quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

D. Quixote



Bailado Clássico
Companhia de Dança do Porto
16 e 17 de Janeiro, sexta e Sábado, 21h30, Grande Auditório
Entrada: 5 euros
M/3
Duração 90 m

SINOPSE

A partir do séc. XVII, a figura de Dom Quixote induziu variadíssimas produções nas áreas de literatura, teatro, música, bailado, ópera e artes plásticas.
Sob a música de Minkus, especialmente composta para o efeito, Petipa apresentou um D. Quixote (1869, revista em 1871) em que o cavaleiro e o seu fiel escudeiro mais serviam de suporte narrativo a uma intriga centralizada nos amores de Kitri e Basílio, inspirada no segundo volume da novela de Cervantes.
Com grande aparato e virtuosismo, o bailado D. Quixote intercala uma natureza estritamente realista e popular de carácter espanhol, com um mundo de fantasia e de sonho. Encruzilhada de vários géneros, desde as danças de carácter – fandangos, seguidilhas e boleros, juntam-se os ensembles, variações de Pás de Deux, próprios da linguagem clássica e romântica.
Inserida na tradição coreográfica russa, designadamente do teatro Bolchoi, na linha Petipa / Minkus, revista em 1900 por Gorski, encontramos várias versões, nomeadamente Nureyev (1966) e Baryshnikov (1977), esta última na qual nos baseamos para esta produção.

FICHA ARTÍSTICA
Personagens Principais
Kytri Basílio; D. Quixote; Sancho Pança; Estalajadeira ; Mercedes ; Amigas de Kytri: Juanita e Piquilha Rainha das Diades ; Driades ; Cupido ; Corpo de Baile do Cupido
Espanhóis ; Espanholas Ricas; Espanholas

Bailarinos Convidados Carlos Pinillos, Filipa Castro, Companhia nacional de Bailado

FICHA TÉCNICA
Direcção Artística e Remontagem Coreográfica
Teresa Vieira baseada na versão de M. Baryshnikov après Petipa e Gorski
Música Minkus
Cenografia e Figurinos Natacha Fernandes
Desenho e operação de Luz Ricardo Alves
Ensaiadora Fátima Lima
Confecção de Guarda – Roupa Olívia Rodrigues, Fátima Almeida
Execução de cenários adereços Sandra Neves, Alfredo Teixeira, Ricardo Alves

Sem comentários: