quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Concerto de Natal

Concerto Grosso op. 6 N.º 8 (Per la Notte di Natale) Arcangelo Corelli (1653 - 1713)




Le quattro stagioni (As quatro estações) António Vivaldi ( 1678- 1741)


Música Erudita


21 Dezembro, Sexta-feira, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 8 euros
M/3
Duração 70 m


As obras Arcangelo Corelli para violino e cravo, em nobre estilo clássico, foram, durante o século XVIII, usadas para fins didáticos, enquanto hoje se lhes reconhece grande valor estético. Considerado fundador da escola clássica do violino, exerceu influência moderadora num momento de grande entusiasmo pelo virtuosismo.
Foi Corelli que emancipou o violino das funções de mero acompanhador, completando o processo de dignificação do instrumento iniciado com a genialidade artesanal dos Stradivarius, Guarnieri, Amati. Estabeleceu as bases de uma literatura violinística onde a sonata-forma, pioneira da música moderna instrumental, já se anuncia.
Também o concerto grosso teve de Corelli um tratamento ampliador no gênero, destacando-se o Concerto Grosso n.º 8 Op. 6 (1714).


As Quatro Estações são, acima de tudo, a celebração da rica impressão individual das mudanças de estações, inspirando a evocação do universo inteiro de emoções associadas a elas. Num destes exemplos pioneiros de "programa de música", Vivaldi esforçou-se para completar a experiência de seu público exibindo pinturas e sonetos para os músicos e para a platéia. A autoria destes sonetos demonstrativos não é confirmada, embora muitos acreditem que eles descrevem a música tão bem que Vivaldi é um perfeito candidato a lhes ter escrito. A partitura é marcada com letras do alfabeto correspondendo às mesmas nos sonetos, apontando assim para o instrumentista que frases musicais se referem a que linhas/descrição nos poemas (no site Classical Musical Pages são mostradas tais divisões, onde é possível ouvir trechos das músicas).
· Concerto No. 1 in E major, Op. 8, RV 269, "La primavera" (Spring)
· Concerto No. 2 in G minor, Op. 8, RV 315, "L'estate" (Summer)
· Concerto No. 3 in F major, Op. 8, RV 293, "L'autunno" (Autumn)
· Concerto No. 4 in F minor, Op. 8, RV 297, "L'inverno" (Winter)

SolistaNuno Soares
ViolinosConcertino José Tavares, Sara Veloso, Daniel Ferreira, Duarte Faria, Rui Costa, Elisabete Gomes
Viola d’arcoJorge Alves, Teresa Correia
Violoncelo António Ferreira
ContrabaixoSérgio Barbosa
CravoMafalda Nejmeddine

Sem comentários: