sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Bailado “Quebra-nozes” de Thaikovksky


BALLET CLÁSSICO ESTATAL DE KIEV

20 de Outubro, sexta –Feira, 22h00, Grande Auditório.

O Ballet Clássico Estatal de Kiev foi fundado em 1975 por iniciativa do Ministério da Cultura da Ucrânia, sendo Olexei Karputt o seu primeiro director

O ballet “Quebra-Nozes” de P.I. Tchaikovsky, a par de “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida” é uma das obras mais representativas dentro do repertório clássico tradicional.
A historia deste ballet é um conto tipicamente natalício, onde a fantasia funde-se com a realidade e os sonhos tomam vida num espectáculo divertido, cheio de surpresas e com muito humor, indicado tanto para crianças como para adultos.
O primeiro acto desenvolve-se dentro de uma lareira acolhedora, na noite de Natal, diante de uma grande árvore faustosamente adornada, onde as surpresas se sucedem repentinamente num ambiente festivo. A nossa protagonista, Clara, uma criança de 15 anos, uma misteriosa personagem oferece-lhe um Quebra-Nozes que ela crê mágico. A partir deste momento, Clara entra dentro do reino dos sonhos onde o Quebra-Nozes e os pesadelos estabelecem batalha. Clara é resgatada pelo heróico Quebra-Nozes transformado agora em príncipe e ambos dançam juntos com a rainha do gelo e os flocos de neve.
No segundo acto situamo-nos no palácio onde Clara e o príncipe são convidados pela sua anfitriã, a “fada do açúcar”, onde desfrutam com as danças provenientes de diversos países.
No apoteótico final onde todos dançam em uníssono, Clara desperta do sonho sem saber se tudo foi realidade.

Vyacheslav Okuneu (coreógrafo):
O coreógrafo Vyacheslav Okuneu é considerado um mestre da coreografia clássica. Da sua inspiração nascem boa parte das coreografias do Ballet Clássico Estatal de Kiev. Entre os prémios que recebeu está o de melhor coreógrafo do festival mundial de Dança de Paris.

Valery Kolhov (Quebra-Nozes):
Grande estrela do ballet, vencedor do prémio internacional Taras Shevchenko e do prémio Vastlav Nijinsky, foi também galardoado com a medalha de mérito artístico da extinta União Soviética.

Crityna Rojevitch (Clara):
Bailarina dotada de um invejável domínio da técnica.

Idina Gordiychk:
Artista altamente conhecida na Ucrânia, foi solista da Ópera Nacional de Lviv, e desde 1993 é uma das principais estrelas do Ballet Clássico Nacional de Kiev. A sua dança é uma expressão de poesia.

Cenografia: Taras Kransky
Guarda-Roupa: Anastasia Kolov
Desenho De Luz: Alexeyr Ordyn

3 comentários:

Anónimo disse...

PONHAM A OPÇÃO DE RESERVA DE BILHETES NA INTERNET. ESTA SESSÃO ESTÁ ESGOTADA E NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE IR VER OUTRA. REALIZEM MAIS SESSÕES.

Anónimo disse...

SO HÁ RESERVAS PARA QUEM TEM CONHECIMENTOS.... OU É DE LONGE!!!!!

Anónimo disse...

Voçês tem de telefonar mais cedo.

Eu sou de perto, telefonei nos primeiros dias de Outubro e marquei os lugares que quiz sem problemas.

MCunha