quarta-feira, 16 de março de 2016

Contrapassos | bailado criado em coprodução com a Casa das Artes de V. N. de Famalicão e a Crescer Além da Dança- Associação para o Ensino e Desenvolvimento da Dança.


CONTRAPASSOS
Dança
16 e 17 de abril| Sábado 21h30 |Domingo 18 h00 | Grande Auditório
Entrada: 6 EUROS/ Estudante e Cartão Quadrilátero Cultural: 3 Euros
M/4
Duração: 60 m

Este bailado será levado a cena por 60 bailarinos em formação da Crescer Além da Dança e é baseado no conto de Hans Christian Anderson os “ Sapatos Vermelhos” o qual serviu como ponto de inspiração, mas que sofreu uma modernização e readaptação.
Esta é a história de uma menina muito pobre que vive numa aldeia e que anda descalça, mas que ao ficar órfã de mãe é adotada por uma senhora da cidade muito educada e rica.
Esta senhora leva-a para sua casa aonde a veste, calça e alimenta.
Leva-a também a frequentar o colégio onde será ensinada por excelentes professoras e encontrará um grupo de amigas.
No entanto o fascínio pelo luxo e pelas festas é superior à sua gratidão e dever de filha adotiva, e quando a mãe adoece gravemente ela não consegue deixar de ir à festa para a qual tinha sido convidada por uma amiga rica e nova no colégio.
Veste-se com um dos seus vestidos e calça os sapatos vermelhos novos e foge às escondidas para a festa.
No entanto é confrontada na entrada com um nobre senhor, que a castiga dizendo-lhe que não conseguirá mais deixar de dançar nem tirar os sapatos vermelhos por ter sido tão desobediente e ingrata.
Inicialmente a menina diverte-se mas aos poucos confronta-se com o quanto é insuportável não conseguir parar de dançar.
Acaba por se arrepender do seu comportamento e pede desculpas, no entanto o castigo não pode ser totalmente retirado e a menina para que consiga tirar os sapatos vermelhos e parar de dançar fica condenada a andar descalça para sempre.
E é com este bailado que a Crescer Além da Dança estará mais uma vez no palco da Casa das Artes, com toda a dedicação e paixão que nos acompanha e também bem cientes da enorme responsabilidade e oportunidade que temos e da qual muito nos orgulhamos.

Sem comentários: