sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pedro Gomes a solo na Casa das Artes


PEDRO GOMES
Piano Solo
20 de Janeiro | Domingo | 18h00| Grande  Auditório
Entrada: 5 euros / Cartão Quadrilátero Cultural: 2.5 Euros
M/4
Duração: 70 m
 Nascido em V. N. Famalicão em 1991, no seio de uma família de músicos, iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos de idade no Curso “Estrelita” - Yamaha - de iniciação musical.
Aos 6 anos, prossegue o seu estudo de piano com a professora Marina Pikoul. Em 1998 passa a estudar com o professor Marian Pivka, ex-aluno de Vera Gornostaeva.
Pedro Gomes apresenta-se regularmente em público, assumindo particular relevo as actuações na Sala Fénix (Madrid), Sala Noble del Ayuntamiento de San Sebastian, Teatro Victoria Eugenia (San Sebastian), Salão Nobre da Universidade do Minho, Teatro D. Maria II - transmissão em directo pela Antena2, Casa das Artes (V. N. Famalicão) Casa da Música (Porto), Salão Árabe no Palácio da Bolsa (Porto) e RTP e na famosa Steinway Hall de Londres
Particularmente importante foi a sua apresentação na Sala Suggia da Casa da Música do Porto, integrando no Ciclo de Piano 2009, onde constaram os maiores nomes a nível mundial.
Estreou-se recentemente, aos 18 anos, em dois concertos a solo com a Orquestra Gulbenkian em Lisboa no Grande Auditório da Fundação interpretando o Concerto No. 1 para piano e orquestra de Prokofiev, colhendo a melhor crítica da imprensa de especialidade: “um talento promissor ao qual alia uma sólida técnica e um forte carisma.” (Público 23/10/2009)
 Em Dezembro de 2010, fez parte do projecto “Música por uma Causa” na Fundação Calouste Gulbenkian, uma iniciativa da MusicFund, organização sem fins lucrativos com sede na Bélgica, que tem como missão apoiar jovens músicos e escolas de músicas de países em desenvolvimento ou em zonas de conflito através da recolha de instrumentos musicais ou de donativos em dinheiro.
 No âmbito de masterclasses, trabalhou, entre outros, com Felix Gottlieb, Tamás Ungár e mais recentemente Lang Lang.
Obteve em 2008 uma bolsa de estudos de piano da Yamaha Music Foundation of Europe. Terminou o curso de Piano no Conservatório de Música do Porto, com a classificação máxima, na classe da professora Rosgard Lingardsson.
Sendo sua intenção prosseguir os seus estudos a nível superior, prestou recentemente provas e foi admitido no New England Conservatory em Boston, nos EUA, na Royal Academy e no Royal College of Music em Londres. Fez a sua opção pelo Royal College of Music, onde estuda actualmente com o prestigiado pianista e professor Dmitri Alexeev.
Futuras actuações incluem recital solo na Casa da Música do Porto, recital integrado na programação cultural da Résidence André de Gouveia/Fundação Calouste Gulbenkian em Paris e recital integrado na programação do Festival de St. Mesnil des Arts em França.
Pedro Gomes é, desde 2009, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: