quarta-feira, 2 de maio de 2018

Close-up, Episódio 2.3 – 5 e 19 de Maio


Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão

Episódio 2.3 – 5 e 19 de Maio



A secção Fantasia Lusitana, dedicada à produção portuguesa, destacou neste segundo episódio, que arrancou em Outubro passado e se estendeu até a esta terceira réplica (ver www.closeup.pt), as mulheres-cineastas, onde encontramos Rita Azevedo Gomes e Teresa Villaverde, cinema no feminino com percurso largo e consistente e com filmes recentemente estreados em sala: CORRESPONDÊNCIAS, um diálogo fulgurante de imagens, invocando cartas trocados entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, entre o Portugal salazarista e o exilio no Brasil; COLO, em tempos de crise económica, uma ficção com pais e filhos, uma reflexão actual sobre as dinâmicas familiares e as convulsões sociais.

O Close-up tem a ambição de construir um diálogo com a comunidade, que promova o encontro entre gerações: na secção Sessões para Famílias, que fechará este episódio, exibiremos a animação A IDADE DA PEDRA, realizado por Nick Park numa produção dos Estúdios Aardman, que já nos brindaram com peças incontornáveis da animação, como Wallace & Gromit e A Fuga das Galinhas.







5.Mai – 15h00 (PA) – CORRESPONDÊNCIAS de Rita Azevedo Gomes (com a presença da realizadora)

Um filme-ensaio onde a realizadora Rita Azevedo Gomes encena a correspondência de 20 anos entre dois amigos: Sophia de Mello Breyner Andresen, poetisa que ficou no Portugal cinzento salazarista onde tudo se percebia nas entrelinhas; e Jorge de Sena, escritor auto-exilado, primeiro no Brasil e depois nos EUA, em busca de uma liberdade que também acabaria por sentir escapar-lhe entre as mãos. Recusando a simples ilustração visual, este filme coloca actores, amigos, artistas e figuras públicas a lerem excertos de cartas ou de poemas de Sophia e Jorge de Sena, intercalados com planos de lugares com evocações das suas vidas. Correspondências estreou no Festival de Locarno, e depois ganhou o prémio José Saramago no Doclisboa.

Título original: Correspondências (Portugal/Grécia/França/Brasil/Argentina, 2016, 140 min.)

Realização: Rita Azevedo Gomes

Interpretação: Luís Miguel Cintra, Rita Durão, Tânia Dinis, Francisco Nascimento

Classificação: M/12









5.Mai – 18h00 (PA) – COLO de Teresa Villaverde

(Em Lisboa, uma mulher trabalha em dois empregos enquanto o seu marido ficou desempregado. Têm uma filha adolescente. Com as dificuldades que se vão acumulando, gradualmente eles afastam-se uns dos outros, e uma tensão cresce em silêncio e culpa. O filme é uma reflexão muito actual, e quase serena, sobre o nosso caminho comum como sociedades europeias de hoje, sobre o nosso isolamento, a nossa perplexidade perante as dificuldades que nos vão surgindo, sobre a nossa vida nas cidades e dentro das nossas famílias. É um filme em tensão crescente que nunca chega a explodir. Em competição no Festival de Cinema de Berlim, um filme escrito, realizado e produzido por Teresa Villaverde (Três Irmãos, Os Mutantes, Transe) sobre a desintegração das famílias afectadas pela crise económica.

Título original: Colo (Portugal, 2017, 130 min.)

Realização: Teresa Villaverde

Interpretação: João Pedro Vaz, Beatriz Batarda, Alice Albergaria Borges, Rita Blanco, Simone de Oliveira

Classificação: M/16





19.Mai – 15h00 + 17h30 (PA) – A IDADE DA PEDRA de Nick Park (versão portuguesa)

Há milhares de anos, durante o período Neolítico, uma tribo de homens das cavernas levava uma existência pacífica e em total sintonia com a Mãe Natureza. Até que, um dia, foi expulso das suas terras por um exército liderado pelo ganancioso Lord Nooth, com o argumento de que terminara a Idade da Pedra e se dava início à Idade do Bronze. É então que Dug, um corajoso rapaz das cavernas, decide unir o seu clã contra o poderoso exército inimigo numa batalha de futebol. A partida, apesar de difícil, acaba por se tornar épica e por salvar a pequena tribo do jugo do adversário…Produzido pela Aardman Animations e o BFI (British Film Institute), um filme de animação em "stop-motion" com realização de Nick Park (A Fuga das Galinhas, As Aventuras de Wallace e Gromit).

Título original: Early Man (Grã-Bretanha/França, 2017, 85 min.)

Realização: Nick Park

Interpretação (vozes): Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), José Pedro Vasconcelos e Eduardo Madeira

Classificação: M/6



Bilheteira Sessões

Geral: 2 euros

Cartão quadrilátero: 1 euro

Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Sem comentários: