quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Exposição de fotografia de Jorge Pimentel

Exposição de fotografia de Jorge Pimentel
Título:Palavras D'Olhar
Foyer | de 3 a 31 de Março 2012

Jorge Pimentel é natural do concelho de Vimioso, no Nordeste Transmontano e é entre a Terra Fria, o Planalto Mirandês e a “raia” que encontra as suas mais profundas referências.
É na ligação à terra-mãe que encontra razão para olhar mais longe, porque aí o chão sempre se encontra com o céu, mas é no Minho, onde o horizonte se fecha na primeiríssima mancha de verde, que fez parte significativa do seu percurso formativo e é aqui que, ao regressar, retoma uma velha paixão – a fotografia – ao mesmo tempo que novos desafios profissionais o conduzem ao aprofundamento de conhecimentos sobre as possibilidades educativas dos recursos do universo Web.
Paralelamente com outros do universo profissional, cria o blogue “São Só Meus Olhares”, para repositório digital de alguns “olhares dos olhos e da alma” e nele reconhece o seguinte: - Comprometi-me com o olhar. Afirmei-o que “só” e tal pareceu-me possível, como se o olhar se fizesse assim, independente do ser. Comprometi-me, afinal, com todos os sentidos e todos os sentires, entre fotos e palavras.
"Palavras D'Olhar" é a exposição de retalhos desse compromisso com o sentir, revelando assim a sintonia que pensa poder existir entre o olhar que vê, a alma que sente e a linguagem que o verbaliza.
Atualmente Jorge Pimentel é professor do primeiro ciclo na cidade de Vila Nova de Famalicão (antiga Sede n.º 1) e usa a fotografia e as possibilidades das ferramentas Web para promover o gosto pela leitura e escrita no seio dos seus alunos.
Como fotógrafo amador, já expôs trabalhos em coletivas na Casa Museu Soledad Malvar (Famalicão, 2008), no Museu da Indústria Têxtil (Famalicão, 2009) e no ItSoCafé (Porto, 2010). Individualmente, e sob o tema “Entre fotos e palavras”, já teve parte da sua obra em exposição na Biblioteca Municipal de Mirandela (2009) e na Casa de Cultura de Vimioso (2011).

3 comentários:

Fernando Bagnola disse...

Muito bom ver que o Jota continua casadinho com a Fotografia vivendo um amor que só cresce ... e aparece!!! Abração, meu amigo!!!

nêspera disse...

Meu amigo Jorge Pimentel! Desta vez, estarei presente... Vimioso era muito longe!

Abraço :)

Anónimo disse...

Já vi e gostei. Muito bom.Parabens prof. Pimentel