas

[1] Cine-concertos e Sessões Especiais
[2] Paisagens Temáticas: Memórias do Futuro

[3] Histórias do Cinema: William Friedkin, Nova Hollywood

[4] Fantasia Lusitana: O Lugar de Os Verdes Anos, com João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata

[5] Cinema para Escolas

[6] Café Kiarostami (café-concerto)

[7] Isto Não É Um Filme?

[8] Sessões para Famílias

  

Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero: 1 euro
Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Bilheteira Surma / Rui Horta & Micro Audio Waves
Geral: 6 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros

Bilheteira Orquestra Costa Atlântica
Geral: 4 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 2 euros

Bilheteira Joana Gama & Luís Fernandes / Teatro Narciso Ferreira 
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euros

Bilheteira Sessão para Famílias – Divertida-mente 2
Geral: 2 euros
Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro

Bilheteira Workshops Famílias
Adulto + Criança: 5 euros

Café Kiarostami (café-concerto): entrada livre

 

Toda a informação em www.closeup.pt e www.casadasartes.org

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