terça-feira, 4 de outubro de 2005

"Injustamente esquecidos"...


Música Moderna Portuguesa
CORSAGE
7 Outubro sexta 23.30 café concerto
Entrada: 5 euros
www.corsagemusic.com

Quando na sexta-feira, 7 de Outubro, pelas 23h59, terminar a campanha eleitoral para as eleições autárquicas, os Corsage estarão por essa altura a tomar conta do palco do café concerto da Casa das Artes. Esta será sem dúvida uma excelente oportunidade de se iniciar o período de reflexão, com continuidade no dia seguinte, na presença do duo americano dream pop Parker and Lily.

Os Corsage navegam num caldeirão musical estimulante desde o surf rock ao brit pop, e mais um sem número de referências que, segundo os próprios, vão desde The Go-Betweens a Roxy Music, passando por Tom Waits e Burt Bacharach. No entanto é ainda possível inserir a banda no universo que viaja entre uns The Walkabouts, Nick Cave, Costeau, Tindersticks e Calexico.

Os Corsage formaram-se em 2003 tendo como membros fundadores Pedro Temporão (baixo, também elemento dos Raindogs e fundador dos extintos Cello) e Henrique Amoroso (vocais, saxofone e percussão). A necessidade de criar composições menos escuras e outonais tão características dos Raindogs foram o mote. Mais tarde juntaram-se Fred Cunha (bateria e percussão) e Carlos Santos (teclas), ambos também elementos dos Raindogs. Já na segunda metade de 2004, aderiram à causa Gonçalo Botelho (guitarras) e Nuno Damião (trompete e guitarra).

Apesar de projecto paralelo de alguns elementos dos Raindogs, tal não significa um mero passatempo, tendo vindo paulatinamente a merecer reconhecimento por parte do público e da crítica. Com apenas um EP homónimo editado em 2004 pela Camouflage Records, recheado de melodias introspectivas mas sem o ar soturno dos Raindgos, os Corsage conseguiram ver o seu registo de estreia reconhecido como o segundo melhor de 2004, segundo os ouvintes da Rádio Universidade de Coimbra, numa votação realizada no programa Santos da Casa (o mais antigo programa de rádio inteiramente dedicado à música portuguesa) e viram o seu vídeo “Wedding By The Mall” conquistar também a primeira posição no TOP5 do programa “Ultrasons” transmitido pela RTPN.

Já em 2005, os Corsage gravaram uma versão para “Rhymes Of Goodbye” de Scott Walker, que faz parte da compilação tributo “Angel Of Ashes” editada pela Transformadores, dedicada a este artista, considerado uma das maiores referências do rock "made in UK". Neste momento, preparam um álbum que deverá ver a luz do dia ainda este ano, podendo já alguns dos temas ser escutados em versão demo na página oficial da banda.

No seu primeiro EP, os Corsage contaram ainda com a participação de Matt Howden, que toca violino em "The Getaway" e "Friendly Sun". Matt Howden, para além da sua carreira a solo, é ainda membro dos Raindogs, Hawthorn e Sol Invictus (o seu projecto de maior visibilidade).

DISCOGRAFIA ::

Corsage (EP) - 2004 - Camouflage Records

POSTO DE ESCUTA ::

http://www.corsagemusic.com/mp3/Rhymes%20Of%20Goodbye.wma
::
http://www.corsagemusic.com/mp3/The%20Getaway.wma
::
http://www.corsagemusic.com/mp3/Love%20Is%20A%20Pirate%20(excerto).wma
::
http://www.corsagemusic.com/mp3/Wedding%20By%20The%20Mall%20(excerto).wma
::
http://www.corsagemusic.com/mp3/Ride%20On%20My%20Cortina%20(excerto).wma
::
http://www.corsagemusic.com/mp3/God%20Save%20McQueen%20(excerto).wma
::
http://www.corsagemusic.com/mp3/La%20Strada%20Suite%20(excerto).wma
::
http://www.corsagemusic.com/mp3/Friendly%20Sun%20(excerto).wma
::
http://www.corsagemusic.com/mp3/You%20Suicide%20Me%20(excerto).wma

1 comentário:

Anónimo disse...

Cool blog you have. I have a oneida cello
related site. Check it out if you get a chance. The URL is oneida cello