terça-feira, 11 de outubro de 2005

O regresso de um génio...


Música Alternativa
MARK EITZEL (EUA)
19 Outubro quarta 23.30 café concerto
Entrada: 5 euros (preço único)
www.markeitzel.com
www.exitproductions.com/amc


Mark Eitzel, líder carismático da banda de culto americana American Music Club (AMC), regressa a Portugal para apresentar o seu novo álbum “Candy Ass”, recentemente editado. Depois de ter passado por Portugal a solo, o ano passado, pelo palco songwriters em Paredes de Coura, e de já este ano ter pisado palcos nacionais com os AMC no passado mês de Maio, é a vez de termos o regresso do génio de Eitzel à solta e a solo num concerto que, pelas características e dimensões do espaço, se prevê tão intenso, quanto único, algo a confirmar no próximo dia 19 de Outubro, no café-concerto da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, pelas 23h30.

Quer com a sua carreira a solo, quer como líder da banda de culto americana AMC, Mark Eitzel colocou-se claramente ao lado dos nomes mais sonantes da música contemporânea. Excelente cantor acaba também por ganhar enorme notoriedade pelo seu brilhantismo como compositor, combinando a energia do punk, a beleza pastoral da folk e o melodrama por vezes presente na música indie, para construir um dos conjuntos de poemas mais impressionantes e “negros” da pop moderna.

Nascido a 30 de Outubro de 1959, em Walnut Greek (Califórnia), o serviço militar leva-o a todo o lado desde a Grã-Bretanha até Colombo no Ohio. No começo da sua adolescência descobre o cristianismo, mas com 16 anos rejeita a religião em favor do álcool. A sua relação de amor/ódio com a garrafa tornou-se muito mais importante que o subsequente trabalho como performer. Inspirado pelo punk, formou ocasionalmente o seu próprio grupo, os Naked Skinnies, e com eles mudou-se para San Francisco em 1980, mas a banda dissolveu-se rapidamente tendo três anos mais tarde formado os AMC.

A existência ao longo de doze anos dos AMC foi muito tumultuosa. Eitzel enfrenta os demónios em palco e ganha notoriedade pela reputação menos positiva (apesar do elogio da crítica). Abandona a banda por diversas vezes e, em 1991, enquanto lidera ainda os AMC, começa a sua carreira a solo com “Songs of Love”, um registo acústico gravado ao vivo em Londres. O subsequente single gravado para a Matador, o fabuloso “Take Courage”, faz aumentar os rumores acerca do fim da banda, mas a verdadeira “implusão” não acontece antes da gravação de “San Francisco” em 1994. Pelo meio grava “Son” com os Toiling Midgets, assumindo aqui também o papel de vocalista. Nessa altura Eitzel começa a perseguir o reconhecimento na sua carreira a solo, com a edição de “60 Watt Silver Lining”, em 1996. Em 1997, Eitzel forma equipa com Peter Buck, guitarrista dos REM, e numa questão de dias escrevem e gravam “West”, que cruza os poemas de Eitzel com a inteligência e as melodias pop de Buck.

Em 1998, “Caught In A Trap…” é gravado com ajuda de Steve Shelley dos Sonic Youth e James McNew dos Yo La Tengo. Em 2002 grava dois álbuns de covers. Um tributo ao trabalho de outros songwriters, “Music for Courage and Confidence”, e outro, que é um olhar do passado das suas próprias canções nos AMC, interpretadas com um grupo folk Grego - “The Ugly American”. Em 2005, os AMC voltam às edições com “Love Songs for Patriots”, mas Mark Eitzel, apesar disso, acaba também de editar mais um álbum a solo, “Candy Ass”, provando uma vez mais a sua enorme capacidade criativa.

Discografia seleccionada de Mark Eitzel a solo:
Songs of Love – Live - Demon Records (1991)
Take Courage - 7" - Matador Records (1991)
60 Watt Silver Lining - Warner Bros. (1996)
West - Warner Bros. (1997)
Lover's Leap USA - Self-released in 1997
Caught In A Trap And I Can't Back Out 'Cause I Love You Too Much, Baby - Matador Records (1998)
The Invisible Man - Matador Records (2001)
Eitzel Superhits International - Self-released (2001)
Live on WFMU - Self-released (2001)
Proclaim Your Joy - 7" - Matador Records (2001)
Music for Courage and Confidence - New West Records (2002)
The Ugly American - Tongue Master (2003)
Candy Ass - Cooking Vinyl (2005)

Discografia seleccionada de Mark Eitzel nos AMC:
The Restless Stranger - Grifter Records (1985)
Engine - Frontier/Grifter Records (1987)
California - Demon Records (1988)
United Kingdom - Demon Records (1989)
United Kingdom/California - Demon Records (1990)
Everclear - Alias Records (1991)
Mercury - Virgin/Reprise Records (1993)
Johnny Mathis' Feet + Live Tracks - Reprise Records (1993)
San Francisco - Virgin/Reprise Records (1994)
American Music Club 1984-1995 - Undertow Music (2004)
Love Songs for Patriots - Cooking Vinyl (2005)
A Toast to You - self-released (2005)

Discografia seleccionada de Mark Eitzel nos Toiling Midgets:
Son - Matador (1992)

Concerto para apreciadores de:
Jeff Buckley
Elliott Smith
(Smog)
Cat Power
Damien Jurado
Vic Chesnutt
Freedy Johnston
The Silver Jews
The Pernice Brothers
Mark Lanegan
Hederos & Hellberg
Mark Hollis
Matt pond PA
Matt Keating
Jenny Toomey
Bruce Cockburn
Joe Henry
Jakob Dylan
The Apartments
Dave Schramm
Joel Phelps

Sem comentários: