quarta-feira, 2 de maio de 2018

Nocturno de Joana Gama e Victor Hugo Pontes | Casa das Artes de Famalicão


Nocturno

Joana Gama e Victor Hugo Pontes

O universo infantil é ocupado pela ideia da noite como sinónimo do desconhecido, por um lado, e como possibilidade infinita, por outro. Terrores nocturnos, monstros de-baixo da cama, chuva forte que não deixa dormir, mas também sonhos alegres, histórias para adormecer, canções de embalar, mimos de boa noite, a luz da lua…

MÚSICA/ DANÇA

12 de maio| Sábado | 11h00 e 17h00 | Grande Auditório

Entrada: 4 euros. Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 2 Euros

M/6 – Publico alvo (6 aos 10 anos)

Duração: 70 min

Na imaginação das crianças, a noite é talvez o primeiro dos grandes mistérios. As sombras, o escuro, o silêncio, os barulhos da rua e os movimentos na casa propiciam pensamentos fantasiosos, muitos medos, algum fascínio



Nocturno tem música original de João Godinho, na qual o piano é usado não apenas como instrumento melódico, mas também como veículo de sons ora encantatórios, ora aterradores. O nocturno enquanto género musical - pequena peça para piano, emblemática do período romântico e de carácter melancólico - serve naturalmente de inspiração. É assim estabelecida a ponte entre o mundo das artes e o mundo das crianças, dois universos em que a noite nunca deixou de ser simbólica, porque nunca deixou de representar a fronteira em o que vemos e o que não vemos, entre o que imaginamos, o que sonhamos e o que tememos.

Nocturno inspirar-se-á em muitas noites possíveis – na aldeia e na cidade, ao relento e em abrigos improváveis, de baixo dos cobertores no Círculo Polar Árctico, dentro de água nas Caraíbas, na camarata de uma casa grande, no beliche de um pequeno apartamento. Diferentes sons e experiências, com ou sem estrelas, mas sempre sob o mesmo céu escuro.





Ficha Artística

Co-criação Joana Gama e Victor Hugo Pontes . Direcção e Cenografia Victor Hugo Pontes . Interpretação Joana Gama, Paulo Mota e Victor Hugo Pontes . Composição Musical João Godinho . Desenho de Luz e Direcção Técnica Wilma Moutinho . Sonoplastia Suse Ribeiro e João Godinho . Desenho de Som Suse Ribeiro . Maquinaria de cena Filipe Silva. Adereços (aranhas) Emanuel Santos . Direcção de Produção Joana Ventura . Apoio à Residência Centro Cultural Vila Flor . Co-produção Nome Próprio, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Municipal do Porto Campo Alegre.Rivoli e CCB / Fábrica das Artes.

Projecto financiado pelo Governo de Portugal - Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes.

Sem comentários: