29 de Abril| terça-feira, 20h00 | Pequeno Auditório
Entrada
gratuita até à lotação da sala (mediante levantamento de bilhete)
M/6
Duração: 135
min (com dois intervalos)
No
pressuposto de um amplo cumprimento da sua missão de descentralização e
democratização cultural, aliada às evoluções tecnológicas e novas relações de
aproximação aos públicos da Dança, a Companhia Nacional de Bailado dará início,
em 2025, a um projeto de live streaming nacional, intitulado CNB em direto.
Assim, no Dia Mundial da Dança, o espetáculo “Coppélia ou A Rapariga dos Olhos
de Esmalte”, com a Orquestra de Câmara Portuguesa, será transmitido em direto
para vários Teatros e Cineteatros do país. Coppélia explora a fronteira ténue
entre o real e o ilusório e o fascínio humano por bonecos autómatos,
intimamente ligados ao interesse pelo avanço tecnológico e científico no século
XIX. Inspirado na obra Der Sandmann de E.T.A. Hoffmann, "Coppélia ou a
Rapariga dos Olhos de Esmalte" é um bailado onde a ilusão e fantasia se
misturam com o humor. A história centra-se na jovem Swanilda e no seu noivo
Franz. Swanilda fica com ciúmes quando percebe que Franz está encantado por uma
bela rapariga que aparece frequentemente à janela do atelier do misterioso
fabricante de bonecas, Dr. Coppélius, desconhecendo que na verdade se trata de
uma boneca mecanizada: Coppélia. Franz e Swanilda são arrastados para uma série
de mal-entendidos e aventuras caricatas, conseguindo, mesmo em vésperas do seu
casamento, escapar do confronto com Dr. Coppélius por terem invadido o seu
atelier.

Coreografia:
John Auld segundo Arthur Saint Léon, Marius Petipa, Enrico Cecchetti
Música:
Léo Delibes
Argumento : Charles Nuitter, Arthur
Saint-Léon
Cenografia
e figurinos: Peter Farmer
Desenho
de luz: David Mohre
Mestra
de costura: Adelaide Marinho
Confeção
de guarda-roupa: Atelier de costura CNB
Interpretação:
Bailarinos e bailarinas da CNB
Orquestra
de Câmara Portuguesa
Direção
musical: Pedro Carneiro
Estreia
absoluta: Paris, França, Teatro Imperial da Ópera, 25 maio 1870
Estreia
CNB: Lisboa, Teatro Municipal de S. Luiz, 22 dezembro 1989
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